'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Capa post - Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 07 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo?

Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Os entrevistados foram solicitados a classificar a importância de vários elementos que ajudam a ter uma boa noite de sono e abaixo segue (na ordem) os itens mais importantes que – sem dúvidas – vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor.

  • Colção confortável (73%)
  • Travesseiros confortáveis (69%)
  • Lençóes e fronhas confortáveis (54%)
  • Boa temperatura do quarto (53%)
  • Quarto silencioso (52%)
  • Ar fresco e livre de alergias (50%)
  • Quarto escuro (49%)
  • Cama limpa (39%)
  • Lençóes com aroma fresco (25%)
  • Banho relaxante antes de dormir (23%)

As porcentagens ao lado de cada item representa o nível de importancia informada pelos parcitipantes do estudo. Ao todo 1500 pessoas foram entrevistadas com idades em 25 e 55 anos.

Cerca de 93% dos participantes disseram que ficavam com mais vontade de dormir e descansar quando os lençóis estavam frescos e com bom aroma, além disso, as mulheres eram muito mais propensas em concordar com esta afirmação do que os homens.

Houve uma diferença notável entre aqueles que diziam ter um bom sono quase toda noite e aqueles que tinha poucas noites de bom sono. Aqueles que dormiam bem quase toda noite diziam tomar um banho refrescante antes de dormir praticamente todas as noites antes de ir para a cama.

Outro fato interessante é de quanto em quanto tempo as pessoas reportaram trocar seus lençóis. Trocar com frequências os lençóis ajuda e manter um ambiente para dormir mais limpo e arrumado.

  • Uma ou mais vezes por semana (62%)
  • A cada duas semanas (29%)
  • A cada três semenas (6%)
  • Mais de três semanas (3%)

Já tem bastante tempo que eu queria afirmar aqui no blog que um quarto confortável é ideal para melhores noites de sono, porém não tinha nenhum estudo para defender minha afirmação, hoje por acaso, esbarrei nesse estudo feito em 2012.

O estudo completo e com todos os seus detalhes com 55 páginas (inglês) está disponível nesse link.

Comentários

Leia também...

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4911 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.