'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

19 Dicas para dormir bem no calor

Será que você tem ideia do quanto faz calor no Rio de Janeiro no momento que escrevo esse artigo? A chapa tá quente! Mas pra quem tem ar-condicionado dormir no calor não é uma tarefa difícil, eu tenho aqui um ar-condicionado de 7.500 que dá conta do recado bem. E quanto aos que não tem ar-condicionado ou não tem condições de lidar com a conta de luz no final do mês quando o ar precisa ficar ligado a noite inteira ou ainda durante parte do dia também?

A primeira dica para quem tem ar-condicionado e tem medo de se assustar com a conta de luz no final do mês é: prepare-se! Todo ano é a mesma coisa, então porque não se planejar de forma financeira? Mas nesse post vamos levar em consideração os que não tem ar-condicionado ou não querem gastar com o ar-condicionado ligado.

Muitas pessoas tem dificuldades para dormir quando o tempo está quente, principalmente no calor do verão. Aqueles que já sofrem com suor noturno quando o tempo está normal e até frio tendem a sofrer ainda mais. As dicas desse post vai pra você que está ai, derretendo e pesquisando soluções para conseguir dormir no calor. ;)

Para alguns, dormir sem ar-condicionado no calor parece impossível mas como nossos avós sobreviveram as noites de calor? Acontece que eles aprenderam diversas técnicas para lidar com a situação. Confira as dicas abaixo e aprenda algumas estratégias para lidar com a situação.

1 - Roupas de cama no freezer

Isso mesmo, antes de deitar, tire o lençól e as fronhas, embale num plástico para nenhum cheiro grudar no tecido e coloque no freezer alguns minutos antes de dormir.

Isso não vai manté-lo fresco a noite toda, mas certamente proporciona um certo alívio na hora de pegar no sono.

2 - Não deixe o sol entrar

Durante o dia, não deixe os raios de sol entrar. Mantenha as janelas e as cortinas fechadas onde há possibilidade do sol entrar. Se ao chegar a noite a temperatura do lado de fora estiver bem fresca, então abra as janelas.

3 - Compressa de água

Sabe aquelas compressas de água que você pode usar tanto quente quanto fria? Encha de água coloque no congelador e use para colocar próxima ao seu travesseiro por exemplo. Se a compressa for do tipo que começa a molhar tudo conforme o gelo começa a derreter, use uma toalha para enrolar a compressa.

4 - Use o ventilador de forma inteligente

Ventiladores podem ser utilizados de forma de expulsar o ar quente de dentro do quarto, principalmente se ele estiver jogando vento quente pra cima de você. Ligue o ventilador e aponte para a janela, isso ajuda a expulsar um pouco do ar quente.

5 - Menos é mais

Dormir vestindo poucas roupas também ajuda. Escolha apenas um short e/ou camisa leves e que sejam de um tecido bem respirável como 100% algodão ou 100% seda.

Algumas pessoas acreditam que dormir totalmente nu é melhor, mas alguns dizem ao optar em dormir sem usar nada, o suor fica no seu corpo e usando algum tecido o suor é sugado.

6 - Gelo + ventilador

Esse truque é provávelmente bem conhecido. Você pode pegar as formas de gelo que há dentro do congelador, colocar numa vasilha e colocar em frente o ventilador. Conforme o gelo vai derretendo, a brisa do ventilador vai jogando o vento gelado pelo ambiente. É praticamente um ar-condicionado improvisado.

Você pode pegar mais pesado congelado duas ou mais garrafas pets de 2 litros durante o dia para usar a noite.

7 - Aproveite a brisa da noite

Se a noite estiver fresco, tente posicionar um ventilador na janela para que ele pegue brisa fresca do lado de fora e jogue para dentro do quarto. Você ainda pode posicionar vários ventiladores dentro do quarto para criar um fluxo de ar fresco ainda melhor.

8 - Se acalme com gelo

A calor está deixando você impaciente? Use uma compressa de gelo ou cubos de gelo no seu pulso, pescoço, cotovelos e atrás do joelho para ficar mais relaxado bem mais rápido.

9 - Durma sozinho

Nada de dormir agarrado com a namorada no verão, quanto mais espaço entre o casal vocês melhor. Dormir junto com a namorada aumentar o calor corporal que por fim, acaba também gerando mais calor no ambiente.

10 - Pés para fora

A verdade é que tem muita gente que não consegue dormir sem usar um lençol para se cobrir. Nesse caso, opte por um tecido bem respirável e durma com os pés para fora, dessa forma você deixa o calor corporal escapar pelos seus pés.

11 - Tipo de cama

Se você estiver para comprar uma cama, escolher um modelo que não tem nada em baixo como gavetas, sub-cama e etc ajuda a aumentar o fluxo de ar.

12 - Banho gelado

Já falamos aqui que um banho morno ajuda a relaxar antes de dormir, mas no calor? Fala sério! Um banho gelado vai ajudar a tirar o suor e ainda abaixar a temperatura quente do corpo.

13 - Umidificador de ar frio

Como já falamos nesse post sobre umidificadores, os do tipo de ar frio ajuda a diminuir o calor, já que trabalha esfriando a temperatura ambiente.

14 - Tipo de colchão

Se puder e estiver para comprar um novo colchão, opte pelos colchões com fibras naturais. Por exemplo, os colchões feitos com tecido composto de fios ou fibras de bambu apresentam inúmeras vantagens e uma delas é a absorção do calor e a maior circulação de ar.

15 - Fique o mais próximo do chão

Tenha em mente, ar quente sobe e o ar frio desce. É por isso que o ar-condicionado é recomendado ficar numa parte alta do cômodo.

O quanto mais próximo você dormir de chão, melhor. Se estiver no segundo andar, dormir no primeiro ira fazer diferença.

Se puder optar por um Futon, melhor ainda!

16 - Desligue as luzes

Essa é dica é autoexplicativa. Qualquer tipo de luz é fonte de calor, portando podem aumentar o calor no quarto. Tente não usar nenhuma luz ou ligue e desligue rápido.

Se preferir você ainda pode usar apenas seu celular para gerar luz, é claro, com um app como Twilight instalado para não atrapalhar a produção de melatonina, ok?

17 - Comidas leves

Quanto mais leve for suas refeições, principalmente a noite, será mais fácil para o corpo metabilizar e gerar menos calor.

Prefira ficar longe do fogão e sempre que puder prefira comidas frias como salada, salada de frutas, sanduíche gelado, uma vitamina bem gostosa de banana, maça e aveia com gelo... Por ai vai.

18 - Pés no gelo

Todos os seus dedos do pé são consideravelmente bem sensíveis a temperatura, por isso você consegue abaixo a temperatura de todo o corpo mergulhando seus pés em água fria antes de dormir.

19 - Escolha tecidos frescos e respiráveis

Optar em escolher lençol, fronhas e travesseiros com tecidos frescos e respiráveis é uma das melhores escolhas que você pode fazer, eu sei bem disso. Por trabalhar com tecidos de seda aqui na loja do dorminhoco, também faço o uso desse tipo de tecido na cama. É quase uma obrigação já que gosto de trabalhar com o que eu realmente gosto e ajuda.

Eu sou um pessoa que costuma suar muito! Por isso sei bem como um travesseiro de plumas que permite maior circulação de ar junto com uma fronha de seda faz uma grande diferença.

Travesseiros de plumas e penas de ganso são excelentes para circulação de ar e tecidos de seda pura e/ou algodão puro são exemplos de tecidos respiráveis.

Postado em Dicas no dia 13 de Janeiro de 2017 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...