'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Capa post - Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 07 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo?

Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Os entrevistados foram solicitados a classificar a importância de vários elementos que ajudam a ter uma boa noite de sono e abaixo segue (na ordem) os itens mais importantes que – sem dúvidas – vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor.

  • Colção confortável (73%)
  • Travesseiros confortáveis (69%)
  • Lençóes e fronhas confortáveis (54%)
  • Boa temperatura do quarto (53%)
  • Quarto silencioso (52%)
  • Ar fresco e livre de alergias (50%)
  • Quarto escuro (49%)
  • Cama limpa (39%)
  • Lençóes com aroma fresco (25%)
  • Banho relaxante antes de dormir (23%)

As porcentagens ao lado de cada item representa o nível de importancia informada pelos parcitipantes do estudo. Ao todo 1500 pessoas foram entrevistadas com idades em 25 e 55 anos.

Cerca de 93% dos participantes disseram que ficavam com mais vontade de dormir e descansar quando os lençóis estavam frescos e com bom aroma, além disso, as mulheres eram muito mais propensas em concordar com esta afirmação do que os homens.

Houve uma diferença notável entre aqueles que diziam ter um bom sono quase toda noite e aqueles que tinha poucas noites de bom sono. Aqueles que dormiam bem quase toda noite diziam tomar um banho refrescante antes de dormir praticamente todas as noites antes de ir para a cama.

Outro fato interessante é de quanto em quanto tempo as pessoas reportaram trocar seus lençóis. Trocar com frequências os lençóis ajuda e manter um ambiente para dormir mais limpo e arrumado.

  • Uma ou mais vezes por semana (62%)
  • A cada duas semanas (29%)
  • A cada três semenas (6%)
  • Mais de três semanas (3%)

Já tem bastante tempo que eu queria afirmar aqui no blog que um quarto confortável é ideal para melhores noites de sono, porém não tinha nenhum estudo para defender minha afirmação, hoje por acaso, esbarrei nesse estudo feito em 2012.

O estudo completo e com todos os seus detalhes com 55 páginas (inglês) está disponível nesse link.

Comentários

Leia também...

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018