'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

12 Problemas que podem causar suores noturnos

Médicos escutam com frequência alguns pacientes reclamarem de suores noturnos, isso se refere ao suor excessivo durante a noite, enquanto dormem.

Se você dorme num quarto quente ou tem o costume de dormir com muitas roupas, é possível que esse suor noturno seja normal. Mas quem tem problema com suor enquanto dorme, geralmente é tanto que chegam a molhar os lençóis, as roupas, o travesseiro e não estão relacionados ao ambiente quente.

Existem diferentes causas para o suor noturno. Para descobrir o problema, um médico deve ter detalhes do seu histórico médico e fazer testes para decidir se existe uma condição médica associada ao suor. Algumas causas comuns são:

1 – Menopausa

As ondas de calor que ocorrem durante a menopausa podem também causar a sudorese durante a noite. Em mulheres, essa é uma causa comum do suor noturno.

Atualização 28/Março/2017: Um estudo recente foi publicado no mês passado com o objetivo de avaliar o uso da valeriana como erva fitoestrogênica em mulheres entre 45 e 55 anos com menopausa que sofrem com ondas de calor. No estudo havia dois grupos de mulheres, um grupo recebeu 530mg de valeriana duas vezes ao dia e outro grupo recebeu 530mg de placebo, também duas vezes. Após 2 meses, a frequência das ondas de calor em mulheres que tomaram a valeriana foi significativamente menor.

O uso de valeriana na menopausa já é conhecido e indicado entre diversos profissionais de saúde. Fale com seu médico sobre o assunto e evite tomar por conta própria. Estranhe também de valerianas baratas, o extrato costuma ser bem mais caro.

2 – Hiperidrose

A hiperidrose idiopática também é uma condição no qual o corpo produz muito suor cronicamente.

3 – Tuberculose

A tuberculose também é um problema associado aos suores noturnos.

4 – Infecções

Infecções bacterianas como endocardite (inflamação das válvulas do coração) e osteomielite (inflamação nos ossos) podem causar suores noturnos excessivos.

5 – Medicamentos

Existem alguns medicamentos que pode causar sudorese noturna. Os antidepressivos são medicamentos comuns que podem causar o problema. É estimado que de 8% à 22% das pessoas que tomam antidepressivos tem suores noturnos.

Outros medicamentos psiquiátricos bem como medicamentos para febre tais como aspirina e paracetamol às vezes pode levar a transpiração.

6 – Hipoglicemia

A hipoglicemia que é caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue também pode causar suor noturno.

7 – Hormônios

O suor noturno também pode ser causado por distúrbios hormonais como feocromocitoma, síndrome carcinóide e hipertireoidismo.

8 – Condições neurológicas

Condições neurológicas como disreflexia autonômica, siringomielia pós-traumática, acidente vascular cerebral e neuropatia autonômica podem causar aumento da transpiração e isso pode levar a sudorese noturna.

9 - Câncer

Não é claro porque alguns tipos de câncer causam suores noturnos. Isso talvez aconteça porque seu corpo está tentando combater o câncer. Em alguns casos, os suores podem ocorrer devido ao efeito colateral da quimioterapia, drogas e/ou morfina.

Se o suor noturno ocorrer devido a algum tipo de câncer, geralmente virá acompanhado de outros sintomas, como febre e perda de peso inexplicável [4].

10 - Se exercitar e dormir

Não é recomendado treinar antes de dormir, simplesmente porque sua frequência cardíaca e temperatura estão altas. Isso pode causar momentos de inquietação durante o sono, e até mesmo antes [5].

11 - Bebidas alcoólicas

Aquele história de beber uma taça de vinho antes de dormir pode até ser verdade [6] e até ajuda a perder peso. Mas existem alguns detalhes, ao beber o vinho antes de dormir, o correto é esperar pelo menos uma hora para o corpo processar o alcool.

O porém das bebidas alcoólicas, é que boa parte das pessoas não conseguem se segurar em apenas uma taça de vinho ou um copinho de cerveja por exemplo. 

12 - Comidas picantes

Não há nada de errado comer comidas picantes no jantar, mas garanta algumas horas de digestão antes de dormir, comidas picantes tem sido associadas com distúrbios gástricos e indigestão, te deixando inquieto na cama.

Dicas para dormir bem no calor

Atualização 13/Janeiro/2017: Para quem tem suor noturno, queremos indicar a leitura do post '19 Dicas para dormir bem no calor' que também pode ser de grande ajuda.

Fontes e referências:
[1] https://www.webmd.com/menopause/guide/8-causes-of-night-sweats
[2] https://www.womenshealthmag.com/health/a19911836/why-sweat-in-sleep/
[3] https://www.prevention.com/health/g20442739/7-things-your-night-sweats-are-trying-to-tell-you/
[4] https://www.healthline.com/health/night-sweats-cancer#causes
[5] https://spoonuniversity.com/lifestyle/this-is-why-you-shouldnt-be-working-out-before-bed
[6] https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/the-science-behind-why-alcohol-is-bad-before-bed/
[7] https://food.ndtv.com/food-drinks/why-you-shouldnt-eat-spicy-food-close-to-bed-time-1818673

Postado em Diversos no dia 02 de Maio de 2015 e última atualização dia 10 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...