Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

É perigoso dormir com celular debaixo do travesseiro?

É perigoso dormir com celular debaixo do travesseiro?

Como já se sabe, usar o celular antes de dormir é prejudicial para a saúde. A tela do aparelho emite luz azul, inibindo a produção de melatonina, dificultando o adormecer e a qualidade do sono de uma forma geral. Pior ainda é dormir com o celular debaixo do travesseiro. Vamos entender.

As pessoas costumam colocar o celular embaixo do travesseiro por inúmeras razões, mas no final, tudo se resume a uma coisa só: Está difícil desconectar. Notificações de tudo quanto é tipo de aplicativo acontecem a todo momento. Cada notificação causa um pico de excitação no cérebro que nos move a buscar pelo celular, que a propósito está de fácil alcance, bem debaixo do travesseiro.

Os problemas relacionados aos perigos de dormir com o aparelho debaixo da cabeça não são as notificações. Os piores problemas estão na exposição a radiações nocivas e no aumento do risco de acidentes.

Radiações perigosas

Celulares produzem radiação devido a um sinal de radiofrequência de cerca de 900MHz. Embora seja uma quantidade considerada segura, alguns estudos sugerem que a exposição a esse tipo de radiação pode estar associada a um risco maior de câncer.

A exposição a essa radiação (manter o celular sempre perto da cabeça), principalmente por períodos prolongados, também causam dor de cabeça, dor muscular entre outros problemas de saúde.

Ativar a conhecida opção 'modo avião' no celular reduz drasticamente a quantidade de radiação eletromagnética emitida, mas o correto é manter o celular afastado, devido a outro risco: Explosões e Incêndios.

Outro estudo descobriu que pessoas que usam celulares por mais de dez anos tem risco aumentado de câncer. Também foi observado a correlação entre o uso intensivo de celulares e um aumento no risco de gliomas, um tipo de câncer cerebral. Pessoas que usam seus celulares por mais de 4 horas / dia, tem mais probabilidade de desenvolver gliomas.

Explosões e incêndios

É mais perigoso ainda dormir com o celular debaixo do travesseiro se ele estiver conectado e carregando. O superaquecimento do celular traz riscos graves à sua saúde física, acidentes do tipo tem acontecido numa frequência maior.

Mesmo se não estiver carregando, ainda assim um celular pode sobreaquecer. Por exemplo, algum aplicativo pode estar utilizando todos os recursos do celular sem você saber, ou pior, o celular também pode sobreaquecer quando você o coloca num espaço confinado, como debaixo do travesseiro, prejudicando o sistema de ventilação.

A probabilidade explosões e incêndios são baixas. Celulares são produzidos para terem um probabilidade muito baixa de pegar fogo os circunstâncias normais. Mas ao colocâ-lo embaixo do travesseiro você está violando uma das diretrizes operacionais do manual e aumentando em 10x as chances do celular pegar fogo!

Celulares mais modernos possuem circuitos que reduzem o consumo de energia se ficar muito quente, isso é verdade e geralmente funciona. Mas diversos acidentes ainda continuam acontecendo.

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 10/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também