'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Blog do Dorminhoco

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação regrad... Leia o artigo »

14/09/2018

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e iremos ... Leia o artigo »

14/09/2018

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No estud... Leia o artigo »

14/09/2018

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&aacut... Leia o artigo »

10/09/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na primeir... Leia o artigo »

06/09/2018

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qu... Leia o artigo »

06/09/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indivíduos... Leia o artigo »

06/09/2018

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita-se q... Leia o artigo »

05/09/2018

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um pequ... Leia o artigo »

03/09/2018

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto praz... Leia o artigo »

31/08/2018

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos, senh... Leia o artigo »

30/08/2018

Reconhecendo e diagnosticando AOS em idosos

Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan promoveu um estudo inédito tendo como objetivo medir quantos idosos sofrem com a Apneia Obstrutiva do Sono, bem como, a frequência com que os profissionais de saúde tratam esses idosos. Os cientistas recolheram as informações disponibilizadas pelo National Health and Ageing Trends Study (NHATS), vez ... Leia o artigo »

21/08/2018

Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma série... Leia o artigo »

21/08/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma sé... Leia o artigo »

16/08/2018

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&atild... Leia o artigo »

14/08/2018