'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

8 Problemas que podem causar o suor noturno

Médicos escutam com frequência alguns pacientes reclamarem de suor noturno, isso se refere ao suor excessivo durante a noite, enquanto dormem.

Se você dorme num quarto quente ou tem o costume de dormir com muitas roupas, é possível que esse suor noturno seja normal. Mas quem tem problema com suor enquanto dorme, geralmente é tanto que chegam a molhar os lençóis, as roupas, o travesseiro e não estão relacionados ao ambiente quente.

Existem diferentes causas para o suor noturno. Para descobrir o problema, um médico deve ter detalhes do seu histórico médico e fazer testes para decidir se existe uma condição médica associada ao suor. Algumas causas comuns são:

1 – Menopausa

As ondas de calor que ocorrem durante a menopausa podem também causar a sudorese durante a noite. Em mulheres, essa é uma causa comum do suor noturno.

Atualização 28/Março/2017: Um estudo recente foi publicado no mês passado com o objetivo de avaliar o uso da valeriana como erva fitoestrogênica em mulheres entre 45 e 55 anos com menopausa que sofrem com ondas de calor. No estudo havia dois grupos de mulheres, um grupo recebeu 530mg de valeriana duas vezes ao dia e outro grupo recebeu 530mg de placebo, também duas vezes. Após 2 meses, a frequência das ondas de calor em mulheres que tomaram a valeriana foi significativamente menor.

O uso de valeriana na menopausa já é conhecido e indicado entre diversos profissionais de saúde. Fale com seu médico sobre o assunto e evite tomar por conta própria. Estranhe também de valerianas baratas, o extrato costuma ser bem mais caro.

2 – Hiperidrose

A hiperidrose idiopática também é uma condição no qual o corpo produz muito suor cronicamente.

3 – Tuberculose

A tuberculose também é um problema associado aos suores noturnos.

4 – Infecções

Infecções bacterianas como endocardite (inflamação das válvulas do coração) e osteomielite (inflamação nos ossos) podem causar suores noturnos excessivos.

5 – Medicamentos

Existem alguns medicamentos que pode causar sudorese noturna. Os antidepressivos são medicamentos comuns que podem causar o problema. É estimado que de 8% à 22% das pessoas que tomam antidepressivos tem suores noturnos.

Outros medicamentos psiquiátricos bem como medicamentos para febre tais como aspirina e paracetamol às vezes pode levar a transpiração.

6 – Hipoglicemia

A hipoglicemia que é caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue também pode causar suor noturno.

7 – Hormônios

O suor noturno também pode ser causado por distúrbios hormonais como feocromocitoma, síndrome carcinóide e hipertireoidismo.

8 – Condições neurológicas

Condições neurológicas como disreflexia autonômica, siringomielia pós-traumática, acidente vascular cerebral e neuropatia autonômica podem causar aumento da transpiração e isso pode levar a sudorese noturna.

Dicas para dormir bem no calor

Atualização 13/Janeiro/2017: Para quem tem suor noturno, queremos indicar a leitura do post '19 Dicas para dormir bem no calor' que também pode ser de grande ajuda.

Postado em Diversos no dia 02 de Maio de 2015 e última atualização dia 28 de Março de 2017

Comentários

Leia também...

Hackeando seu sono entendendo os ciclos do sono e o ritmo circadiano

"Todos devemos dormir pelo menos 8 horas por noite." Eu sei, todos já escutamos isso umas dezenas de vezes... Uma regra simples para um hábito difícil de seguir. Dormir bem é muito mais que dormir as 8 horas por noite tanto recomendadas por especialistas. Na verdade, essas 8 horas por noite é uma média por adulto, já que um adulto saudável po... Leia o artigo »

08/03/2017

O que é Misofonia e como os protetores auriculares podem ajudar

Misofonia. Essa palavrinha diferente vem tirando o sossego de muitas pessoas. Porém ainda é uma ilustre  desconhecida da grande maioria. Se você ainda não ouviu falar dela, esta é sua oportunidade. Se já conhece um pouco mais, é hora de conhecê-la melhor... Letícia* entrou na loja, apressada e ofegante. Com as mãos no peito, ... Leia o artigo »

28/09/2017

A falta de sono e a depressão clínica

Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1], de fato um dos sinais da depressão é a insônia. A depressão clínica é um transtorno de humor, fazendo voc&eci... Leia o artigo »

14/12/2014