Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma série de informações indispensáveis, que ressaltam o quanto a medicina alternativa pode ser poderosíssima. Boa leitura!

O óleo essencial de jasmim oferece uma presença marcante em virtude de seu maravilhoso perfume. Trata-se de um aroma acentuadamente doce, floral e peculiar. Ao inalá-lo, percebemos, ainda que subjacente, o agradável toque da fruta e do chá enquanto admiramos um líquido de tom alaranjado-escuro. Este óleo não conquistou a simpatia do ramo perfumista e cosmético à toa.

Utilizá-lo nos possibilita, em geral, restaurar a saúde corporal e mental. Este óleo também funciona como um poderoso afrodisíaco natural e, dentre outros auxílios, ele diminui a tosse, combate a depressão, age contra infecções, suaviza a aparência de cicatrizes e manchas, socorre pessoas que sofrem de insônia, auxilia mulheres que têm problemas relacionados à menstruação, protege a pele, reduz as dores causadas pelo parto, age como sedativo, acaba com espasmos musculares, serve como proteção para o útero e é uma ótima opção às pessoas que tentam se livrar da dependência química.

Se você, prezado leitor, deseja conhecer mais, saiba que nos próximos parágrafos abordaremos detalhadamente os benefícios apresentados acima.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural 
  • Descrição olfativa: doce, floral, quente
  • Contraindicações: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome científico: Jasminum Officinale

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial a ser apresentado aqui é extraído de uma flor que costuma desabrochar à noite e pode receber dois nomes científicos: Jasminum grandiflorum (jasmim real) e Jasminum officinale (jasmim real) - o óleo é extraído desta segunda espécie, aliás. Carinhosamente, esta flor recebe o apelido de “rainha da noite”, pois exala mais perfume neste período do dia. 

No que diz respeito à sua origem, esta flor é nativa do Cáucaso, norte do Irã, Afeganistão, Paquistão, Himalaia e oeste da China. A Jasminum officinale é uma planta trepadeira, caducifólia e pertence à família das oleáceas. Ela pode alcançar a altura de 10m (32 pés). Suas flores são, na maioria das vezes, brancas e amarelas, considerando que os meses de junho a setembro lhes são mais propícios para o cultivo. 

Esta flor apresenta um gênero com mais de 200 videiras e arbustos. Não só ela, mas também a própria oliveira pertence à família das oleáceas. A Jasminum officinale também é apelidada de “jasmim do poeta”, pois seu delicioso aroma sempre foi exaltado. Na China, durante séculos, empregaram-na como objeto de decoração e usufruíram de sua fragrância. No mais, outros locais também a trataram desta maneira, e são eles: Japão, Indonésia e todo o sudeste da Ásia. No Paquistão, apelidaram-na de Chameli, tornando-se dona de uma grande popularidade nacional.

Contudo, não é um óleo essencial barato, havendo uma explicação para isso: muitas flores são necessárias para, enfim, produzir uma pequena quantidade de óleo. Porém, seu aroma é notório a partir de algumas gotinhas. Graças ao seu magnífico perfume, há quem chame este produto da terapia holística como “o rei de todos os óleos”. É bem provável que você pense da mesma maneira ao experimentá-lo.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Cis-Jasmona
  • 6-Metil
  • 5-hepten-2-ona
  • Acetato de cis-3-hexelina
  • Ocimeno
  • Acetato de benzila
  • 3,5-dimetil 2-etil-pirazina
  • Indol
  • Ácido benzoico
  • Benzaldeído
  • Acetato de benzila
  • Álcool benzílico
  • Benzoato de benzilo
  • Benzoato de cis-3-hexenilo
  • cis-Jasmona
  • Ceosol
  • Eugenol
  • Farnesol
  • Geraniol
  • Linalol
  • Antralinato de metila
  • p-Cresol
  • Nerol
  • gamma-Terpineol
  • Nerolidol
  • Isophytol
  • Fitol

Antes de adentrarmos o próximo tópico, queremos tecer duas considerações. O componente cis-Jasmona é responsável pelas notas florais na fragrância. O outro componente, o Indol, ao ser isolado, exala um odor demasiadamente fétido. Entretanto, quando empregado em baixa concentração, também apresenta um aroma floral.

4 - Benefícios

O óleo essencial de jasmim pode funcionar tal qual método contra as seguintes adversidades:

4.1 - Depressão

Tristeza? Desânimo? Pensamentos negativos? Inalar o aroma exalado pelo óleo de jasmim estimula a mente e aumenta a sensação de bem-estar, sendo uma reação eficaz contra a depressão. Este óleo estimula a liberação de certos hormônios, como a serotonina e, assim, há no corpo um aumento de energia, a incluir um ânimo elevado. Inspire-se com este maravilhoso óleo.

4.2 - Infecções

Adquirir este óleo significa ter em mãos um ótimo antisséptico e desinfetante. Suas propriedades germicidas, bactericidas, antivirais e fungicidas são eficazes graças à presença de certos componentes químicos, como o Benzaldeído, por exemplo.

Ao ser aplicado em feridas externas, o óleo de jasmim afasta a possibilidade de haver qualquer contagio bacteriano, evitando infecções graves relacionadas ao tétano.

Inalar este magnífico óleo reduz as infecções no sistema respiratório, alivia resfriados e a tosse. Nada mal!

4.3 - Falta de libido

Como dissemos no início do artigo: o óleo de jasmim é um afrodisíaco natural. Ele mexe com a imaginação dos amantes e estimula o apetite sexual. Longe de ser um simples acaso, a jasmim, na cultura indiana, é um item fundamental que decora o leito nupcial dos recém- casados. Também serve como bálsamo contra a impotência sexual, frigidez, ejaculação precoce e outros transtornos que afetam os momentos íntimos.

