Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Porque não consigo manter o sono?

Porque não consigo manter o sono?

Pessoas ao redor do mundo inteiro gastam bilhões todos os anos com remédios e suplementos para dormir, ainda assim, a grande maioria tem problemas com o sono pelo menos uma vez por semana. É o que diz uma pesquisa feita com 1767 adultos.

E o problema mais comum encontrado entre as pessoas é em como manter o sono durante a noite toda, um sono profundo e reparador, que lhe faz acordar com energia e disposição para a vida!

Quase 50% dos adultos da pesquisa, disseram ter problemas em se manter dormindo, significando que perdem o sono pelo menos uma vez de madrugada e depois tem dificuldade em dormir novamente.

Acordar de forma ocasional e perder o sono na madrugada de vez em quando, não tem problema, acontece. Mas se você tem problemas do tipo uma ou mais vezes durante a semana, é hora de se preocupar.

Existem diversos motivos que podem fazer com que uma pessoa tenha dificuldades em se manter dormindo a noite inteiro, desde uma condição médica ainda não diagnósticada como apneia do sono ou até mesmo, estresse.

Como descobrir porque acordo no meio da noite? Veja algumas razões:

1 - Verifique por problemas médicos

1.1 - Apneia do sono

Como já mencionamos, certas condições médicas podem ser o motivo de você estar acordando de madrugada e não conseguir voltar a dormir, uma delas é a apneia do sono, como já falamos em outros artigos, a apneia do sono leve ocorre durante o sono REM e pode levar a despertares noturnos frequentes.

Muitas vezes na apneia do sono, você pode estar acordando no meio da noite e não perceber. Outros possíveis sintomas que a apneia pode apresentar depois que você acordar são:

  • Dor de cabeça
  • Falta de ar
  • Cançaso e dificuldade de se concentrar

1.2 - DMPM

Outra condição médica por exemplo, seria o distúrbio do movimento periódico dos membros (DMPM) que caracteriza-se por espasmos ou pontapés repetitivos (entre 20 a 40 segundos) dos membros inferiores ou superiores durante o sono. É comum os paciente dessa condição reclamarem de interrupções no sono e sonolência diurna excessiva.

1.3 - Terror noturno

Já falamos aqui sobre o Terror Noturno. Geralmente quem experiencia esse tipo de problema, acorda gritando, chorando ou parecendo assustado e algumas vezes a pessoa não lembra o que ocorreu.

Apesar desse tipo de problema ser mais comum em crianças, adultos também podem ser afetados.

1.4 - Suando muito

Uma pessoa dorme melhor quando a temperatura do seu corpo está fresca. Se a temperatura do quarto estiver muito quente, isso pode ser um grande incômodo para alguns.

Já se a temperatura do quarto estiver boa e mesmo assim a pessoa estiver com muito calor e suor, talvez seja uma condição médica chamda suor noturno.

1.5 - Indigestão

Comer muita comida e/ou temperos bem apimentados, pode dar indigestão, resultando em inchaço e gases desconfortáveis que além de atrapalhar na hora de pegar no sono, também pode causar problemas em te manter no sono durante toda noite.

1.6 - Acordando para ir no banheiro

Talvez você se encontre na situação em que acorda com frequência para urinar e isso pode ser algo simples, pois talvez você esteja bebendo muito líquido antes de se deitar, nesse caso, basta saber moderar. Entretanto, acordar para urinar também pode ter outras razões:

  • Gravidez
  • Aumento da próstada
  • Diabetes
  • Prolapso da bexiga
  • Alguns medicamentos

1.7 - Menopausa

Parte das mulheres passando pela 'perimenopausa' podem acordar com ondas de calor frequentes. Acordar com frequência a noite e ter insônia é uma queixa comum entre as mulheres nesse período, de acordo com estudo.

2 - Mantenha-se calmo quando acordar

Se a sua insônia não for devido a alguma condição médica, a causa pode ser psicofisiológica: Onde você acorda e fica estressado por não voltar a dormir, a sua preocupação te mantém acordado.

Tente se manter calmo e volte a dormir, se em 10 15 minutos não conseguir voltar ao sono, levante-se e faça algo leve, evitando barulhos altos e luzes fortes como as do celular por exemplo.

3 - Pratique uma boa higiene do sono

A higiene do sono é a combinação de diversos hábitos diários que irão influenciar um sono ininterrupto e restaurativo, ou seja, são hábitos que te ajudam a manter no sono durante a madrugada e com muita disposição pela manhã.

A higiene do sono inclui: um quarto idealmente preparado para dormir, rotinas relaxantes antes de ir para cama, dormir e acordar em horários regulares entre outros hábitos.

Somos todos únicos, com diferentes históricos, culturas e cada um com sua própria genética. A sua higiene do sono será única para você e pode ser difícil criar bons hábitos.

Sugerimos a leitura desse post, onde escrevemos um artigo bem completo sobre o assunto.

4 - Outras dicas

4.1 - Terapia cognitiva comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma linha da psicoterapia que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas, cuja finalidade é mudar os padrões de pensamento.

Existem diversos tipos dessa terapia, como por exemplo, a terapia de restrição de sono. A TCC exige reunir-se regularmente com um terapeuta e o processo pode levar oito semanas ou mais. Você, geralmente, tem um intervalo entre as sessões (duas a três semanas) para testar as técnicas sugeridas e fornecer um feedback para seu terapeuta.

Sugerimos a leitura desse post para entender mais sobre a TCC bem como outros tratamentos e terapias contra a insônia.

4.2 - Evite os remédios para dormir

Hoje em dia, remédios para dormir são mais comuns do que você pensa. Provavelmente, você conhece alguém que os usa de forma constante ou de vez em quando, além daquelas pessoas já usou.

Quando você necessita descansar, é fácil ter acesso e tomar remédios para dormir a fim de ter um alívio imediato, mas seus efeitos colaterais como sonolência no dia seguinte, dificuldade de se concentrar entre outros podem acabar com seu dia. Além disso, remédios para dormir podem causar dependência, o que leva a mais efeitos colaterais com o passar do tempo.

Na melhor das hipóteses, remédios para dormir são uma ajuda temporária.

Artigo postado na categoria: Diversos em 09/12/2022

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também