Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Faz mal tomar água com limão antes de dormir?

Faz mal tomar água com limão antes de dormir?

Com longa história de utilização na medicina alternativa, a agua morna com limão foi usada para tratar dores de garganta e para limpar as vias nasais. No entanto, não existem evidências sobre os benefícios de beber água morna com limão antes de dormir.

Água morna com limão é simplesmente uma mistura de água pura com um pouco de suco de limão, ou apenas uma rodela colocada na água morna, vai do gosto da pessoa. Nesse artigo vamos discutir se água com limão antes de dormir é saudável e traz outros benefícios para a saúde.

De fato, a água é essencial para muitas funções corporais, como regular a temperatura corporal e auxiliar na remoção de resíduos, a água previne a desidratação. Beber água morna com limão antes de dormir é uma boa maneira de se manter hidratado, mas provavelmente não é isso que você quer saber.

Limão também é fonte de vitamina C, mas apenas um pouco misturado com água faz diferença? Sim, principalmente se você estiver resfriado por exemplo. A vitamina C ajuda a proteger as células, sendo mais uma arma contra o resfriado. Sem dispensar tantos outros alimentos ricos em Vitamina C como laranjas, brócolis e diversos sucos.

Por ser uma receita antiga, existem muitas alegações sobre os benefícios de beber água morna com limão antes de dormir, desde a hidratação da pele até a prevenção do câncer. Mas na verdade, nos dias atuais, faltam pesquisas que mostrem os benefícios reais dessa receita. Os estudos mais próximos, focam nos benefícios para a saúde em se manter bem hidratado ou nos benefícios do limão.

Uma pesquisa de 2015, cientistas descreveram as frutas cítricas, especialmente o limão, como ricas em benefícios para a saúde, destacando:

  • Forte ação antioxidante
  • Excelente anti-inflamatório
  • Reduz o risco de câncer
  • Protege o coração, cérebro e sistema nervoso

Outro pequeno estudo feito em 2014 com 52 pessoas, examinou os efeitos do aumento da ingestão de água em pessoas com baixa hidratação e na redução naqueles com alta hidratação. Foi observado que aumentar a ingestão de água naqueles com baixa hidratação melhorou a calma, a satisfação e o sono. E os efeitos apostos foram encontrados ao reduzir a ingestão no outro grupo.

O ritual de beber água morna com limão antes de dormir

Beber um chá quente antes de dormir é um ritual para algumas pessoas, melhor ainda quando combinado com chás que ajudam no sono como camomila, erva-doce, melissa e etc. É uma rotina que favorece o bom sono.

Com a água morna e limão não poderia ser diferente. Se você acha que a rotina de beber água morna com limão antes de dormir é relaxante e saudável, continue. Os efeitos, mesmo que mínimos, são benéficos e podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Outros benefícios

Água morna ou fresca com limão tem os mesmos benefícios em qualquer horário do dia, como:

  • Perder peso: Um estudo de 2019 encontrou evidências que o aumento da hidratação pode ajudar na perda de peso, principalmente se a água estiver substituindo bebidas doces.
  • Risco reduzido de doenças cardíacas: Outro estudo de 2019 mostrou que alguns compostos cítricos do limão poderiam reduzir o risco de doenças cardíacas.
  • Desintoxicação natural: Um pequeno estudo realizado em 2020 descobriu que beber água apoia a função renal e diminui as toxinas no corpo.

Água com limão faz bem em qualquer hora do dia. No entanto, pela noite, antes de dormir, pode ser que os resultados sejam mais positivos, já que o limão está agindo sobre o corpo em repouso.

O poder de cura do limão

Se você deseja saber mais sobre o limão e o suas diversas formas de tratamento, recomendo o livro: O poder de cura do limão. Disponível para leitura online e também em livro físico.

O limão é um superalimento: com mais de setenta variedades disponíveis o ano inteiro, todas próprias para consumo humano, ele é um importantíssimo agente de cura. Por meio do seu uso frequente e conhecimento de suas propriedades, você pode construir uma vida mais saudável.

Por acalmar, refrescar, equilibrar e fluidificar o corpo, nutrir, desintoxicar, fortalecer o organismo, além de dar sabor e alegria às refeições, se você gosta de saúde, medicina alternativa e receitas, esse livro deveria estar na sua prateleira. Conheça o livro.

Artigo postado na categoria: Alimentação em 12/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também