Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'.

A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano, fato! E a importância do sono talvez seja mais percebida quando ficamos doentes, hospitalizados e mais necessitados de cuidar da nossa saúde. No entanto, internações médicas praticamente não combinam com boas noites de sono. Pois, com a confusão e agitação acontecendo o tempo todo dentro do hospital, os pacientes podem ter certa dificuldade em conseguir o sono adequado e isto pode ter um grande impacto na recuperação.

A própria natureza do hospital dificulta muito uma boa noite de sono, você está numa cama que não é a sua, dormindo num travesseiro e lençol que não é seu, ao lado de pessoas que talvez você não conheça e muito vulnerável a diversos tipos de barulhos. Quem costuma dormir de bruços terá ainda mais dificuldade já que as camas dos hospitais são feitas para que o paciente durma com a barriga para cima.

Fora o fato de que, hospitais ficam abertos 24 horas por dia 7 dias por semana, as coisas continuam acontecendo sem parar durante o dia inteiro e todas as noites. Geralmente os hospitais são lugares bem ocupados, então quando você resolve tirar uma soneca é bem provável que irá escutar pessoas conversando, funcionários fazendo limpeza, televisão ou rádio de outro paciente, gente chegando para emergências entre outros tipos de barulhos. Hospitais são cheios de barulhos!

Além dos barulhos, o tipo de tratamento que o paciente recebe também pode interferir no sono. Pode ser remédios que te deixem com sono fora da hora ou causem insônia, também pode ser necessário acordar o paciente durante a noite para realizar exames, tirar pressão, frequência cardíaca e etc.

De acordo com um comunicado de imprensa do Hospital Johns Hopkins [1], os pacientes que não dormem o suficiente durante a sua estadia no hospital tem mais facilidade em sofrer algum tipo de delírio. Os sintomas incluem confusão a curto e em longo prazo, bem como dificuldades em se lembrar das coisas. Além disso, pacientes privados de sono demoram mais a se recuperar já que é muito mais difícil para um paciente cansado lutar contra os problemas e assim se recuperar de forma eficaz.

Essa confirmação é do Dr. Dale Needham, professor da Johns Hopkins, no qual diz que, "Até 80% dos pacientes na UTI podem experimentar delírio em algum momento durante a sua permanência no hospital". Assim, os pacientes que permanecem na unidade de terapia intensiva estão particularmente vulneráveis a esta condição. Desta forma, criar um ambiente adequado, torna-se uma estratégia para uma boa noite de sono e uma recuperação mais rápida.

Então, como criar esse ambiente? O que fazer para dormir melhor quando você ou alguma pessoa próxima estiver internada no hospital? Separamos 10 dicas abaixo que esperamos que o ajudem de alguma forma.

Dicas para dormir em hospitais

Traga seu próprio travesseiro e lençol: Se você gosta muito da sua cama, trazer seu próprio travesseiro, lençol e outras roupas de cama que você usa pode melhorar a qualidade do seu sono.

Peça remédios para dormir: Já falamos aqui que tomar remédios para dormir por conta própria é um erro comum e terrível, esse tipo de remédio geralmente é ideal para ser usado durante curtos períodos e durante sua estadia no hospital podem ser ideais para ajudar o paciente a pegar no sono e se manter no sono. Fale com o médico disponível.

Durma apenas a noite: Evite tirar sonecas durante o dia para que quando a noite chegue você fique mais cansado e preparado para uma longa noite de sono. Se você estiver muito exausto durante o dia e precisar de qualquer maneira tirar uma soneca, não demore mais do que alguns minutos.

Feche a porta: Caso o paciente esteja num quarto separado, fechar a porta vai ajudar a reduzir os barulhos e talvez o excesso de claridade.

Use protetores auriculares: Se fechar a porta não é uma opção, usar protetores auriculares pode ser exatamente o que você precisa para dormir sem ser acordado pelo barulho ambiente do hospital.

Use uma máscara para dormir: Certamente há coisas que você não pode controlar no hospital, uma delas é a iluminação que pode atraplhar na sua produção natural de melatonina, o hormônio do sono. Usar uma máscara de dormir pode ajudar.

Gere ruído branco: Se ainda houver barulhos incomodando seu sono, gerar ruído branco através de um ventilador, app para smartphones ou até mesmo uma máquina feita especialmente para esse propósito pode ser a solução. Você ainda pode usar um fone de ouvido especialmente para dormir para ajudar nesse propósito.

Melhora a temperatura do ambiente: Já falamos aqui que a temperatura é uma das chaves para ajudá-lo a dormir, se o local for quente e não tiver ar-condicionado, peça ou traga um ventilador de casa.

Evite cafeína: O café pode demorar para sair da corrente sanguínea, mesmo que você não sinta. O ideal é evitar beber nas 12 horas que antecedem o sono.

Pegue sol durante o dia: Se levantar da cama não é uma opção, você pode pedir para ficar o mais próximo possível de uma janela que bata sol.

Faça exercícios físicos: Calma, nada de pegar pesos ou dar uma corrida em volta do hospital. Experimente andar pelo hospital ou se levantar da cama não for uma opção, fazer exercícios simples com autorização médica e/ou ajuda de um profissional para se manter ativo durante o dia e descansar durante o noite.

Eu não sei no Brasil, mas segunda minhas pesquisas para escrever esse artigo, existe um número crescente de hospitais ao redor do mundo [2] que estão repensando em seu funcionamento para melhorar a qualidade do sono dos pacientes durante noites de internação. De acordo com os médicos, a conexão é óbvia: Os pacientes precisam dormir. Se eles dormirem bem, provavelmente vão se recuperar mais rápido.

Fontes e referências
[1] http://www.healthcarebusinesstech.com/how-improving-patients-sleep-in-the-hospital-is-key-to-recovery/
[2] http://edition.cnn.com/2015/08/16/health/hospital-patients-sleep/index.html
[3] https://www.mskcc.org/cancer-care/patient-education/improving-your-sleep-during-your-hospital-stay
[4] https://www.verywell.com/how-to-get-better-sleep-in-the-hospital-3156868

Artigo postado em 20/12/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também