'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

12 Problemas que podem causar suores noturnos

Médicos escutam com frequência alguns pacientes reclamarem de suores noturnos, isso se refere ao suor excessivo durante a noite, enquanto dormem.

Se você dorme num quarto quente ou tem o costume de dormir com muitas roupas, é possível que esse suor noturno seja normal. Mas quem tem problema com suor enquanto dorme, geralmente é tanto que chegam a molhar os lençóis, as roupas, o travesseiro e não estão relacionados ao ambiente quente.

Existem diferentes causas para o suor noturno. Para descobrir o problema, um médico deve ter detalhes do seu histórico médico e fazer testes para decidir se existe uma condição médica associada ao suor. Algumas causas comuns são:

1 – Menopausa

As ondas de calor que ocorrem durante a menopausa podem também causar a sudorese durante a noite. Em mulheres, essa é uma causa comum do suor noturno.

Atualização 28/Março/2017: Um estudo recente foi publicado no mês passado com o objetivo de avaliar o uso da valeriana como erva fitoestrogênica em mulheres entre 45 e 55 anos com menopausa que sofrem com ondas de calor. No estudo havia dois grupos de mulheres, um grupo recebeu 530mg de valeriana duas vezes ao dia e outro grupo recebeu 530mg de placebo, também duas vezes. Após 2 meses, a frequência das ondas de calor em mulheres que tomaram a valeriana foi significativamente menor.

O uso de valeriana na menopausa já é conhecido e indicado entre diversos profissionais de saúde. Fale com seu médico sobre o assunto e evite tomar por conta própria. Estranhe também de valerianas baratas, o extrato costuma ser bem mais caro.

2 – Hiperidrose

A hiperidrose idiopática também é uma condição no qual o corpo produz muito suor cronicamente.

3 – Tuberculose

A tuberculose também é um problema associado aos suores noturnos.

4 – Infecções

Infecções bacterianas como endocardite (inflamação das válvulas do coração) e osteomielite (inflamação nos ossos) podem causar suores noturnos excessivos.

5 – Medicamentos

Existem alguns medicamentos que pode causar sudorese noturna. Os antidepressivos são medicamentos comuns que podem causar o problema. É estimado que de 8% à 22% das pessoas que tomam antidepressivos tem suores noturnos.

Outros medicamentos psiquiátricos bem como medicamentos para febre tais como aspirina e paracetamol às vezes pode levar a transpiração.

6 – Hipoglicemia

A hipoglicemia que é caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue também pode causar suor noturno.

7 – Hormônios

O suor noturno também pode ser causado por distúrbios hormonais como feocromocitoma, síndrome carcinóide e hipertireoidismo.

8 – Condições neurológicas

Condições neurológicas como disreflexia autonômica, siringomielia pós-traumática, acidente vascular cerebral e neuropatia autonômica podem causar aumento da transpiração e isso pode levar a sudorese noturna.

9 - Cancêr

Não é claro porque alguns tipos de cancêr causam suores noturnos. Isso talvez aconteça porque seu corpo está tentando combater o cancêr. Em alguns casos, os suores podem ocorrer devido ao efeito colateral da quimioterapia, drogas e/ou morfina.

Se o suor noturno ocorrer devido a algum tipo de cancêr, geralmente virá acompanhado de outros sintomas como febre e perda de peso inexplicável [4].

10 - Se exercitar e dormir

Não é recomendado treinar antes de dormir, simplesmente porque sua frequência cardíaca e temperatura estão altas. Isso pode causar momentos de inquietação durante o sono, e até mesmo antes [5].

11 - Bebidas alcoólicas

Aquele história de beber uma taça de vinho antes de dormir pode até ser verdade [6] e até ajuda a perder peso. Mas existem alguns detalhes, ao beber o vinho antes de dormir, o correto é esperar pelo menos uma hora para o corpo processar o alcool.

O porém das bebidas alcoólicas, é que boa parte das pessoas não conseguem se segurar em apenas uma taça de vinho ou um copinho de cerveja por exemplo. 

12 - Comidas picantes

Não há nada de errado comer comidas picantes no jantar, mas garanta algumas horas de digestão antes de dormir, comidas picantes tem sido associadas com distúrbios gástricos e indigestão, te deixando inquieto na cama.

Dicas para dormir bem no calor

Atualização 13/Janeiro/2017: Para quem tem suor noturno, queremos indicar a leitura do post '19 Dicas para dormir bem no calor' que também pode ser de grande ajuda.

Fontes e referências:
[1] https://www.webmd.com/menopause/guide/8-causes-of-night-sweats
[2] https://www.womenshealthmag.com/health/a19911836/why-sweat-in-sleep/
[3] https://www.prevention.com/health/g20442739/7-things-your-night-sweats-are-trying-to-tell-you/
[4] https://www.healthline.com/health/night-sweats-cancer#causes
[5] https://spoonuniversity.com/lifestyle/this-is-why-you-shouldnt-be-working-out-before-bed
[6] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/the-science-behind-why-alcohol-is-bad-before-bed/
[7] https://food.ndtv.com/food-drinks/why-you-shouldnt-eat-spicy-food-close-to-bed-time-1818673

Postado em Diversos no dia 02 de Maio de 2015 e última atualização dia 05 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Saiba as consequências de dormir pouco e mal

Alguns dos principais efeitos de uma noite de sono ruim é se sentir grogue, lento, as vezes mal humorado e não conseguir aproveitar o dia ou dar o seu melhor no trabalho ou estudo. Esses são efeitos conhecidos, mas a privação do sono também traz consequências profundas para sua saúde física e mental. O custo de dormir pouco e/ou mal &ea... Leia o artigo »

11/03/2017

A falta de sono e a depressão clínica

Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1]. De fato, um dos sinais da depressão é a insônia! A depressão clínica é um transtorno relacionado ao humo... Leia o artigo »

14/12/2014

O que é polissonografia?

Já falamos diversas vezes aqui sobre apneia do sono e como o exame de polissonografia é capaz de detectar o problema, mas nunca falamos sobre o que é, como funciona, como se preparar e o que esperar do exame de polissonografia que também é utilizado para identificar outros problemas além da apneia do sono como ronco, dispneia à noite, sonolênc... Leia o artigo »

06/05/2017