Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

O que é L-Teanina e como essa substância ajuda no sono

Assim como cada pessoa se adapta a diferentes protetores auriculares para dormir, cada uma também pode escolher, em vez de remédios, suplementos naturais para estimular o sono. As preferências variam de acordo com as necessidades, levando em conta o efeito que a substância provoca no organismo.

Enquanto que a melatonina, conhecida como "hormônio do sono", é o suplemento natural mais popular para dormir, existem outros que também favorecem o sono, como o 5-HTP, a valeriana, a camomila e etc; são alguns em meio a muitos que também dão mais serenidade ao descanso noturno. Hoje, vamos falar sobre a l-teanina.

1 - O que é a l-teanina?

A insônia é um problema muito comum, o que tem levado diversas pessoas a tomar suplementos como l-teanina: um aminoácido natural, encontrado no chá verde e descoberto em 1949. Esta substância é bem conhecida no exterior por ser um suplemento natural para ansiedade e com benefícios de relaxamento comprovados. Além de ser indicada para pessoas com ansiedade e problemas para dormir, como insônia, é um aminoácido bastante comum entre os usuários de nootrópicos.

Embora o chá verde contenha cafeína – mesmo em baixa quantidade –, este aminoácido, quando isolado, provoca um efeito contrário ao da cafeína, isto é, relaxa o corpo e a mente, conseguindo acalmar sem provocar aquele forte desejo de dormir.

Se você costuma tomar muito café durante o dia, a L-Teanina consegue neutralizar os efeitos da cafeína que podem demorar cerca de 10 horas para saírem do corpo.

Além dos milhões de relatos na internet, seus efeitos também são comprovados através de exames de eletroencefalograma. No experimento, pessoas que tomaram este suplemento ficaram com o corpo mais relaxado, mente tranquila e sem a presença de sonolência [1,2].

Estudos [3,4,5] mostram que o relaxamento obtido antes do sono é muito eficaz contra a insônia, mesmo em casos graves. É por essa razão que, nos Estados Unidos, muitos terapeutas, médicos e outros profissionais do sono recomendam este aminoácido, pois é válido para ser tomado antes de dormir.

Dormir é uma coisa, ter um sono duradouro e descansar com qualidade é outra totalmente diferente! Por isso, sempre dizemos aqui: a qualidade do sono é mais importante do que sua durabilidade. Com base nisso, pesquisadores japoneses deram, diariamente, 200mg deste suplemento a pacientes e, assim, agravaram seus padrões de sono. Qual foi o resultado desse experimento? Esta substância não fez com que os voluntários dormissem mais, porém constatou-se que a qualidade e a recuperação feita através do sono melhorou. Contudo, os voluntários acreditaram ter dormido tempo o suficiente, visto que se sentiam mais descansados. Trata-se de uma notícia excelente para quem não dorme o necessário, embora precise acordar descansado e com disposição para trabalhar, estudar ou produzir de forma mais eficiente [6].

2 - Benefícios

Agora, abordaremos os benefícios da l-teanina:

2.1 - Melhora o humor

Outro efeito positivo é elevar o humor das pessoas. Sabendo que a substância atravessa a barreira hematoencefálica [7], isso altera positivamente a química do cérebro, modificando os níveis de aminoácidos, que afetam a serotonina e outros neurotransmissores moduladores do humor. Os resultados do estudo também a classificaram como um suplemento potenciador de humor [1,8].

2.2 - Equilibra o fígado

Outra parte do corpo que responde de forma positiva é o próprio fígado. Um estudo [9] demonstrou que a l-teanina é um forte antídoto para os efeitos do álcool. Neste mesmo estudo, tal substância é dada a ratos antes ou após o consumo de álcool e, a partir disso, descobriu-se que ela reduz significativamente os níveis de álcool no sangue.

Quando bebemos, o álcool é convertido em uma substância química, conhecida como acetaldeído, que é mais tóxica que o próprio álcool. O suplemento, então, acelera a ruptura da substância acetaldeído e de outros radicais tóxidos ao fígado. O mesmo estudo também destacou a capacidade deste incrível aminoácido ao interceptar os radicais livres.

2.3 - Bloqueia o estresse

Além de funcionar bem contra a ansiedade, estudos também [10] revelaram que ingerir este suplemento impede o aumento repentino da pressão arterial, o que algumas pessoas experimentam sob estresse. 

2.4 - Doenças neurodegenerativas

Cientistas estão mais interessados nas diversas aplicações deste aminoácido, além das suas propriedades para combater a ansiedade. O estímulo excessivo do glutamato em células cerebrais é um fator no desenvolvimento de distúrbios a longo prazo para doenças neurodegenerativas, como AVC e esquizofrenia. Sendo assim, as capacidades de bloqueio do glutamato da l-teanina torna a substância promissora para a neuroproteção [11,12,13].

