'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Capa post - Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 10 de Agosto de 2018 .

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares. 

O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação e alto teor de dióxido de carbono. A pesquisa ainda mostra que indivíduos com AOS são mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares no futuro.

Os cientistas ainda não entenderam o motivo pelo qual a exposição a baixos níveis de oxigênio e a altos níveis de dióxido de carbono podem levar a doenças cardiovasculares. A fim de se obter respostas, os mesmos pesquisadores examinaram o microbioma intestinal de alguns camundongos, vez que descobriram que mais de 10% da composição microbiana intestinal dos animais com AOS apresentou mudanças, ao passo que com os camundongos sem AOS tiveram apenas relevantes alterações no Clostridia (um modificador dos ácidos biliares).

A ligação entre AOS e micróbios intestinais não foi previamente reconhecida. Todavia, este link sugere que a microbiota e seus metabólicos são potenciais alvos terapêuticos para o tratamento das consequências cardiovasculares nos pacientes com AOS.

Embora a pesquisa não tenha chegado a uma conclusão, os pesquisadores afirmam que estão animados para promover e analisar novas pesquisas, tendo em vista o grande potencial de se descobrir novos diagnósticos terapêuticos.

Fonte:http://www.sleepreviewmag.com/2018/07/new-evidence-links-sleep-apnea-cardiovascular-disease/

Comentários

Leia também...

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014