'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Capa post - Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 07 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo?

Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Os entrevistados foram solicitados a classificar a importância de vários elementos que ajudam a ter uma boa noite de sono e abaixo segue (na ordem) os itens mais importantes que – sem dúvidas – vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor.

  • Colção confortável (73%)
  • Travesseiros confortáveis (69%)
  • Lençóes e fronhas confortáveis (54%)
  • Boa temperatura do quarto (53%)
  • Quarto silencioso (52%)
  • Ar fresco e livre de alergias (50%)
  • Quarto escuro (49%)
  • Cama limpa (39%)
  • Lençóes com aroma fresco (25%)
  • Banho relaxante antes de dormir (23%)

As porcentagens ao lado de cada item representa o nível de importancia informada pelos parcitipantes do estudo. Ao todo 1500 pessoas foram entrevistadas com idades em 25 e 55 anos.

Cerca de 93% dos participantes disseram que ficavam com mais vontade de dormir e descansar quando os lençóis estavam frescos e com bom aroma, além disso, as mulheres eram muito mais propensas em concordar com esta afirmação do que os homens.

Houve uma diferença notável entre aqueles que diziam ter um bom sono quase toda noite e aqueles que tinha poucas noites de bom sono. Aqueles que dormiam bem quase toda noite diziam tomar um banho refrescante antes de dormir praticamente todas as noites antes de ir para a cama.

Outro fato interessante é de quanto em quanto tempo as pessoas reportaram trocar seus lençóis. Trocar com frequências os lençóis ajuda e manter um ambiente para dormir mais limpo e arrumado.

  • Uma ou mais vezes por semana (62%)
  • A cada duas semanas (29%)
  • A cada três semenas (6%)
  • Mais de três semanas (3%)

Já tem bastante tempo que eu queria afirmar aqui no blog que um quarto confortável é ideal para melhores noites de sono, porém não tinha nenhum estudo para defender minha afirmação, hoje por acaso, esbarrei nesse estudo feito em 2012.

O estudo completo e com todos os seus detalhes com 55 páginas (inglês) está disponível nesse link.

Comentários

Leia também...

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018