'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Quantas horas devemos dormir por dia?

Capa post - Quantas horas devemos dormir por dia?

Texto: Postado em Curiosidades e Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a seguir para cada estágio da vida.

A lista abaixo é o resultado de 2 anos de estudos que revisou mais de 300 publicações científicas relacionadas ao sono, segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

  • Recém-nascidos (0-3 meses): De 14 a 17 horas
  • Bebês (4-11 meses): De 12 a 15 horas
  • Crianças (1-2 anos): De 11 a 14 horas
  • Crianças (3-5 anos): De 10 a 13 horas
  • Crianças (6-13 anos): De 9 a 11 horas
  • Adolescentes (14-17 anos): De 8 a 10 horas
  • Jovens adultos (18-25 anos): De 7 a 9 horas
  • Adultos (26-64 anos): De 7 a 9 horas
  • Idosos (acima de 65): De 7 a 8 horas

A maioria dos especialistas nesta área concorda com a tabela, porém, apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a idade, não há nenhum número mágico que funcione para todos; a quantidade varia de acordo com a pessoa. Por exemplo, atletas, em geral, precisam de mais tempo de descanso.

Assim como as características que nascem contigo, a quantidade de sono que você precisa pode ser diferente para alguém da mesma idade e gênero. Enquanto você precisa de 7 horas de sono para funcionar na sua melhor forma, alguém com a mesma idade pode precisar de 9 horas para ter uma vida mais feliz e produtiva. 

Apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a pessoa, pesquisas confirmam que dormir pouco, além de inibir nossa produtividade, habilidade de lembrar e consolidar informação, causam diversos problemas de saúde como: 

  • Obesidade (devido ao aumento de apetite)
  • Aumenta o risco de diabetes e problemas no coração 
  • Aumenta o risco de depressão e abuso de substâncias
  • Diminui a habilidade de prestar atenção, reagir a sinais e lembrar novas informações
  • Aumenta o risco de acidentes no trânsito devido à sonolência

Para descobrir quantas horas você precisa dormir por dia, a fim de ter uma qualidade de vida melhor, o melhor jeito é experimentar. Veja como você responde às diferentes quantidades de horas para dormir. Preste atenção no seu humor, energia e saúde pós-sono, levando em conta as noites boas e más.

Mais um detalhe: não sofra pressão de outras pessoas. Não há nenhuma evidência clara que 8 horas de sono por noite é o ideal para todos os adultos. Se você se sente na sua melhor performance dormindo 9 horas ou 7 horas, continue. Lembre-se também que consistência é a chave para dormir bem todas as noites, prefira dormir e acordar nos mesmos horários.

Atualização 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link.

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018