'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Pensar em fonte da juventude nos remete ao universo encantado das fábulas. No entanto, já dentro da realidade, a estória é outra... Enquanto não se encontra o manancial da vida, dá-se um jeitinho – correções feitas com Botox aqui, cirurgias plásticas lá...

Contra as marcas do tempo, aposta-se muito em ideias mirabolantes e o que antes era totalmente insuspeito, agora é alvo de novos questionamentos, como saber se o sono é fundamental para conservar a juventude.

Questão que, a princípio, vale muito a pena ser abordada em um artigo – e aqui está ele! Nas próximas linhas, vamos desvendar este mistério e apresentar informações que contribuirão para a qualidade do seu sono.  

Boa leitura!

1 - Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Estão enganados aqueles que buscam uma aparência naturalmente mais jovem através de métodos cirúrgicos. A chave para isso está em algo muito simples e gratuito – dormir. Acredita-se [1] que, levando em conta uma rotina de beleza, o sono assemelha-se à fonte da juventude. Observemos que “juventude”, aqui, não é sinônimo de imortalidade ou algo sobre-humano.

Tem mais a ver com uma beleza natural, que exala jovialidade, graças às horas de sono. Pode-se dizer que a quantidade de horas que passamos dormindo deve, também, ser considerada. Se você tem o hábito de deitar-se cedo, está no caminho certo rumo a uma aparência mais jovem e atraente.

2 - Sono X juventude

Como esta relação se dá? Assim: à medida que você dorme, seu corpo está trabalhando. O objetivo desse trabalho é repor o pH da pele, e esta série de benefícios é refletido no próprio colágeno. Quanto mais colágeno há na pele, terá ela menor chances de enrugar-se rapidamente. Porém, dormir cinco horas por noite em vez de sete fará com que sua pele tenha o dobro de linhas finas e um aspecto terrivelmente seco.  

Adultos mais velhos, acostumados a dormir mal, sofrem de algo chamado “envelhecimento biológico”. Basta-lhes passar apenas uma noite acordados - constatação científica comprovada!

Ainda durante o sono, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo da pele, dando a ela um brilho saudável na manhã seguinte; há reequilíbrio na hidratação do corpo, de modo que a pele recupera sua humidade e, ao mesmo tempo, o excesso de líquido no organismo é preparado para, enfim, ser eliminado. Mas os benefícios não param aqui.

Dormir bem pode elevar a saúde capilar. Em outras palavras – biologicamente falando –, seus cabelos recebem uma série de benefícios durante o sono, pois o fluxo sanguíneo adicional enriquece os folículos capilares com vitaminas, minerais e nutrientes vitais, possibilitando um crescimento saudável. É importante notar que dormir pouco aumenta o nível de estresse e, em consequência, a queda de cabelo é inevitável.

3 - Considerações finais

Até aqui não nos faltaram bons argumentos para comprovar a esplêndida união que há entre o sono e a beleza rejuvenescida. Valorizar o repouso noturno é, digamos, um convite tentador para livrar-se dos cremes milagrosos, além de outros métodos caros e duvidosos que prometem devolver à pele sua antiga vitalidade.

De fato, dormir com qualidade é um tratamento estético que nunca sai de moda. Seus benefícios ultrapassam um simples “rostinho bonito” – o sono profundo e reparador ajuda a manter o peso, tonifica a concentração, estimula a criatividade, favorece o desempenho físico etc.

Por onde começar a busca pelo sono-da-beleza? Sugerimos um tour em nosso site, conferindo diversos artigos, onde você encontrará dicas e informações preciosas para uma noite de sono tranquilo e saudável. Sempre de portas abertas, nossa loja virtual também disponibiliza produtos de qualidade, como protetores auriculares, lençóis de seda, óleos essenciais e tudo que possa melhorar suas noites de descanso. Confira e tenha bons sonhos!

Referência bibliográfica:
[1] https://youarewhatyousleep.com/blogs/news/the-closest-you-may-get-to-the-fountain-of-youth

 

Texto postado em 01 de Maio de 2019 .

Comentários

Leia também...

Por que sonhamos?

“Sonho”, no artigo de hoje, não tem nada a ver com o sentido romântico da palavra. Simplesmente investigaremos o porquê deste fenômeno, priorizando as explicações dadas pela ciência. E avisamos: nosso objetivo não é explicar imagens ou situações com as quais costumamos sonhar, nem manifestações semel... Leia o artigo »

10/08/2020

A cor do quarto pode afetar o sono?

Talvez você não perceba, mas detalhes acima de qualquer suspeita podem ser a causa de sua insônia. Por um instante, pare e observe cada item presente em seu quarto. Prateleiras, quadros, mesa... A cor da parede, por exemplo, pode ter algo a nos revelar, e por essa razão questionamos: a cor do quarto pode afetar o sono? Ficou curioso? Então, convidamos você pa... Leia o artigo »

15/01/2019

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.