'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Capa post - Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Texto: Postado em Dicas e Beleza por Marcelo Morais no dia 14 de Setembro de 2016 e última atualização dia 21 de Setembro de 2018 .

Tendo com vista que vendemos diversos produtos de seda como fronhas, máscaras para dormir e até pijamas, resolvemos fazer um tipo de guia da seda para que você entenda as características desse tecido luxuoso bem seus benefícios a saúde, principalmente para a pele e cabelos. Bem vindo ao mundo da seda! Sinônimo de luxo e beleza a milhares de anos.

Em primeiro lugar, vamos começar falando sobre o tecido tipo cetim. Muitas pessoas confundem e não sabem a diferença entre cetim de poliester e seda pura. A diferença fundamental entre esses tecidos está na forma como são produzidos. Seda é uma fibra de proteína animal feita de forma natural, diferente da fibra de poliéster, que é industrialmente produzida com a utilização de petróleo. O tecido de seda pura oferece benefícios para a saúde da pele e cabelos, é respirável (portanto fresco) e é um tecido com um toque muito suave. Poliester é duro, químido, quebradiço e não é um tecido muito respirável.

A diferença da seda para o poliester vai além de como o tecido é produzido. A seda pura proporcionar uma sensação de luxo e conforto no corpo. É um material usado em muitos produtos de beleza e também por cirurgiões cosméticos por ter suas fibras ricas em nutrientes. Os aminoácidos nas fibras da seda são essenciais para o corpo humano e ajudam a repor o colágeno perdido na pele bem como mantem a umidade da pele em níveis ideais. As propriedades de isolamento da seda também ajudam a manter a pele numa temperatura ideal, proporcionando não só conforto mas também um ambiente perfeito para regeneração da pele durante o sono.

Para matar a diferença entre cetim de seda e poliester, saiba que os extratos de seda são facilmente absorvidos pela pele, permitindo que antioxidantes poderosos e aminoácidos ajudem na reparação das células, regeneração celular e condicionando a pele para melhorar sua elasticidade e resiliência. Dormir usando tecidos de seda não é só sinônimo de luxo, é praticamente um tratamento estético (além do conforto que proporciona bem estar e facilita pegar no sono).

Confira abaixo nosso mini-guia sobre o tecido de seda:

1 - Um pouco de história

A seda é uma das fibras mais antigas conhecida pelo homem e teve sua origem na China que ainda hoje continua sendo o maior país produtor de seda do mundo.

De acordo com uma lenda chinesa bem conhecida, a imperatriz Hsi Ling Shi esposa do imperador Huang Ti foi a primeira pessoa a descobrir acidentalmente o tecido de seda.

Um dia quando a imperatriz foi tomar chá sob uma amoreira, um casulo caiu no seu copo e começou a se desfazer (ou se abrir). A imperatriz ficou tão encantada com os fios brilhantes do bicho de seda da amoreira e ai ela descobriu o tecido de seda. A imperatriz logo desenvolveu a sericultura, o cultivo dos bichos, inventou o rolo e o tear (aparelho empregado para fins de tecelagem). Assim começou a história da seda.

Seja essa lenda precisa ou não, é certo que as referências históricas sobreviventes sobre a seda bem como seu local de produção foi na China e que por quase 3 mil anos os chineses tinham um monopólio global de produção de seda.

2 - Do que a seda é feita?

A seda é constituída principalmente de duas proteínas, a sericina e a fibroína. As fibroínas formam as longas cadeias de fibra de seda e agem como estrutura dos casulos. A sericina por outro lado é a 'cola' com que os bichos da seda mantem as fibras juntas na forma de um casulo.

Grandes quantidades de sericina é irritante para a pele e é por isso que os casulos são submetidos a um processo no qual são colocados em água e perdem a maior parte do revestimento de sericina. Os filamentos de fibroína são então retirados do casulo e então começa a tecelagem.

3 - O que é Momme?

Em ligação pelo telefone com uma cliente da loja com dúvidas sobre o tecido de seda, eu fiz a seguinte pergunta (vista que ela já tinha comprado o produto num concorrente): "Então você comprou uma fronha de seda, pagou cerca de R$500,00 na loja X e não sabe qual a quantidade em mommes do tecido?".

