'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Capa post - Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Texto: Postado em Estudos e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 10 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 21 de Agosto de 2018 .

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças.

O sono é composto por ciclos que consistem em 2 tipos de sono: Rapid eye moviment (REM) e non-rapid eye moviment (NREM), sendo esse último divido em 4 estágios ou fases, que representam cerca de 75% do sono, responsável por reparar e regenerar tecidos, construir ossos, músculos e fortalecer o sistema imunológico. 

Em cada tipo de sono (REM e NREM), há diferentes frequências de ondas cerebrais. Vamos explicar o que são essas ondas cerebrais antes de começar a explicar os estágios NREM.

O que são ondas cerebrais? [4]

No cérebro, a somatória da atividade elétrica de milhões de neurônios, principalmente no córtex, pode ser observada no eletroencefalograma (EEG), um aparelho que registra a atividade elétrica das células do cérebro durante os diversos estados em que se encontra uma pessoa, desde a vigília até o sono profundo.

As células nervosas apresentam diferenças de potencial elétrico em relação ao líquido em que estão mergulhadas. Potencial de ação refere-se a uma breve flutuação de cargas elétricas na membrana do neurônio, causada pela rápida abertura e fechamento de canais iônicos dependentes de voltagem (fluxo de íons).

Potenciais de ação percorrem, como ondas, os axônios dos neurônios, para transferir informação de um lugar a outro no sistema nervoso. Uma onda pode ser de alta ou baixa amplitude (voltagem) e alta ou baixa frequência (regularidade). 

Os 4 estágios do sono NREM e do sono REM

Estágio 1: Esse estágio dura cerca de 5 a 10 minutos. Chama-se fase da sonolência, onde a pessoa começa a sentir as primeiras sensações de sono. Durante esse estágio, o individuo pode ser acordado sem dificuldade. Nesse estágio, acontece as ondas alfa e o eletroencefalograma mostra uma redução nas ondas do estado de alerta (acordado).

Estágio 2: Nessa fase, a pessoa já está dormindo, porém, não profundamente. Isso dura em média de 5 a 15 minutos. No estágio 2, a atividade cardíaca é reduzida, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de despertar o indivíduo. Nesse estágio, o eletroencefalograma mostra ondas positivas e negativas, chamadas teta. 

Estágio 3 e 4: São os estágios em que a pessoa está em sono mais profundo, sendo o estágio 4 mais intenso. Caso indivíduo seja despertado, ele pode se sentir desorientado por alguns minutos. Nesse estágio, onde acontecem as ondas deltas, o eletrencefalograma registra as ondas grandes e lentas. 

REM:falei sobre esse tipo de sono aqui no blog. O REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, onde ocorre os sonhos mais vívidos. É caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. 

Durante a noite, o corpo realiza ciclos entre os sonos NREM e REM, começando pelo NREM e passando por seus 4 estágios. Depois do último estágio, a pessoa entra por um curto período de tempo no sono REM, completando um ciclo. Após entrar no REM pela primeira vez, o indivíduo volta ao estágio 2 do sono NREM e recomeça o ciclo. A cada ciclo o período de tempo no sono REM aumenta, por isso precisamos de longos períodos de sono. 

Fontes e referências:
[1] http://www.brasilescola.com/curiosidades/fases-sono.htm
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono#cite_ref-1
[3] http://www.webmd.com/sleep-disorders/excessive-sleepiness-10/sleep-101
[4] http://www.cerebromente.org.br/n02/mente/neurobiologia.htm

Comentários

Leia também...

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Warwick e a Universidade de Basilea [1], meninos e meninas costumam dormir mal se suas mães sofrem de insônia – problema que pode afetar o desenvolvimento mental e o bem-estar infantil.  Nos estudos em questão, foram analisadas cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 - 12 anos (idade escolar), incluindo... Leia o artigo »

24/04/2019

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4964 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.