Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Riscos e perigos da apneia do sono

Se você chegou a esse artigo, provavelmente já sabe o que é apneia obstrutiva do sono e está preocupada(o) com a situação. Antes de comentar sobre os riscos, vamos relembrar como o quadro ocorre. A imagem abaixo mostra como a apneia ocorre de forma bem simples:

Diferença entre pessoa sem roncar, pessoa roncando e com apneia do sono

Durante o sono normal, as vias aéreas ficam abertas durante toda noite, como a respiração flui sem obstruções, a qualidade do seu descanso é melhor. Pessoas que roncam têm as vias aéreas mais estreitas, isso leva a dificuldades de respirar causando o som do ronco. A qualidade do seu sono já é afetada quando o ronco é presente.

Já na última imagem, os perigos da apneia do sono ficam claros. As vias aéreas ficam bloqueadas, obstruindo totalmente sua respiração durante segundos. Essa condição faz com que a pessoa acorde (mesmo que inconscientemente) diversas vezes, para voltar a respirar normalmente. Resultado: Fadiga extrema, sonolência diurna, doenças cardíacas, excesso de peso e muitos outros problemas surgem da apneia do sono. Sua qualidade de vida diminui silenciosamente e drasticamente. A situação é grave e existe o risco de morte.

Dado o alerta, vamos falar os principais riscos e perigos da apneia obstrutivo do sono.

Pressão arterial

Como você acorda diversas vezes durante a noite, ocorrem mudanças no seu sistema hormonal que elevam a pressão arterial. Além disso, níveis baixos de oxigênio no sangue causado pelas pausas na respiração contribuem para a hipertensão.

Ataque cardíaco

As chances de sofrer um ataque cardíaco a noite aumentam consideravelmente quando a pessoa tem apneia do sono. Os cortes de oxigênio e o estresse de ficar acordando a noite toda para respirar mesmo sem saber, são fatores para isso.

Derrame e fibrilição atrial também estão associados a apneia obstrutiva do sono. A interrupção no fluxo de oxigênio torna difícil o fluxo de sangue regular no cérebro e também nas arterias.

Diabetes

A apneia do sono é comum entre as pessoas com diabetes tipo 2, é estimado que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 tenham apneia do sono. Ainda não há estudos que expliquem essa relação, mas já se sabe que a privação do sono pode causar resistência a insulina, um precursor da diabetes.

Obesidade

Boa parte das pessoas com apneia do sono estão acima do peso, e pasme, a maioria dessas pessoas conseguem alcançar a cura quando conseguem perder peso o suficiente.

Estar acima do peso faz com que a gordura no pescoço bloqueie a respiração durante a noite. Aliado a isso, a apneia do sono prejudica o sistema endócrino causando a liberação de um hormônio que faz você desejar doces e carboidratos.

Refluxo

Também não há estudos comprovando que a apneia do sono provoque o refluxo ácido, mas muitas pessoas costumam reportar esse problema e quando o quadro é tratado as reclamações diminuem.

Acidentes

Sabe quando você vê alguma reportagem na mídia informando que boa parte dos acidentes de trânsito são provocados por sono? Grande parte desses acidentes são provocados por pessoas com apneia do sono, e muitas vezes não diagnosticada. Essas pessoas se sentem cançadas e indispostas durante o dia e isso aumenta o risco de adormecer no volante. Pessoas com apneia do sono são cinco vezes mais propensas a ter acidentes graves no trânsito.

Conclusão

Além dos problemas principais mencionados acima, existem outros riscos como problemas mentais e de memória, AVC, derrame, noctúria, falta de desejo sexual e etc. A apneia obstrutiva do sono é alvo continuo de pesquisas, trata-se de uma situação de saúde grave e um mercado de bilhões.

Vale mencionar que a apneia do sono pode trazer graves problemas financeiros, trata-se de um tratamento caro, geralmente envolvendo aparelhos CPAP ou cirurgias. O que muitas vezes é inviável para pessoas de baixa renda.

Cuide-se! Na grande maioria dos casos, pessoas com apneia do sono começam como roncadores e o quadro piora com o tempo. No restante dos casos, a causa é puramente anatômica, ou seja, a mandíbula do paciente pode ser muito para frente ou o paciente pode ter amígdalas grandes demais, por exemplo.

Artigo postado na categoria: Ronco & Apneia em 05/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também