Se a loja ou o vendedor não souber informar a quantidade de mommes que o tecido tem, é melhor pular fora! Essa é uma das características mais importantes do tecido.

Mommes (mm) é a unidade tradicionalmente usada para medir a qualidade do tecido da seda. 1 momme é igual a 4,340 gramas por metro quadrado. Foi usada inicialmente pelos Japoneses e depois pelo resto do mundo.

Quanto maior o peso em mommes, mais durável, luxuoso, macio e forte é o tecido.

4 - O que é Mulberry Silk?

De forma geral, existem cerca de 35 tipos de fibras de seda e a maioria dos consumidores (nossos inclusive) tem dúvidas sobre os produtos de seda. Nesse trecho vamos falar sobre o tipo mais comum: mulberry silk.

Mulberry Silk nada mais é que a fibra de seda longa produzida e secretada em forma líquida pelo bicho da seda domesticado, conhecida como a fibra de seda natural. É a fibra animal mais antiga utilizada pelo ser humano, é também o tipo de seda mais genuína para todos os tipos de roupas de seda. É leve, macio, tem ótima absorção da umidade e contém cerca de 18 aminoácidos e fibras proteicas saudáveis para a pele e cabelos.

A higroscopicidade (capacidade que certos materiais possuem de absorver água) de uma colcha feita de seda é 1,5 vezes maior que uma colcha feita em algodão.

Além disso, mulberry silk é um tecido hipoalergênico e como consequência (pelo menos no exterior) muitos dermatologistas recomendam roupas de cama de seda para pessoas com idade, doentes ou com problemas na pele.

Em comparação com outras fibras de seda, mulberry silk é o tipo mais luxuoso e respirável.

5 - O que é Charmeuse?

Palavra linda, não? Charmeuse não se refere ao tipo de material ou tipo de seda, e sim a uma forma particular de tecelagem, garantindo um brilho extra na parte da frente do tecido em troca de um acabamento com pouco ou sem brilho na parte de traz.

Charmeuse pode ser feito a partir de todos os tipos diferentes de seda, incluindo mulberry silk. Esse tipo de tecelagem é frequentemente usada em produtos que não exigem a demonstração de ambos lados do tecido como por exemplo a fronha de seda.

6 - Benefícios da seda

Além da sua luxuosa suavidade e beleza lustrosa, há uma variedade de benefícios que a seda oferece em relação a outros tecidos, natural ou artificial, é difícil outro tecido se igualar a reputação da seda, rainha dos tecidos.

6.1 - Para a pele e os cabelos

Seda contém albumina que ajuda acelerar o metabolismo das células da pele ajudando a reduzir os sinais de envelhecimento. A seda também é um regulador térmico natural, capaz de manter o ar em torno de você numa temperatura confortável enquanto você dorme, ou seja, você transpira menos. Ideal para ajudar pessoas que costumam suar muito durante a noite.

A superfície lisa da seda garante pouco atrito entre a pele e a roupa de cama, garantindo menos ou total eliminação das rugas do sono. O fato que seu cabelo também deslisa mais livremente na seda garante cabelos mais lindos quando você acorda, sem estar quebradiços ou parecendo uma bagunça.

6.2 - Hiporalergênico

Bactérias e mofo e a maioria dos insetos não gostam de seda. O resíduo de sericina é um repelente natural que mantém todas essas coisas ruins afastadas. Quem sofre com alergias pode descansar relaxado sabendo que está livre erupções cutâneas, eczemas e nariz entupido.

6.3 - Um tecido macio e leve

Edredões preenchidos com fios de seda (silk floss) pesam menos que uma pena, oferecem excelente capacidade de isolamento térmico e por seu peso leve facilita na hora que você vai se esticar e virar na cama. O peso leve também ajuda numa variedades de problemas de saúde como circulação de sangue e artrite.

6.4 - Respiração e absorção da umidade

A seda é um tecido muito respirável, o que significa que há uma troca constante de ar entre os dois lados do tecido. E aqui uma característica especial, supondo que você está usando um edredom de seda, saiba que a seda tem a capacidade de reter o calor dentro ao mesmo tempo que mantém um fluxo constante de ar fresco entrando, você não se preocupa com sensação de frio.

