'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

O que comer antes de dormir

Capa post - O que comer antes de dormir

Texto: Postado em Alimentação e Peso & Dieta por Marcelo Morais no dia 04 de Março de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Você provavelmente já sabe o que evitar na hora de dormir: álcool, cafeína, doces... Mas o que comer antes de dormir para ter uma noite de sono melhor?

A resposta está em diversas comidas com nutrientes que ajudam no sono, principalmente comidas com triptofano. Sabendo disso, você tem uma grande variedades de comidas para escolher para comer antes de dormir.

"Muitas pessoas sabem o que não comer – comidas pesadas, picantes e cafeína, por exemplo," diz Shelby Freedman, especialista em sono que continua… "Mas eu tenho muitos pacientes que beliscam à noite toda ou não comem nada antes de ir para a cama, ambos os casos podem atrapalhar o sono. Eles não sabem que comidas simples e leves não têm problemas e que comidas além de peru contêm triptofano". [1]

Triptofano é um aminoácido que se converte em serotonina e melatonina, químicos no nosso cérebro associados com o relaxamento. Existem muitas comidas ricas em triptofano, mas este não é o único nutriente que estamos procurando em comidas que ajudam no sono. Carboidratos complexos também são importantes porque ajudam na produção de serotonina. 

A melhor coisa a se fazer é misturar comidas ricas em triptofano com carboidratos complexos e aqui estão algumas dicas do que comer antes de ir para a cama:

Banana e nozes

É um excelente mix, você tem a banana que é rica em triptofano e nozes como carboidratos complexos.

Biscoitos de trigo e/ou amendoim

Biscoitos de trigo junto com amendoim ou pasta de amendoim são boas opções. Daqui você consegue obter carboidratos complexos, proteína e triptofano.

Cereais e leite

Já falamos aqui que beber leite antes de dormir não é mito. É uma bebida rica em triptofano e se você optar em misturar com cereais você estará adicionando carboidratos complexos. Só tenha certeza de evitar cereais cheios de açúcar como sucrilhos!

Mel e aveia

A ideia aqui é amassar junto com banana num prato mel e aveia, fica uma delícia!

Ovos

Ovos cozidos são uma excelente opção já que você não precisa fritar e adicionar gorduras. Um bom prato é ovos cozidos, um pouco de arroz e azeite.

Fontes e referências:
[1] http://www.huffingtonpost.com/2012/11/27/best-food-for-sleep-snacks_n_2083752.html

Comentários

Leia também...

O que comer antes de dormir

Você provavelmente já sabe o que evitar na hora de dormir: álcool, cafeína, doces... Mas o que comer antes de dormir para ter uma noite de sono melhor? A resposta está em diversas comidas com nutrientes que ajudam no sono, principalmente comidas com triptofano. Sabendo disso, você tem uma grande variedades de comidas para escolher para comer antes de dormir.... Leia o artigo »

04/03/2015

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nosso... Leia o artigo »

04/01/2019

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018