A falta de sono e a depressão clínica
14 de Dezembro de 2014 | Atualização: Agosto/2018Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1]. De fato, um dos sinais da depressão é a insônia!
A depressão clínica é um transtorno relacionado ao humor, dando desânimo para realizar qualquer tarefa. Triste e vulnerável, ela se transforma em uma pessoa sem qualquer capacidade. É normal que todos nós nos sintamos pra baixo uma hora ou outra. Porém, quando esses sentimentos se tornam intensos e diários, há uma grande possibilidade de isso colocar sua vida para baixo.
Como dito, um dos sinais da depressão clínica é a dificuldade de pegar no sono, mas outro problema relacionado com a depressão clínica é dormir muito.
Ter dificuldade para dormir não significa exatamente que você tenha depressão, mas a falta de um sono de qualidade pode lhe tornar uma pessoa depressiva.
O sono normal restaura suas energias diárias, é um descanso que seu corpo inteiro precisa. Mas quando o sono normal é perturbado ou insuficiente, isso pode aumentar o nível de tensão, raiva e irritabilidade.
Diversos tipos de traumas físicos e emocionais podem desencadear problemas no sono. Por exemplo, pouco sono pode levar à fadiga. Com a fadiga, você faz menos exercícios e/ou se torna uma pessoa menos ativa, deteriorando seu estado físico. Com isso, eventualmente, você entra em um ciclo vicioso, levando uma vida pouco ativa e com o sono ruim, o que, no final de tudo, muda seu humor podendo deixá-lo depressivo.
Este post é apenas um alerta a fim de deixar claro que a falta de um sono de qualidade pode levar uma pessoa à depressão clínica, entre outros tipos. Consulte as fontes e referências para mais detalhes.