A umidade do ar também é absorvida pela seda, garantindo assim que você sempre durma num local seco.

6.5 - Durabilidade

Tecidos seda de qualidade como mulberry silk podem durar de 15 a 20 anos se cuidado corretamente. As fibras de seda são uma das fibras têxteis mais fortes e naturais do mundo.

6.6 - Higiene

A seda é um dos tecidos mais higiênicos que você pode usar na sua cama já que é resistente a poeira e outras manchas domésticas. Se você está pensando em se livrar da sua fronha ou lençol por causa de poeira, ácaros ou bactérias, comprar uma fronha ou lençol de seda vai ajudar você a se livrar desse problema durante anos.

7 - Como lavar seda?

Existem basicamente duas formas para lavagem dos tecidos de seda, a mão ou usando máquinas de lavar, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O mais ideal é lavar a mão pois esse método mantém as qualidades da seda por mais tempo, principalmente o brilho.

7.1 - Lavagem a mão

Para qualquer tipo de produto de seda a lavagem a mão é a melhor maneira de não causar danos ao material e prolongar a vida do tecido, mantendo-o lustruso mesmo depois de longos períodos de utilização. Confira algumas dicas para lavagem a mão:

  • Usar água morna na casa dos 30 graus é a melhor temperatura para lavagem a mão
  • Use detergente neutro ou especial para seda. Outros detergentes podem ser usados mas não são recomendados.
  • Usar algumas gotas de vinagre destilado ajuda a dissolver vestígios alcalinos.
  • Lave rapidamente
  • Evite a imersão da seda na água por muito tempo. A imersão na água por muito tempo pode causar deformações no tecido.
  • Evite detergentes agressivos com enzimas, alvejantes, água sanitária ou branqueadores pois podem fazer com que as fibras da seda fiquem mais curtas.
  • Coloque a seda numa toalha e enrole para remover o excesso de água. Torcer a seda pode cortar as fibras do tecido.

A lavagem a mão pode levar algum tempo, especialmente se você estiver lavando lençóis ou adredons. Outro problema é que você precisa manter atenção durante a lavagem principalmente para não deixar a seda na água durante muito tempo.

7.2 - Lavagem na máquina

Para os sem tempo, paciência ou caso a pessoa seja fisicamente incapaz de fazer a lavagem do tecido a mão, saiba que a seda resiste bem a lavagem a máquina. Há mais riscos envolvidos e certas precauções devem ser tomadas para minimizar os riscos. Aqui vão algumas dicas:

  • Use o ciclo mais suave que existe na máquina. Algumas máquinas tem até a opção de lavagem de seda.
  • Use o ciclo de centrifugação mais curto para evitar a quebra das fibras do tecido.
  • Use um detergente neutro ou especial para seda.
  • Evite também detergentes agressivos com enzimas, alvejantes, água sanitária ou branqueadores pois podem fazer com que as fibras da seda fiquem mais curtas.
  • Use uma espécie de tecido protetor que deixe a água entrar para evitar o cisalhamento e a quebra das fibras. Uma fronha de algodão pode servir bem.
  • Não esqueça o tecido na água, já que algumas pessoas gostam de jogar a roupa na máquinas e deixá-las lá por bastante tempo. Lembre-se que seda é de lavagem rápida. Se esquecer o tecido na água a seda perde algumas propriedades como o brilho de forma mais prematura.

A lavagem na máquina é geralmente mais prática pois é rápida e exige menas atenção, mas não deixe de ter cuidado pois há muitas maneiras que a máquina pode rasgar a seda.

7.3 - Como secar

A melhor maneira de secar o tecido de seda é pendurando a peça num local com boa circulação de ar e sem contato direto com o sol. A exposição prolongada à luz solar direta pode danificar as fibras da seda bem como o desaparecimento das cores.

Secadores de cabelo também podem ser usados mas não recomendado pois podem causar danos permanentes. Use a opção 'sem calor' caso use secadores de cabelo.

Para secagem na máquina, mantenha o tempo de secagem no mínimo possível para evitar a ruptura das fibras da seda.

