Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Passiflora - Um excelente calmante natural

Remédios naturais ganharam a confiança e a fidelidade de um público crescente. Para isso, cada qual tem lá seus motivos particulares, como a temida insônia, por exemplo. Neste caso, certamente o nome Passiflora soa familiar aos que, por fim, recorrem à natureza para livrar-se das noites em claro.

A Passiflora é uma planta que está presente na maioria dos remédios fitoterápicos. Talvez você mesmo, sem saber, a consumiu mais de uma vez – surpreso? Então, convidamos  para a leitura de mais um texto, onde apresentamos detalhes esclarecedores acerca desta incrível planta.

Boa leitura!

1 - O que é a Passiflora?

Muita gente não sabe, mas existem aproximadamente 500 espécies de Passiflora. Há aquelas que são exclusivas para uso medicinal, e a Passiflora incarnata é uma delas, apropriada para combater a insônia (ansiedade também).

Não é de hoje que esta planta é sinônimo tratamento medicinal. Desde muito tempo, índios já usavam a Passiflora para tratar furúnculos, dores de ouvido e problemas hepáticos. Mais: os exploradores espanhóis, vindos direto do Velho Mundo, aprenderam bastante sobre esta planta com os nativos peruanos.

Na Europa, também se usa a Passiflora incarnata como calmante natural e, curiosamente, seus frutos são usados para enriquecer o sabor de bebidas.

2 - Os principais benefícios da Passiflora

Fontes [1] nos revelam que ainda é necessário novos estudos para desvendar os benefícios da Passiflora incarnata. No entanto, outros tipos de Passiflora se mostram úteis para tratar problemas estomacais (esclarecer suas dúvidas ou pedir a sugestão de um médico gastrointestinal seria o recomendado). Vamos aos principais benefícios:

2.1 - Mente serena e tranquila

De acordo com os principais estudos, a Passiflora é uma sugestão válida para acalmar a mente – adeus, ansiedade! Ingeri-la pode aumentar o nível de Ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Assim, há uma “redução” na atividade cerebral, proporcionado relaxamento e uma noite tranquila de sono.

Também é pertinente citar um ensaio, publicado na revista Phytotherapy Research, que relatou o seguinte: participantes tomaram doses diárias de um chá composto de ervas, incluindo a Passiflora púrpura. Aqueles que consumiram o chá relataram apresentar melhor qualidade de sono após sete dias. Os pesquisadores destacaram, como sugestão, o consumo de Passiflora púrpura para os adultos, visando regular leves distúrbios que podem prejudicar o sono.

Ainda em relação à ansiedade, a Passiflora púrpura pode proporcionar alívio. Determinado estudo, publicado no jornal científico Anesthesia and Analgesia, examinou os efeitos desta planta em pacientes que passariam por um processo cirúrgico. Eles, enfim, relataram menos ansiedade em comparação àqueles que ingeriram placebo.

2.2 - Alívio para o estômago

 Quando o assunto é problemas estomacais, outra espécie de Passiflora merece destaque, que é o Passiflora foetida, também chamado de maracujá-silvestre.

Certo estudo, publicado na revista Indian Journal of Pharmacology, cientista examinaram o potencial do P. foetida para tratar curar ulceras estomacais, além de também perceberem uma atuação antioxidante. Mais um estudo, desta vez pulicado em BioMed Research International, examinou a Passiflora serratodigitata. Com este Passiflora foi criado um extrato a partir de suas folhas e caules. Pode-se dizer que seu resultado foi positivo ao tratar úlceras em rato. No entanto, novos experimentos precisam ser realizados com seres humanos.

2.3 - Outras doenças e distúrbios

Embora faltem mais evidências científicas [2], acredita-se que a Passiflora pode tratar as seguintes enfermidades / distúrbios:

  • Queimaduras
  • Fibromialgia
  • Hemorroida
  • Arritmia
  • Câimbras musculares
  • Indigestão
  • Asma

3 - Possíveis riscos

Em geral, a Passiflora é uma planta considerada segura. Mas – atenção! – ela pode causar alguns efeitos colaterais, e são eles:

  • Sonolência
  • Enjoo
  • Confusão

Também recomendamos não a consumir com sedativos! Mulheres grávidas ou lactantes devem evitá-la, uma vez que, estando em fase de gestação, pode haver contrações. Não se esqueçam!

4 - O modo correto de consumir

O modo mais simples é adicionar Passiflora seca em água quente para, então, preparar um chá. Aliás, não é difícil encontrá-la em lojas de produtos naturais. Esta planta, para o consumo direto, também está disponível na forma líquida, cápsula ou tablete.

Não se esqueça de consultar seu médico antes de consumi-la!

5 - Considerações finais

Você acredita que o nosso artigo termina aqui? Não. Nosso blog disponibiliza um artigo sobre os principais fitoterápicos para dormir. Corre lá!

Toda planta ou raiz considerada medicinal, seja para dormir ou outras finalidades, precisam ser conhecidas muito bem antes de serem consumidas. Pintou dúvida? Procure um profissional capacitado.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.healthline.com/health/anxiety/calming-effects-of-passionflower
[2] https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-871/passionflower

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 12/08/2020

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também