Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória
14 de Agosto de 2018Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidação da memória humana.
Os cientistas acreditam que as transferências de memória do hipocampo para o neocórtex, que têm por fim o armazenamento a longo prazo, só seja possível graças a sincronia das referidas partes do cérebro durante o sono. Os pesquisadores, por fim, decidiram aperfeiçoar e simular esse procedimento natural de estímulos cerebrais através de um sistema transcraniano, que obviamente, incitava tais atividades a fim de se obter um maior desenvolvimento da memória.
Os participantes foram submetidos a testes e avaliações que consistiam em discriminações visuais nas quais os mesmos tinham que identificar objetos potencialmente ameaçadores, porém, que estavam ocultos, bem como, pessoas com dispositivos explosivos e atiradores inimigos. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam os estímulos cerebrais e logo após foram submetidos aos testes visuais, os resultados foram muito mais significativos/positivos em comparação aos que fizeram os testes sem serem expostos aos referidos estímulos.
Tais estudos forneceram métodos que serão aplicados com o fim de melhorar e desenvolver a consolidação da memória no nosso cérebro, isso, sem a perturbação do sono.