Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como usar o óleo essencial de lavanda para dormir

Como usar o óleo essencial de lavanda para dormir

Dormir bem é essencial para uma vida de qualidade, fato. Mas nos tempos modernos, dormir bem está se tornando uma tarefa cada vez mais complicada, por isso muitos recorrem a remédios, suplementos para dormir, terapias entre outros métodos. O que muitos precisam saber, é que o óleo essencial de lavanda sozinho ou acompanhando por outros complementos para dormir é perfeito para aumentar a qualidade do sono.

Esse óleo tem sido usado para ajudar a dormir por séculos. Atualmente, o que tornou seu uso muito popular foram pesquisas científicas recentes que comprovaram a eficária da lavanda para dormir.

Vale mencionar que a Lavanda é uma planta muito fácil de ter em casa e cultivá-la num pequeno vaso. As mudas e sementes de lavanda são baratinhas e fáceis de plantar e cultivar. Ter uma lavanda em casa garante que você sempre pode pegar um pouquinho para fazer chá ou colocar em baixo do travesseiro por exemplo, o adorável aroma da lavanda ajuda a dormir.

Porque o óleo essencial de lavanda ajuda a dormir?

Para começo de conversa, saiba que todos os estudos e pesquisas científicas feitas sobre essa planta tem resultados sólidos. São muitos estudos que analisam a planta em suas diversas formas, inclusive com o óleo essencial de lavanda.

O óleo essencial de lavanda contém componentes químicos concentrados como linalol, acetato de linalila e cânfora, que aliviam a ansiedade e atuam como sedativos. Esses componentes interagem com o cérebro e o sistema nervoso para reduzir a agitação e inquietação. É por isso que a lavanda ajuda a relaxar e facilita o adormecimento. Você fica tranquila quando senti o cheiro de lavanda.

Existem estudos comprovando como a lavanda melhorou a qualidade do sono em estudantes. Há também pesquisas mostrando como a aromaterapia usando a lavanda como principal aroma, foi capaz de melhorar a saúde em pessoas com problemas no coração.

Onde passar o óleo essencial de lavanda para dormir?

Esse óleo é seguro para ser usado diretamente na pele. No entanto, não use via oral nem use esse óleo próximo aos olhos. E apesar de ser seguro para usar direto na pele, mulheres grávidas ou amamentando, devem evitar ou no mínimo falar com um médico antes.

Encontrei artigos na internet recomendando algumas gotas do óleo essencial de lavanda nas têmporas (região entre os olhos e os ouvidos). Eu iria contra essa recomendação para não correr o risco de uma parte do óleo ir parar nos olhos.

Você pode aplicar o óleo na região do peito, desse forma você sempre irá sentir o aroma. Também recomendo aplicar o óleo de lavanda junto com um óleo portador. Mesmo sendo seguro usar direto na pele, recomendo começar aos poucos. Lembre-se que o óleo essencial de qualquer planta são concentrados fortes.

Como usar óleo essencial de lavanda no travesseiro?

Novamente, artigos na internet estão recomendando pingar algumas gotas do óleo de lavanda direto no travesseiro. Faça isso apenas se você não está preocupada com manchas.

A forma mais eficiente de aplicar o óleo de lavanda no travesseiro é fazendo uma mistura com água destilada e colocando num borrifador. Use de 10 a 20 gotas do óleo essencial de lavanda para cada 250ml de água.

Aplique numa distância segura do travesseiro, cerca de 50cm. Aplique também em toda cama. Sem exageiros, é um complemento que irá ajudá-la a relaxar e pagar no sono.

Sabe quando você deita e da aquele sorrisinho? O objetivo também é esse, ter uma cama confortável, gostosa e relaxante para deitar, descansar e recuperar as energias.

Você também pode ter uma pedacinho de lenço especialmente para usar antes de dormir. Coloque algumas gotas no lenço, dobre-o e coloque dentro do travesseiro. Você também irá sentir o cheiro da lavanda a noite toda.

Outras formas de usar o óleo de lavanda para dormir

Outra forma eficaz é usando um difusor de óleos essenciais no seu quarto. A mistura de água com óleo colocada no difusor é liberada gradualmente no ar, ficando por longas horas no ambiente.

Se você tem planta em casa, corte apenas uns 3 galhos com flores e coloque dentro do travesseiro. Não macha e o cheiro também é bem significativo. Você pode deixar alguns dias antes de trocar.

Sabe máscaras de dormir que geralmente são usadas apenas para tampar a claridade? Atualmente existem algumas máscaras que além dessa função, são aromáticas. As máscaras de dormir aromáticas geralmente vem com seu preenchimento interno de lavanda.

Qual marca comprar?

Gosto de incluir nos posts sobre óleos essenciais dicas de marcas de confiança. Mas saiba que grande parte das marcas são importadoras, ou seja, importam de fornecedores confiáveis no exterior, envasam e colocam seus rótulos.

Fique atenta para não confundir óleo essencial com essência de lavanda. Os óleos essenciais são concentrados extremamente fortes comparados com essências.

Como se sabe, óleos essenciais puros e orgânicos são fortes pois são concentrados das propriedades químicas naturais das plantas, não saber usar de forma correta pode causar acidentes. Se você deseja conhecer mais e se especializar em aromaterapia, é recomendado um curso na área.

Artigo postado na categoria: Aromaterapia em 27/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também