8 - Curiosidades

Considerada a rainha dos tecidos, há muitos fatos encantadores e interessantes sobre a seda. Dá só uma olhada:

  • O bicho da seda (bombyx mori) não é tecnicamente uma minhoca e sim uma larva ou lagarta de uma traça da família Bombicidae.
  • A dieta do bicho da seda consiste unicamente de folhas de amoreira.
  • O bicho da seda (bombyx mori) nativo do norte da China é totalmente dependente dos seres humanos para a reprodução e já não ocorre na natureza.
  • As fêmeas colocam cerca de 400 ovos por vez. Numa área do tamanho de um monitor comum de computador 100 mariposas conseguem depositar mais de 40 mil ovos.
  • As fêmeas morrem quase imediatamente depois de depositar os ovos.
  • Após atingir seu tamanho máximo em cerca de seis semanas de crescimento, a larva é cerca de 10 mil vezes mais pesada do que era no seu período incubado.
  • Um hectare de amoreira produz 11 toneladas de folhas, 200 kilos de casulos mas apenas 38 kilos de seda pura.
  • O casulo é feito de uma única linha contínua de seda pura com cerca de 1 kilometro de comprimento.
  • Cerca de 2 a 3 mil casulos são necessários para fazer 450 gramas de seda.
  • A produção mundial representa 70 milhões de milhas de seda.
  • A aparência brilhante vem da estrutura tipo prisma triangular da seda que permite o tecido refratar a luz recebida em diferentes ângulos.
  • As fibras de seda são muito finas. Tem cerca de 10 nanómetros de diâmetro.
  • Forte como o aço na resistência a tração, a seda é a mais forte fibra natural conhecida pela homem.
  • A seda tem a densidade muito menor que algodão, lã ou nylon. E é altamente capaz de absorver até um terço do seu próprio peso em humidade sem ficar úmida.
  • É um tecido altamente versátil, ideal para uma variedade de usos como roupas de cama, pára-quedas, tapetes, suturas médicas entre outros.
  • A seda representa uma porcentagem minúscula do mercado global de fibra têxtil, menos de 0,2%. No entendo, pelo seu valor de mercado, chega a movimentar bilhões por ano. O preço unitário da seda pura e crua é vinte vezes maior do que o algodão cru.
  • A sericultura mundial é estimada em 125.000 toneladas métricas, sendo a China sua maior produtora com 80% da produção mundial.
  • Japão, Coreia, Tailândia, Vietnã e Uzbequistão também tem uma produção significativa de seda. O Brasil é o único país não asiático produtor de seda.
  • Os Estados Unidos é o maior importador de seda do mundo.

9 - Onde comprar produtos de seda?

Depois de toda essa pesquisa sobre a seda, podemos fazer uma propaganda não? Para comprar produtos de seda 100% pura, visita a seção de seda da nossa loja. Todos os nossos produtos são importados da China, de uma das marcas mais conhecidas no mundo da seda.

Estamos focando inicialmente em fronhas de travesseiro e máscaras para dormir. Esperamos em breve vender lençóis, adredons entre outras roupas de cama feita 100% de seda pura. É um público difícil de conseguir, tendo em vista seu preço caro.

Fontes e referências:
http://www.silk-road.com/artl/silkhistory.shtml
https://texeresilk.com/article/history_of_silk
http://www.lilysilk.com/q/silk-guide/types-of-silk

Comentários

Leia também...

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015

Como manter uma rotina para dormir

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes.&... Leia o artigo »

27/04/2014

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao quando acorda vê aquela poça de saliva seca na sua cama talvez você precise mudar seus hábitos de dormir ou talvez isso seja a indicação de algum problema. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até... Leia o artigo »

02/01/2016

Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Tendo com vista que vendemos diversos produtos de seda como fronhas, máscaras para dormir e até pijamas, resolvemos fazer um tipo de guia da seda para que você entenda as características desse tecido luxuoso bem seus benefícios a saúde, principalmente para a pele e cabelos. Bem vindo ao mundo da seda! Sinônimo de luxo e beleza a milhares de anos. Em p... Leia o artigo »

14/09/2016

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono à noite? Pensando nisso, criamos uma lista com 8 coisas que você pode fazer a partir de hoje a fim de dormir melhor à noite.  1 – Pague seu débito A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a d... Leia o artigo »

06/03/2015