Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos.

Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profissionais que podem salvar nossas noites. Antes de procurá-los, reserve uns minutos para ler os próximos parágrafos e, se possível, conhecer também outros artigos que disponibilizamos.

Boa leitura!

1 - O que é um especialista em sono? 

Na maioria dos casos, os especialistas em sono atuam na área da medicina ou psicologia. São profissionais que possuem, no currículo, uma pós-graduação voltada para o próprio sono e seus famosos transtornos.

Fontes de pesquisa afirmam que, em 2005, 3.249 especialistas em sono atuavam nos Estados Unidos.

2 - Em específico, o que eles fazem?

Existem aproximadamente 88 transtornos que afetam o sono, sabia? No entanto, a maioria destes especialistas se dedicam aos seis principais transtornos, e são eles:

Sabe-se que um terço da população sofre de insônia, sendo que 10% corresponde à insônia crônica. Foi constatado, também, que 75% da população norte-americana apresentou, pelo menos, algum sintoma relacionado a noites mal dormidas, fosse durante certos dias da semana ou do mês.  

3 - Por que devo procurar um especialista em sono?

Certamente você deve estar se perguntando isso agora. A resposta é simples: precisamos recorrer a estes profissionais quando não alcançamos a quantidade ou qualidade necessária de sono, para que enfim haja mais energia em nossos dias. Sentir-se descansado também é outra consequência positiva.

No mais, ao perceber sintomas dos distúrbios que afetam o sono, seu médico habitual poderá encaminhá-lo para um desses especialistas.

4 - O que acontece quando vou a um especialista em sono? 

Ele dirigirá a você uma série de perguntas, a fim de avaliar seus sintomas e realizar um exame chamado polissonografia, caso seja necessário. Neste teste, o corpo do paciente estará em contato com 25 eletrodos, os quais registrarão o nível das ondas cerebrais, frequência cardíaca, movimento ocular, tensão muscular, espasmos nas pernas, o fluxo de ar que passa pela boca e nariz, movimento da parede torácica.

Por outro lado, descartando o exame feito com a polissonografia, o médico poderá receitar um medicamento para dormir ou simplesmente emitir o encaminhamento para sessões de psicologia.

5 - Considerações finais

Há uma série de tratamentos, a mencionar a terapia comportamental, tratamento que pode envolver o diálogo e sugerir mudanças no estilo de vida.

Também está disponível, no mercado farmacêutico, um sem-fim de remédios que servem para dormir, de maneira que determinados medicamentos se encaixam melhor de acordo com distúrbios específicos, como a insônia. A apneia do sono é um quadro mais delicado, pois exige a utilização de aparelhos ou até procedimento cirúrgico.

Antes de recorrer a qualquer medicamento, peça orientação ao seu médico. Medicar-se exige responsabilidade. Buscar informação também é válido; o conhecimento muda nossa maneira de encarar um problema, clareia nossos pensamentos, faz enxergar outros caminhos – para isso, nós estamos aqui!

Referência bibliográfica:
https://www.webmd.com/sleep-disorders/features/sleep-rx-specialist#1

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 05/05/2020

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também