Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Jejum intermitente dá sono?

Jejum intermitente dá sono?

O jejum intermitente não é conhecido por causar sonolência. No entanto, algumas pessoas podem sentir sonolência ou um cansaço acima do normal durante os primeiros dias de adaptação ao jejum intermitente.

Na verdade, o cansaço e a sonolência podem ser um sinal que seu corpo entrou em 'cetoadaptação', que é o tempo que o seu corpo precisa para se acostumar a usar a gordura e os corpos cetônicos como fonte primária de energia.

Isso pode ocorrer devido a mudanças nos padrões de alimentação e nos níveis de energia, especialmente se você estiver acostumado a consumir refeições regulares ao longo do dia.

Esses sintomas costumam ser temporários e tendem a diminuir à medida que o corpo se ajusta ao seu novo estilo de vida.

O que fazer?

Apesar de sempre existir um período de adaptação, se você se sentir sonolento, escute seu corpo e fique atento. A sonolência no jejum intermitente pode ser causada por diversos motivos como:

Baixo nível de açucar no sangue: O baixo nível de açúcar no sangue também pode indicar que você está tentando alcançar períodos de jejum prolongados muito rapidamente. Diminua o tempo que você fica em jejum e aumente gradualmente. Outro erro comum é não consumir calorias suficientes durante a janela de alimentação, o que pode levar à fadiga e falta de energia.

Desidratação e desequilíbrio eletrolítico: Tanto o jejum intermitente quanto a dieta cetogênica causam perda de água e depleção eletrolítica(sódio, potássio, magnésio e cálcio) nos primeiros dias da adaptação. Esses eletrólitos controlam o equilíbrio de fluidos, a função muscular e a frequência cardíaca, e desequilíbrios eletrolíticos são causas comuns de fadiga. Aumente a ingestão de água e reponha os eletrólitos para evitar desidratação e fadiga.

Falta de vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B são essenciais para a produção de energia e auxiliam o corpo na adaptação à cetose. Não incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B na sua dieta pode aumentar o cansaço durante o jejum intermitente.

Seu fígado por estar com problemas: A fadiga e a falta de energia são características da má função hepática, causadas por um fígado gorduroso, por cirrose ou uma dieta não saudável. Consuma alimentos ricos em fitonutrientes para proteger as células hepáticas, prevenindo acúmulos de gordura no fígado e outras doenças hepáticas.

Baixa acidez estomacal: Embora o jejum intermitente permita ao sistema digestivo descansar, promovendo uma microbiota intestinal saudável, também pode ocorrer uma redução temporária no ácido estomacal. Evite comer com pressa, mastigue devagar e aproveite suas refeições. Isso permite que o sistema nervoso envie sinais ao trato digestivo que ativam a liberação de ácido estomacal. À medida que seu corpo se adapta a períodos mais longos de jejum, a produção de ácido estomacal se ajustará.

Portanto, se você é iniciante, fique atento aos sinais do seu corpo e faça os ajustes necessários.

Mais energia e clareza mental

Em contrapartida, muitas pessoas relatam experimentar maior clareza mental e alerta durante o jejum intermitente, especialmente após o período de adaptação. Além disso, o jejum intermitente pode promover um sono mais profundo e reparador, pois pode influenciar positivamente os padrões hormonais e a regulação do sono.

Este fenômeno pode ser atribuído a várias razões:

(1) Durante o jejum, especialmente quando o corpo atinge um estado de cetose, há uma mudança no combustível principal utilizado pelo cérebro, passando de glicose para corpos cetônicos, que são subprodutos da quebra de gorduras.

(2) A estabilização dos níveis de açúcar no sangue também desempenha um papel na clareza mental. Ao evitar picos e quedas abruptas de glicose, comuns em dietas ricas em carboidratos, o jejum intermitente pode contribuir para um estado mental mais equilibrado.

(3) O jejum intermitent melhora a função cognitiva e a produção de fatores neurotróficos, substâncias que promovem o crescimento e a sobrevivência das células cerebrais.

Embora esses benefícios sejam relatados por muitos praticantes, é importante notar que esses efeitos bem como a intensidade deles, varia de pessoa para pessoa.

Conclusão

Enquanto algumas pessoas podem sentir alguma sonolência inicial, muitas experimentam benefícios relacionados ao jejum intermitente logo nos primeiros dias. Quase sempre é necessário adaptar o jejum de acordo com suas necessidades individuais e, melhor ainda, se tiver orientação profissional garantindo segurança na nova dieta e o máximo de benefícios.

Artigo postado na categoria: Diversos em 02/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também