'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Capa post - Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 07 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo?

Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Os entrevistados foram solicitados a classificar a importância de vários elementos que ajudam a ter uma boa noite de sono e abaixo segue (na ordem) os itens mais importantes que – sem dúvidas – vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor.

  • Colção confortável (73%)
  • Travesseiros confortáveis (69%)
  • Lençóes e fronhas confortáveis (54%)
  • Boa temperatura do quarto (53%)
  • Quarto silencioso (52%)
  • Ar fresco e livre de alergias (50%)
  • Quarto escuro (49%)
  • Cama limpa (39%)
  • Lençóes com aroma fresco (25%)
  • Banho relaxante antes de dormir (23%)

As porcentagens ao lado de cada item representa o nível de importancia informada pelos parcitipantes do estudo. Ao todo 1500 pessoas foram entrevistadas com idades em 25 e 55 anos.

Cerca de 93% dos participantes disseram que ficavam com mais vontade de dormir e descansar quando os lençóis estavam frescos e com bom aroma, além disso, as mulheres eram muito mais propensas em concordar com esta afirmação do que os homens.

Houve uma diferença notável entre aqueles que diziam ter um bom sono quase toda noite e aqueles que tinha poucas noites de bom sono. Aqueles que dormiam bem quase toda noite diziam tomar um banho refrescante antes de dormir praticamente todas as noites antes de ir para a cama.

Outro fato interessante é de quanto em quanto tempo as pessoas reportaram trocar seus lençóis. Trocar com frequências os lençóis ajuda e manter um ambiente para dormir mais limpo e arrumado.

  • Uma ou mais vezes por semana (62%)
  • A cada duas semanas (29%)
  • A cada três semenas (6%)
  • Mais de três semanas (3%)

Já tem bastante tempo que eu queria afirmar aqui no blog que um quarto confortável é ideal para melhores noites de sono, porém não tinha nenhum estudo para defender minha afirmação, hoje por acaso, esbarrei nesse estudo feito em 2012.

O estudo completo e com todos os seus detalhes com 55 páginas (inglês) está disponível nesse link.

Comentários

Leia também...

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019