3 - L-Teanina como nootrópico

Para quem ainda não sabe o que são nootrópicos, segue uma definição básica:

Nootrópicos, é o uso de drogas, suplementos, alimentos e até alguns estilos de vida que podem ser adotados para melhorar a saúde cognitiva, e não me refiro apenas à inteligência e à capacidade de trabalhar ou estudar mais, por exemplo. Nootrópicos também são usados para melhorar seu humor, memória, energia mental, motivação, foco, prevenir o envelhecimento mental e realizar reparos no cérebro.

Nesse post, você encontra uma definição mais completa sobre nootrópicos.

O aminoácido l-teanina é usado em combinação, principalmente, com altas doses de cafeína (quase sempre em cápsulas). Em muitos sites, blogs e fóruns sobre nootrópicos você consegue perceber através dos milhões de relatos que o combo cafeína + l-teanina é comum entre usuários de nootrópicos iniciantes.

O objetivo dessa mistura é manter você acordado, com bom estado mental, concentração tonificada, livre da ansiedade e mais resistente ao estresse. Este suplemento trabalha contra os efeitos negativos causados por altas doses de cafeína, usando como exemplo a ansiedade e o cansaço. 

4 - Riscos e efeitos colaterais

Em geral, o consumo (em forma de suplemento ou chá) não oferece nenhum risco à saúde. No entanto, ainda que pesquisas destaquem suas propriedades antitumorais, alguns de seus chás, que contêm aminoácidos, podem oferecer outros ingredientes que são mais prejudiciais à saúde de pessoas que têm câncer. Há uma explicação para isso!

De acordo com Memorial Sloan Kettering Cancer Center, determinado polifenol encontrado no chá verde pode reduzir a eficácia de alguns medicamentos usados no tratamento quimioterápico. Pessoas que fazem quimioterapia devem, em primeiro lugar, consultar seu médico antes de consumir frequentemente chá verde.

É importante lembrar que tomar em excesso bebidas que possuem cafeína pode desenvolver os seguintes problemas:

  • Náusea
  • Desconforto estomacal
  • Irritabilidade

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar o consumo exagerado de bebidas que contêm cafeína.

Fontes e referências:
[1] Yokogoshi H, Kobayashi M, Mochizuki M, Terashima T. Effect of theanine, r-glutamylethylamide, on brain monoamines and striatal dopamine release in conscious rats. Neurochem Res. 1998 May;23(5):667-73.
[2] Kakuda T, Nozawa A, Unno T, Okamura N, Okai O. Inhibiting effects of theanine on caffeine stimulation evaluated by EEG in the rat. Biosci Biotechnol Biochem. 2000 Feb;64(2):287-93.
[3] Nicassio PM, Boylan MB, McCabe TG. Progressive relaxation, EMG biofeedback and biofeedback placebo in the treatment of sleep-onset insomnia. Br J Med Psychol. 1982 Jun;55(Pt 2):159-66.
[4] Friedman L, Bliwise DL, Yesavage JA, Salom SR. A preliminary study comparing sleep restriction and relaxation treatments for insomnia in older adults. J Gerontol. 1991 Jan;46(1):1-8.
[5] Coursey RD, Frankel BL, Gaarder KR, Mott DE. A comparison of relaxation techniques with electrosleep therapy for chronic, sleep-onset insomnia a sleep-EEG study. Biofeedback Self Regul. 1980 Mar;5(1):57-73.
[6] http://www.nutraingredients.com/Suppliers2/Green-tea-lulls-brain-into-quality-sleep
[7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Barreira_hematoencef%C3%A1lica
[8] US Patent Application 20040171624; Japanese Patent Application 2001-253740.
[9] Sadzuka Y, Inoue C, Hirooka S, et al. Effects of theanine on alcohol metabolism and hepatic toxicity. Biol Pharm Bull. 2005 Sep;28(9):1702-6.
[10] Yoto A, Motoki M, Murao S, et al. Effects of L-theanine or caffeine intake on changes in blood pressure under physical and psychological stresses. J Physiol Anthropol. 2012;31:28.
[11] Dawe GB, Aurousseau MR, Daniels BA, et al. Retour aux sources: defining the structural basis of glutamate receptor activation. J Physiol. 2015;593(1):97-110.
[12] Wieronska JM, Zorn SH, Doller D, et al. Metabotropic glutamate receptors astargets for new antipsychotic drugs:Historical perspective and critical comparative assessment. Pharmacol Ther. 2015.
[13] Ceremuga TE, Martinson S, Washington J, et al. Effects of L-theanine on posttraumatic stress disorder induced changes in rat brain gene expression. Scientific World J. 2014;2014:419032.
[Ref] http://www.lifeextension.com/magazine/2006/1/report_theanine/page-02
[Ref] http://www.pillscout.com/2014/11/26/theanine-caffeine-perfect-nootropics-newbies/
[14] https://www.healthline.com/health/l-theanine#dosage

Artigo postado na categoria: Suplementos em 25/02/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também