Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como é feito o tratamento da apneia do sono?

Como é feito o tratamento da apneia do sono?

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe o que é apneia do sono e que se trata de uma condição grave de saúde. E se você gostaria de saber como é feito o tratamento da apneia obstrutiva do sono, esse artigo é um bom começo.

Em primeiro lugar saiba que, a grande maioria dos médicos, após estudar o quadro do paciente já costumam indicar mudanças no estilo de vida, principalmente em casos de apneia do sono associada a obesidade. Nesses casos, quando o paciente consegue perder peso, sua qualidade de vida melhora drasticamente, muitas vezes eliminando a apneia do sono.

Gosto sempre de lembrar que a apneia de sono é uma condição de saúde grave e silenciosa, quando não diagnósticada e tratada, causa sua morte aos poucos. Parar de respirar durante o sono sem saber é extremamente prejudicial para a saúde. A apneia do sono faz surgir ou agrava diversas condições médicas como diabetes, pressão alta, depressão e etc

Se você sabe que tem apneia do sono, corra em primeiro lugar para fazer certas mudanças no estilo de vida. Você é obesso? Emagreça. É sedentário? Não seja. Costuma comer mal? Melhore sua alimentação. Você bebe? Tente diminuir até cortar o álcool.

Não mudar seu estilo de vida faz com que você fique preso aos caros tratamento da apneia do sono, que serão descritos abaixo. Em outros casos, quando o quadro da apneia do sono é por algum motivo anatômico ou no caso da apneia do sono central por exemplo, cirurgias podem ser necessárias.

Máquinas CPAP

O tratamento feito com máquinas CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) é a linha de frente contra apneia do sono. Esses aparelhos fornecem uma pressão contínua de ar através de uma máscara fácial para manter suas vias respiratórias abertas, impedindo a apneia do sono e também o ronco.

Apesar de ser o método mais comum para tratar a apneia do sono, máquinas CPAP são desconfortáveis devido a máscara que você precisa usar no rosto. A máscara é um grande desconforto que precisa ser superado. Pessoas que dormem de bruço, também precisam acostumar com uma nova posição para dormir (de lado ou de barriga para cima).

Dormir com algo sobre seu rosto não é fácil. Mas se você tem apneia do sono e está sufocando durante o sono, é bom forçar seu uso e se acostumar. Seu corpo precisa de oxigênio, precisa de recuperar.

Outro problema nesse tipo de tratamento é o preço. Máquinas CPAP são caras, na faixa de 3 à 6 mil reais bons aparelhos. Se você vai começar o tratamento com esse tipo de aparelho, procure no seu estado uma empresa que faça o aluguel, existe em todo Brasil. Existem muitos modelos de máquinas CPAP e máscaras, esse é um tipo de compra que não se pode errar, trata-se de uma máquina que provavelmente será usada durante anos ou décadas. O aluguel permite que você teste diversas máquinas e máscaras CPAP afim de descobrir o melhor.

Máquinas BiPAP

Como explicando anteriormente, máquinas CPAP fornecem uma pressão contínua, já os modelos tipo BiPAP funcionam de forma mais inteligente. Máquinas BiPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) ajustam a pressão de ar de forma automática fazendo mais pressão quando você inala e menos quando você exala. O formato das máquinas CPAP e BiPAP são iguais.

Dispositivos EPAP

Em comparação com máquinas CPAP e BiPAP, os pequenos dispositivos EPAP é um tipo de tratamento novo, disponível como uma alternativa.

Foto de um homem dormindo usando dispositivo EPAP para tratar apneia do sono

Dispositivos EPAP são válvulas que se conectam às narinas. Essas válvulas utilizam apenas a respiração da pessoa dormindo para criar pressão durante a expiração. Vou tentar descrever com mais detalhes como funcionam:

  • 1 - Primeiro o dispositivo EPAP é inserido nas aberturas nasais
  • 2 - Quando você inspira (puxar o ar para dentro) pequenas válvulas se abrem para você inspirar normalmente
  • 3 - Quando você expira (solta o ar inspirado) as válvulas se fecham, direcionando o ar expirado para gerar pressão positiva expiratória nas vias aéreas

Ao contrário de uma máquinas CPAP, um dispositivo EPAP não adiciona pressão durante a inalação.

Diversos estudos já demonstraram os dispositivos EPAP como um tratamento bem-sucedido para a apneia do sono. Em um estudo os dispositivos reduziram o número de vezes que pessoas com apneia do sono pararam de respirar durante o sono, além de diminuir a sonolência diurna.

esse estudo, fez um comparativo entre as terapias CPAP e EPAP e não encontrou diferenças significativas, ambos tratamentos foram úteis e seguros. A aderência aos dispositivos EPAP também costumam ser melhor, foi o que constatou esse outro estudo de longo prazo, pessoas que utilizam o dispositivo EPAP apresentam menos interrupções na respiração, redução do ronco e menos sonolência diurna.

Aparelhos Orais

Esses são projetados para manter a mandíbula e a língua em uma posição avançada, o que ajuda a manter as vias respiratórias abertas. Esses aparelhos reduzem os riscos de saúde associados à apneia do sono sem a necessidade de cirurgia, medicamentos ou outras terapias.

Foto de um dispositivo de avanço mandibular para tratar o ronco e apneia do sono

Um aparelho oral personalizado, usado durante o sono, mantém a mandíbula inferior para frente e aberta, impedindo que a língua e os tecidos da garganta colapsem bloquenado as vias aéreas. Há uma taxa satisfatória de sucesso para pessoas tratadas com esses aparelhos.

Cirurgias

As cirurgias servem para tratar da apneia do sono quando outros tratamentos falham ou não são possíveis. Entretanto em alguns casos, como o de pessoas que tem apneia do sono por problemas no maxilar, a cirurgia pode ser um dos primeiros tratamentos.

Os tipos de cirurgias que tratam a apneia obstrutivo do sono são:

  • Remoção de tecido
  • Reposicionamento do maxilar
  • Implantes
  • Traqueostomia
  • Remover amígdalas ou adenóides grandes

Todas descritas com mais detalhes nesse artigo onde falamos apenas sobre as cirurgias para apneia do sono.

Artigo postado na categoria: Ronco & Apneia em 13/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também