'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremos sobre a homeopatia e sua atuação no que diz respeito ao sono.

Boa leitura!

1 - O que é a homeopatia?

A grosso modo, a homeopatia crê que o corpo humano é capaz de curar a si mesmo. Mas, para isso, pode haver no começo do tratamento o auxílio de substâncias oferecidas pela própria natureza, como aquelas que são extraídas de plantas e minerais, por exemplo. Atenção! A homeopatia é uma especialização médica e não devemos confundi-la com a fitoterapia nem com métodos curativos à base de remédios de planta.

Segundo fontes de informação [1], a homeopatia foi desenvolvida na Alemanha, no fim do século 18. A referida prática medicinal já é comum em outros países da Europa, embora obtenha maior notoriedade nos Estados Unidos.

A homeopatia pode ser utilizada para tratar muitos problemas de saúde, a incluir certas doenças crônicas: alergias, enxaqueca, artrite reumática etc. A insônia também não fica de fora dessa lista quilométrica!

2 - A homeopatia pode ajudar no sono?

Sim, a homeopatia pode ajudar no sono, e se você tem insônia, saiba que esse método poderá fazer uma grande diferença. Nesse caso, a homeopatia não vencerá a insônia através de comprimidos homeopáticos para dormir, até porque isso não existe!, mas sim, por meio de uma alteração no padrão do sono.

Digamos que saber o que se passa durante seu ciclo do sono também pode ajudar no tratamento. Conforme o nível de insônia, isto é, levando em conta aquelas pessoas que, por exemplo, costumam despertar nas primeiras horas após deitar-se, um determinado remédio essencialmente natural poderá ser recomendado. Porém, reforçamos: é preciso analisar sua rotina noturna, levando em conta os estágios do sono, e explorar o porquê de sua insônia!

3 - Considerações finais

Se você deseja ir a um médico homeopata, é importante deixá-lo bem informado a cada consulta, relatando certos sintomas que aparecem antes, durante e após o sono, como inquietação, pesadelos frequentes, despertar-se muitas vezes durante a madrugada, levantar-se da cama antes do horário planejado (é o caso daquelas pessoas que precisam sair da cama às seis da manhã para trabalhar, mas às quatro já estão de pé). Cada detalhe esclarecido é importante para chegar à raiz do problema.

A homeopatia é uma excelente opção às pessoas que desejam se livrar da insônia sem o auxílio de remédios artificiais, totalmente criados em laboratório. Além do consultório médico, outras opções “naturais” podem auxiliar você, e uma delas são os óleos essenciais. Contudo, caso queira testá-los a fim de livrar-se da insônia, não abra mão de pedir a orientação de um profissional capacitado. Informar-se é a melhor forma de prevenção.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.webmd.com/balance/what-is-homeopathy#1
[2] https://www.youtube.com/watch?v=VIaYeke5b6E
[3]https://www.britishhomeopathic.org/charity/how-we-can-help/articles/conditions/i/insomnia/

Texto postado em 29 de Janeiro de 2019 .

Comentários

Leia também...

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Por quanto tempo aguentamos ficar acordados?

Admita: você já se fez esta pergunta alguma vez. Digamos ser uma dúvida comum que, à primeira vista, parece não ter uma resposta exata. Por quantas horas nós, por exemplo, suportamos ficar acordados? Humanamente falando, haveria um limite para isso? Ou quais seriam suas consequências para o corpo e a mente? Nossas perguntas estão lançada... Leia o artigo »

10/04/2020

Beber água: quais são os benefícios durante o sono?

Quantos copos de água você bebe por dia? Por acaso, há dias em que você não se hidrata? Se sua resposta for positiva, aconselhamos: aumente seu consumo já! Manter-se hidratado é fundamental. A água tem a incrível capacidade de fazer o corpo funcionar corretamente. Ela estabelece o equilíbrio dos fluídos corporais, facilita ... Leia o artigo »

28/09/2018

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5473 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.