4.4 - Cicatrizes

Imaginamos o quanto você deve se sentir incomodado pelas marcas deixadas por feridas ou transtornos dermatológicos (acne, por exemplo). Não se deixe levar pelo desânimo, afinal, o óleo de jasmim pode ser a ajuda que você tanto procura. Este óleo é capaz de eliminar cicatrizes e manchas, incluindo estrias em mulheres que estão em fase de gestação.

4.5 - Tosse

O óleo de jasmim tem propriedades expectorantes, visto que é ideal para pessoas que tossem tanto que não conseguem dormir à noite. Melhor que isso é saber que sua ação elimina o catarro que congestiona as vias respiratórias. Trata-se, também, de um bom auxílio às pessoas que roncam, pois elimina a congestão no trato respiratório e nas vias nasais.

4.6 - Insônia

Rufem os tambores! Talvez este seja um dos tópicos mais visados por quem decidiu ler este artigo. Pois bem, o óleo de jasmim é uma opção recomendável àquelas pessoas que desejam um sono profundo, duradouro e sereno. Isso se dá graças à sua ação expectorante, sedativa e antiespasmódica.

4.7 - Menstruação/menopausa

A propriedade emenagogo (digo, que estimula o fluxo sanguíneo) do óleo de jasmim regula os ciclos menstruais, deixando-os de acordo com seu tempo natural e menos dolorosos. Seu efeito também adia a menopausa. Este extraordinário óleo também combate os distúrbios relacionados à menstruação: fadiga, incômodo, náuseas e as mudanças repentinas de humor. Felizmente, à medida que este óleo regula a menstruação, ele equilibra os níveis hormonais e melhora outras funções corporais.

4.8 - Pele seca

Caso você queira cuidar de sua pele, o óleo de jasmim é um produto recomendável, principalmente se sua pele está seca ou desidratada. Atenção! Pelo fato de este óleo oferecer uma reação sensibilizante, nem sempre é aconselhável aplicá-lo em feridas abertas ou cicatrizadas recentemente. Neste caso, pode haver uma reação alérgica ou irritação. Apesar disso, ainda é um óleo utilizado em tratamentos contra acne e eczema (se você pretende utilizar externamente este ou qualquer óleo essencial, busque antes a orientação de um profissional especializado).

4.9 - Baixa produção de leite materno

Se você é mãe e passa por este problema, acredite: o óleo de jasmim poderá ajudá-la. Além de aumentar a produção de leite materno, o referido óleo também funciona contra o câncer de mama. Taí uma boa opção para as mamães que estão em fase de amamentação!

4.10 - Dificuldades no parto

De fato todos os homens não imaginam o quanto um parto pode ser doloroso. No entanto, as mulheres que passam por isso quase sempre não sabem como lidar com este momento tão sublime e ao mesmo tempo penoso. O óleo de jasmim facilita o parto ao diminuir suas dores. Incluir este óleo no parto significa uma recuperação menos dolorosa e um período de pós-natal menos duradouro. Graças ao seu efeito antidepressivo, as mulheres também se colocam a salvo desta condição após dar a luz.

4.11 - Espasmos

Em geral, espasmos causam cãibras, congestão, tosse (espasmódica), falta de ar e dores intestinais. Espasmos são perigosos, e até podem ser mortais! Se você sofre com isso, aconselhamos utilizar óleo de jasmim. Ele tem o poder de tratar e aliviar os espasmos em diversas partes do corpo.

4.12 - Inquietação

O óleo essencial de jasmim acalma a mente e o corpo. É uma excelente opção para combater o estresse, a ansiedade, a irritação, a ira e a depressão. Afirma-se que este óleo alivia a dor ocasionada pela artrite e a gota, porém mais estudos ainda são necessários para reforçar esta afirmação.

4.13 – Má saúde uterina

O óleo em questão fortalece o útero e estimula a produção adequada de hormônio, garantindo uma boa saúde e o funcionamento desejado. Ainda neste aspecto, há outros benefícios, como evitar o surgimento de tumores após a menopausa.

5 – Contraindicações

Geralmente, o óleo essencial de jasmim é seguro e não causa irritações. Entretanto, em alguns casos este óleo essencial pode causar uma reação alérgica e incômoda à medida que é utilizado. Isso ocorre, por exemplo, quando o usuário possui uma pele sensível ou ainda demonstra inexperiência. Aconselhamos que você faça uso do óleo em pequenas quantidades e busque diluí-lo com algum óleo transportador.

Em um número limitado de pessoas o óleo de jasmim pode causar dores de cabeça, reações na pele ou náuseas devido à sua alta concentração. Sempre quando for possível, combine-o com algum óleo portador, como o de coco, amêndoas ou jojoba, por exemplo. Evite qualquer contato direto com a pele sem diluí-lo.

Não é recomendável fazer uso oral do óleo de jasmim, mas sim, deve-se aplicá-lo apenas na pele e utilizá-lo conforme manda as sessões de aromaterapia.

Se você está grávida ou em fase de amamentação, consulte seu médico antes de utilizar este óleo essencial. Este conselho também é dirigido às mulheres que têm, atualmente, problemas hormonais.

Em caso de dúvidas, procure um profissional especializado ou o médico responsável pela sua saúde. Mantenha óleos essenciais fora do alcance de crianças.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.herbco.com/c-327-jasmine-flower.aspx
[2] http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-jasmim/
[3] https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-jasmine-essential-oil.html
[4] https://draxe.com/jasmine-oil/

Artigo postado em 21/08/2018

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também