Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.  

Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras.

Boa leitura!

1 - O que é o sono Polifásico?

Analisando a palavra “polifásico”, facilmente constatamos o prefixo poli- que é usado para indicar a ideia de muitos/vários. Este padrão de sono acontece quando o fragmentamos em diversas fases. Do contrário, teríamos o tradicional sono monofásico, que se baseia no sono sem interrupção até o dia seguinte.

1.1 - Sono Polifásico e suas facetas

Há diferentes tipos de sono polifásico, e são eles:

Bifásico: Quando dividimos em duas fases o tempo que usamos para dormir. Há, portanto, a fase do sono central, cuja duração se estende por 5 - 6 horas. A fase restante se baseia em um cochilo de 1h30.

Everyman: O tempo de sono é dividido em quatro partes. Em geral, o sono central costuma durar 3 - 4 horas, acompanhado por três cochilos no correr do dia.

Uberman: Não, isso não tem a ver com nenhum aplicativo de corridas... Na realidade, inclui seis - oito cochilos de 20 minutos durante o dia, totalizando duas horas de sono.

Dymaxion: Normalmente se baseia em quatro cochilos, cada um possui a duração de 30 minutos (também somando duas horas de sono).

2 - Sono Polifásico é Saudável?

Segundo fontes informativas [1], cientistas acreditam que o sono Polifásico não é a opção mais saudável. Mas, ao que parece, o sono Bifásico tem se tornado novamente uma tendência entre as pessoas. 

Também foi descoberto que os padrões de sono Uberman e Everyman causam problemas de saúde semelhantes àqueles que afetam pessoas que trabalham por turno ou são vítimas do famoso jet lag.

2.2 - Possíveis perigos do sono Polifásico

  • Baixo funcionamento cognitivo
  • Desequilíbrio hormonal significativo, afetando principalmente adultos jovens
  • Dificuldade para dirigir e operar máquinas pesadas

3 - Considerações finais

Apesar do sono Polifásico, uma parcela significativa de pessoas afirma que o sono Monofásico continua garantindo benefícios. Porém, fontes históricas [2] mostram que o sono Polifásico fez parte da rotina de homens e mulheres que viveram no passado, não comprometendo a função cognitiva e o estado de alerta. São pontos que sempre dividem opiniões!

Por enquanto ainda é preciso realizar mais pesquisas acerca do sono Polifásico. Nota-se, pois, que existem diferenças quanto aos relógios biológicos de cada pessoa e, portanto, o sono Polifásico não pode funcionar para todos.  

Se você deseja experimentar este padrão de sono, busque, em primeiro lugar, estar sob orientação médica. Se durante o experimento do Polifásico você não se sentir disposto como antes, retorne imediatamente ao sono Monofásico.

Pense duas vezes antes de mudar seu padrão de sono, visto que tais mudanças poderão colocar sua saúde em risco. Reflita!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.sleepphones.com/blog/what-polyphasic-sleep-and-eight-hours-shuteye-really-necessary
[2] https://www.healthline.com/health/biphasic-sleep

 

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 27/09/2019

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também