'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

O que é ruído branco?

Capa post - O que é ruído branco?

Texto: Postado em Curiosidades por Marcelo Morais no dia 20 de Abril de 2014 e última atualização dia 04 de Fevereiro de 2019 .

Algumas pessoas têm bastante sorte: elas podem dormir com o som de latidos ou até música alta na vizinhança. Porém, a maioria tem dificuldades para adormecer em ambientes barulhentos. Então, o que fazer para diminuir o barulho externo? Já falamos aqui sobre protetores auriculares, mas outra solução é utilizar alguma forma de ruído branco. Conheça mais nas próximas linhas! 

Boa leitura! 

1 - O que é o ruído branco?

Em uma definição simples, no que diz respeito a dormir bem, o ruído branco é um tipo de som usado para abafar barulhos externos que atrapalham o sono ou até mesmo acordam você durante a noite. Já em termos técnicos [1], o ruído branco é uma espécie de barulho que surge a partir da combinação de sons diferentes, ainda que possuam frequências distintas. 

O ruído em questão só pode ser gerado eletronicamente e é muito parecido àquela estática de TV ou rádio. O ruído branco em si não é muito confortável de se ouvir, pois contém uma grande quantidade de energia de alta frequência. Apesar disso, hoje em dia o termo “ruído branco” tem um uso variado. Na maioria dos casos, é usado para descrever qualquer barulho constante que oculta outros barulhos externos. Suponhamos que você não consegue dormir porque há um rádio alto em algum lugar da vizinhança. Logo, usar o barulho do ventilador para adormecer é uma excelente forma de abafar o ruído externo. Esse barulho de "zummm..." constante, gerado pelo ventilador, pode ser chamado de ruído branco.

1.1 - Origens do ruído branco

O ruído branco, reproduzido por fontes eletrônicas, foi descoberto no fim do século 19, graças ao trabalho de cientistas como Thomas Edison. Pode-se dizer que Edison foi a primeira pessoa no mundo a escutar a reprodução de sons gravados, e isso aconteceu em 1877. O termo "ruído branco" surgiu ao ter, tal qual inspiração, a imagem da iluminação elétrica que, por sua vez, chamava-se luz branca, que surge a partir de uma combinação entre diferentes cores. 

2 - Outros exemplos de ruído branco

  • Sons da natureza: chuva, ondas e floresta
  • Barulho de máquinas: ventilador ou ar-condicionado
  • Sons ambientes: pessoas conversando e o interior de um avião

Há, também, outros tipos de ruído, como o ruído cinza, rosa e marrom. As diferentes cores representam uma densidade espectral específica e têm aplicações diversas em acústica, engenharia e física. Acredita-se ainda que o ruído branco, quando ouvido em volume baixo, é relaxante e, por isso, costuma ser utilizado em consultórios dentários e clínicas de psicologia a fim de acalmar os pacientes. Pode ser usado também para acalmar bebês recém-nascidos [2].

Dentre essas diferentes cores de ruído, estudos mostram que o ruído rosa pode ser bem promissor quando se trata de ajudar no sono [3].

3 - Como gerar ruído branco para dormir?

Para mascarar barulhos externos, você pode gerar ruído branco de diversas maneiras, incluindo o barulho do ventilador, ar-condicionado e/ou um umidificador de ar. Mas há também várias soluções na internet para gerar diversos tipos de barulho, aplicativos para celular e até mesmo máquinas especializadas, como aquelas produzidas pela empresa AST

  • Nature Sound 4 Me: Customize e baixe seu próprio som para dormir com barulhos da natureza. 
  • Archive.org: Biblioteca com centenas de tipos de ruído branco.
  • RainyMood: Site com barulho constante de chuva. Há também aplicativos para Android e iPhone.
  • SimpleNoise e SimpleRain: Site com ruído branco, cinza, rosa e marrom, além de outras opções, como oscilação e tempo para desligar. A segunda opção, o SimpleRain, é similar ao RainyMood com algumas opções a mais. Também está disponível em forma de aplicativos para Android e iPhone. 
  • TMSoft: Um dos aplicativos mais conhecidos do mercado. Ele oferece diversos tipos de ruído branco para escolher e ainda com possibilidade de criar playlists.
  • Ipnos Soft: Outro aplicativo muito popular relacionado a sons, músicas e melodias de acordo com seu senso de humor. 

4 - Outros benefícios do ruído branco

4.1 - Relaxa bebês

Como mencionado nas linhas anteriores, o ruído branco pode beneficiar o sono de bebês recém-nascidos. Aliás, embora ainda estejam no ventre materno, a criança também já pode se sentir relaxada com o ruído branco. Caso seu filho tenha o costume de acordar com o menor barulho, o ruído branco poderá ajudá-lo a dormir por mais tempo, mesmo se há outros barulhos no quarto. 

4.2 - Zumbido no ouvido X ruído branco

Aqui, vale esclarecer um detalhe: o ruído branco pode abafar o zumbido no ouvido, proporcionando um sono profundo e reparador. Se você sofre com esse problema, disponibilizamos um artigo onde apresentamos sua definição, causas e formas de tratamentos. 

Fontes e referências:
[1] http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao47.htm
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_branco
[3] http://en.coe.pku.edu.cn/news/312.htm
[4]https://www.tomorrowsleep.com/magazine/white-noise

Comentários

Leia também...

Maconha ajuda a dormir?

“Eu sempre encontro pacientes que relatam o uso frequente de maconha para dormir”, diz John Cline, psicólogo clínico. Muitos juram que a maconha ajuda a relaxar e a dormir. Nos EUA, clínicas de saúde mental estão cientes que diversos de seus pacientes usam cannabis para dormir, e também parece que pacientes com insônia também ... Leia o artigo »

17/02/2014

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Por que acordo com muita fome?

A fome é um impulso natural. Ela combina com um belo e nutritivo café da manhã, refeição indispensável para um dia cheio de energia! O problema é quando o apetite – fera indomável! – passa a interromper as noites de sono. Por que algumas pessoas sentem tanta fome a ponto de perderem o sono? Nesse artigo, exploraremos esta quest&at... Leia o artigo »

24/05/2019

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016