Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nossos artigos!

Boa leitura!

1 - O que é o Methyl B12?

Methyl B12 é um nutriente popularmente conhecido como vitamina B12. Também atende pelo nome científico de metilcobalamina. Ele pode ser usado como suplemento dietético ou para tratar certas anemias. Além disso, tem o poder de produzir glóbulos vermelhos. Como esse nutriente pode auxiliar as pessoas que têm problemas para dormir? Isso é, portanto, o que nós abordaremos no próximo tópico.

2 - Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

Se você costuma ter problemas para dormir, saiba que o Methyl B12 poderá ajudá-lo. As informações apresentadas abaixo mostram sua grande eficácia para com o sono. Vejamos:

  • O Methyl B12 é capaz de aumentar a produção de melatonina. A melatonina, como é sabido, é um hormônio que, entre outras funções, ajuda a regular o tempo de sono. O referido nutriente atua sobre a glândula pineal: glândula endócrina que sintetiza a melatonina.
  • Ainda no que diz respeito à falta de sono, deve-se destacar que diversos estudos e experimentos utilizaram a forma vitamina B12 chamada metilcobalamina, que pode ser injetada ou utilizada por via oral.
  • Foi percebido que a metilcobalamina tem melhor eficácia quando usada junto à terapia das luzes, isto é, exposição à luz azul, cujo contato é importante durante várias horas após acordar. Nesse caso, também é fundamental diminuir o contato com essa mesma luz antes de deitar-se.
  • O Methyl B12 é útil às pessoas que têm sérias dificuldades para conciliar o sono e, também, despertar-se de manhã ou acordar com mais disposição.
  • O efeito da metilcobalamina também depende da dose. Caso você a tome em pouca quantidade ou não a absorva devidamente, esse nutriente não causará o efeito desejado.

3 - Deficiência de Methyl B12

Pessoas que carecem desse nutriente se sentem fracas e possuem um raciocínio lento. Elas podem sofrer de uma doença chamada anemia perniciosa. Em meio aos sintomas, podemos citar, como exemplo, formigamento e adormecimento nos dedos do pé e da mão. 

Quem costuma seguir uma dieta baseada em apenas vegetais, corre maior risco de desenvolver essa enfermidade, pois alimentos de origem animal oferecem vitamina B12 de forma natural. Pessoas mais velhas também têm maior chance de possuir deficiência dessa vitamina, afinal, o organismo delas absorve essa vitamina com maior dificuldade à proporção que envelhecem.

4 - Alimentos com Methyl B12

O Methyl B12 (vitamina B12) pode ser encontrado em determinados alimentos. No mar, ele está presente em peixes, como atum, arco-íris, truta selvagem, salmão vermelho e eglefim. Certos animais de carne vermelha também não ficam de fora, e são eles: cordeiro, boi e vaca. Produtos lácticos (iogurte, queijo e leite) também oferecem esse rico nutriente.

5 - Diferentes tipo de vitamina B12

Em primeiro lugar, certos tipos de vitamina B12 são encontrados em fontes naturais, enquanto outros são fabricados em laboratório. Dentre as formas artificiais, pode-se citar a cancobalamina, metilcobalamina e hidroxocobalamina.

É possível comprar tabletes de cianocobalamina sem receita médica, porém, em doses mais baixas. Caso você queira adquiri-la em doses mais altas, apenas sob prescrição médica. As doses mais altas estão disponíveis em forma líquida ou aerossol.

No entanto, a metilcobalamina é o tipo de vitamina B12 mais fácil de ser aceita pelo organismo.

A hidroxocobalamina já é produzida pelas bactérias “boas” presentes em nosso intestino. Ela também pode ser adquirida através de receita médica ou injeção. Além disso, também pode ser utilizada para tratar intoxicação causada por cianeto. Guarde bem essa dica!

6 - Advertências 

Antes de fazer a ingestão desse nutriente, é importante você consultar o profissional responsável pela sua saúde nos seguintes casos:

  • Presença de sangue na urina
  • Baixo nível de ferro ou ácido fólico no organismo
  • Presença de alguma doença óssea
  • Existência de infecções no organismo
  • Ser alérgico à vitamina B12 ou a qualquer outro componente do medicamento
  • Possuir uma doença genética chamada atrofia óptica

7 - Efeitos colaterais da vitamina B12

Abaixo, os efeitos colaterais mais comuns da vitamina B12:

  • Dor de cabeça
  • Coceira
  • Inchaço
  • Nervosismo e ansiedade
  • Movimentos involuntários e incontroláveis

7.1 - Efeitos colaterais graves

  • Baixo nível de potássio no sangue
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Coágulos nos braços e nas pernas
  • Reação alérgica potencialmente mortal chamada anafilaxia, que condiz com problemas para respirar, inchaço na língua e/ou garganta fechada e presença de urticária na pele.
  • Acúmulo de líquido nos pulmões
Referências bibliográficas:
[1] https://www.everydayhealth.com/drugs/vitamin-b-12
[2] https://fanaticcook.com/2015/08/12/having-trouble-sleeping-vitamin-b12-may-help/

Artigo postado na categoria: Alimentação em 04/01/2019

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também