Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Canções de ninar ajudam a dormir: mito ou verdade?

Existem canções de ninar que marcaram nossa infância. Às vezes não recordamos seus nomes, mas basta alguém cantarolar um trecho e, logo, a gente se depara com boas lembranças.

Nostalgia à parte, canções de ninar ajudam a dormir? No artigo de hoje, nós investigaremos esta questão, além de apresentar informações interessantes relacionadas a este hábito presente em outras culturas.

Boa leitura!

1 - Canções de ninar ajudam a dormir? 

Sim, canções de ninar ajudam a dormir! E não é uma resposta que se baseia em crenças populares ou puro achismo. Ela possui a comprovação da própria ciência. 

Um estudo [1], realizado pela Universidade de Montreal, destacou a eficiência das canções de ninar. Estas cantigas receberam grande aprovação dos estudiosos, considerando-as uma opção recomendável para tranquilizar meninos e meninas.

Em princípio, as canções de ninar atuam de três formas:

  1. Ajudam a equilibrar as emoções da criança
  2. Fortalecem a ligação que há entre pais e filhos
  3. Favorecem o surgimento de uma rotina voltada para o sono

Nas próximas linhas, exploraremos cada um desses benefícios, não deixando de lado informações imperdíveis. Confira!

2 - Cantigas de ninar e seus benefícios

2.1 - Emoções equilibradas

Boa notícia! Escutar música é um hábito que pode regular as emoções de crianças e adultos. Se uma criança se mostra agitada antes de deitar-se, ou perde o sono em plena madrugada, vale a pena acalmá-la com uma canção infantil, que poderá eliminar qualquer sentimento negativo. Assim, a serenidade reinará novamente e o bicho-papão não será mais um problema.

Cientificamente falando, a música é capaz de estimular determinadas emoções, pois ela entra em contato com certas conexões neuronais. Não é por acaso que algumas pessoas, quando infelizes, ouvem músicas tristes a fim de expressar suas sentimento reprimidos. Também é por este motivo que cirurgiões optam por escutar músicas relaxantes enquanto operam ou antes de entrarem em ação.

2.2 - Maior vínculo entre país e filhos

A resposta para tal fenômeno pode ser dada pela neurociência. Digamos que o vínculo familiar, seguindo este contexto, torna-se mais forte graças a um hormônio que se chama oxitocina.

Há quem o chame de “hormônio do amor”. Já as mamães o consideram um hormônio relacionado ao parto, à produção de leite materno e ao afeto que surge a partir dos primeiros contatos com o recém-nascido.

Contudo, a oxitocina também é liberada durante as canções de ninar, fortalecendo a ligação entre pais e filhos. Porém, um detalhe deve ser levado em consideração...

Não é correto dizer que a oxitocina é liberada todas as vezes em que uma canção é cantada. Para que haja tal liberação, a música deve ser entoada com bastante emoção, a ponto de manter a criança envolvida.

À medida que o vínculo entre pais e filhos se torna mais forte, a criança dormirá com mais facilidade ao escutar uma canção de ninar, uma vez que, para ela, é mais confortável dormir na presença da pessoa amada.

2.3 - Rotina voltada para o sono

As canções de ninar ajudam a criar uma rotina antes de deitar-se. Apesar do cansaço físico, pais e mães devem seguir o conselho de especialistas: realizar sempre as mesmas etapas ao colocarem seus filhos no berço.

Em outras palavras, criar uma rotina é ideal para regular o relógio biológico da própria criança.

Antes de colocar o pequeno para dormir, inclua, por exemplo, um banho morno para relaxá-lo ou uma cantiga infantil. Cada etapa envia um sinal ao cérebro da criança e, assim, ela entende que a hora de dormir está chegando.

2.4 - Outros benefícios

Conheça, agora, outros benefícios proporcionados pelas canções de ninar. Confira:

  • Diminui os níveis de estresse
  • Desenvolve a linguagem
  • Fortalece a memória (estimula a cognição)
  • Diminui os níveis de ansiedade
  • Transmite conceitos básicos (ex.: dias da semana)

3 - Canções de ninar em diversos países

Talvez não é uma novidade dizer que cada cultura possui sua canção de ninar mais tradicional. Analisar este hábito cultural de acordo com outros países nos ajuda a entender a relação universal entre pais e filhos. Nos próximos subtópicos, mencionaremos alguns países e suas principais canções.

3.1 - México

“Arrorro mi niño” é uma canção doce, repleta de suavidade e tradicional em terras mexicanas.

3.2 - Irlanda

É uma cantiga de dormir muito simples. Nela, o cantor relembra os momentos em que sua própria mãe cantou para ele.

3.3 - Alemanha

A canção de Brahms tem origem alemã. Além disso, ela garante ao seu filho erudição e bons sonhos.

3.4 - Japão

“Edo Komoriuta”, canção tradicional japonesa, conta a história de uma babá que cruzou as montanhas até sua distante aldeia. 

Referências bibliográficas:
[1] https://www.mother.ly/parenting/lullabies-work-according-experts

Artigo postado na categoria: Bebês e Crianças em 01/07/2019

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também