Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de uso. Boa leitura!

Você sabia que o limão é a fruta tropical mais utilizada no mundo? Não? Saiba, também, que ele é dono de um sabor citricamente delicioso, com nutrientes para dar e vender. Distante do acaso, sua boa reputação é oriunda da alta quantidade de vitamina C. Inalar seu aroma faz bem, pois acalma, renova o estado de ânimo e tonifica a memória.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: fresco, cítrico, frutífero
  • Precauções: as contraindicações serão mencionadas no final do texto
  • Nome científico: Citrus limon

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial de limão siciliano pode ser responsável pela cura de diversas doenças: asma, obesidade, febre, infecção, transtornos cutâneos, problemas estomacais etc. Muitas pessoas não sabem, mas sua fruta foi famosa na Antiguidade. Serviu para tratar doenças infecciosas, o que salvou a pele dos antigos egípcios, romanos e índios. Atualmente, esse óleo essencial é usado nos EUA e Europa com outras finalidades. Além de vitamina C, podemos encontrar ácido ascórbico, um potente antioxidante solúvel em água.

O óleo essencial de limão siciliano é extraído da casca da fruta através do processo de compressão – são necessários, aproximadamente, 1.000 limões sicilianos para produzir uma libra (473ml) de óleo essencial. O processo de extração realizado em temperatura elevada afeta negativamente a qualidade do óleo, ou seja, elimina seus nutrientes, enfraquece seu sabor e empalidece sua cor. Portanto, os óleos prensados no frio têm maior qualidade e preço elevado. Além disso, o óleo essencial de limão siciliano pode ser produzido por meio de destilação. O óleo essencial de limão siciliano destilado é usado nas essências solúveis, presentes em bebidas. No entanto, este tipo de óleo de limão tem um aroma inferior em comparação àquele prensado no frio.

3 - Principais componentes terapeuticos e nutricionais

  • Beta-criptoxantina
  • