Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico.

O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os voluntários dormir apenas 2 horas na primeira noite a fim de verificar os danos causados no organismo pela falta de sono. Houve um aumento num hormônio de estresse responsável por um aumento nos batimentos cardíacos, pressão arterial e açúcar no sangue. Eles também notaram baixos níveis da proteína interleucina-6 que combate viroses. 

Na segunda noite, o sono foi limitado a apenas 2 horas novamente e durante a tarde os voluntários puderam tirar uma soneca de 30 minutos. Após a soneca, os níveis do hormônio do estresse e da proteína interleucina-6 voltaram ao normal.

“Nossos dados sugerem que uma soneca de 30 minutos pode reverter os danos causados por uma noite ruim de sono”, diz Brice Faraut, autor do estudo que completa: “Essa descoberta ajuda no desenvolvimento de estratégias para pessoas com problemas no sono, que dormem pouco e/ou que trabalham a noite.”.

Artigo postado na categoria: Notícias & Estudos em 23/02/2015

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também