'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Capa post - Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Texto: Postado em Chás & Ervas e Alimentação por Marcelo Morais no dia 16 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 21 de Agosto de 2018 .

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir. Ele é recomendado na maioria dos tópicos do Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila é um grande auxílio?

Alguns estudos preliminares mostram que a camomila tem efeitos positivos quando se trata de diminuir a ansiedade [2]. Algumas teorias propõem que um flavonoide chamado apigenina, contido na camomila que contribui para o efeito relaxante.

Não há muitos estudos controlados sobre o efeito da camomila no sono, mas os que foram feitos até agora não mostram que a camomila tem um efeito significativo durante o sono.

Outro estudo [1], conduzido por Suzanna M Zick, da Universidade de Michigan, feito durante 28 dias com 34 pacientes com insônia, por mais de 6 meses, concluiu que não houve diferenças significativas entre os que tomaram placebo e os outros que tomaram camomila. O que foi observado é que o grupo que tomou camomila teve um desempenho melhor durante o dia, mas essa diferença não tem uma significância estatística.

O que podemos concluir por enquanto é que a camomila não é uma solução mágica quando se trata de insônia. Porém, alguns químicos presentes no chá podem ajudar quando se trata de ansiedade ou estresse, por exemplo, ajudando a pessoa a relaxar e, por fim, conseguir dormir melhor. 

O ritual de beber chá

Existe uma razão pela qual as pessoas gostam de beber chás ou bebidas quentes antes de dormir, com exceção das que contêm cafeína. Essas bebidas ajudam a relaxar, não necessariamente por causa das propriedades químicas, mas sim, porque é gostoso tomar uma bebida morna e o nosso psicológico nos faz pensar que ajuda a relaxar, o que realmente acaba acontecendo.

Para muitas pessoas, o chá de camomila em si talvez não ajude a relaxar tanto, mas o processo de fazer o chá acaba funcionando como um ritual antes de dormir. A rotina de fazer um chá, sentir o cheiro da camomila, sentar em um lugar confortável e beber o chá na sua caneca preferida funciona como um processo de meditação, e é algo que contribui para criar uma rotina antes de dormir. 

O processo de fazer chá e como você se sente ao fazê-lo, pode ser mais importante que o efeito do chá em si. É uma combinação semelhante ao placebo: memória e rotina antes de ir para a cama. Então, se você gosta disso, não dispense o chá de camomila.

Fontes e referências:
[1] http://www.biomedcentral.com/1472-6882/11/78
[2] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21601431
[3] http://slumberwise.com/science/does-chamomile-tea-really-make-you-sleepy/

Comentários

Leia também...

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir. Ele é recomendado na maioria dos tópicos do Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila é um grande aux&iac... Leia o artigo »

16/02/2014

Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Nativa do Brazil, Paraguay e Argentina o maracujá hoje é cultivado e consumido no mundo inteiro, seja pelo seu delicioso sabor ou pelas propriedades medicinais. O interior da fruta, tem um monte de sementes e quando madura pode vir na cor amarela ou roxa, dependendo da variedade. Pelo que ando pesquisando a variedade que mais conhecemos – a amarela – é a mais rica ... Leia o artigo »

06/02/2016

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo falarei sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquele com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo. Dito isto... Leia o artigo »

20/02/2016

Chá de camomila - Benefícios e efeitos no sono

Há um tempo atrás postamos um artigo no blog respondendo a pergunta se o chá de camomila realmente ajuda a dormir, a resposta curta e grossa é sim, se quiser saber mais leia o post nesse link, é um post curioso e vale a pena a leitura. Dessa vez resolvemos fazer uma pesquisa mais extensa sobre todos os benefícios da camomila para que você saiba como ... Leia o artigo »

04/02/2016

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e ... Leia o artigo »

18/01/2014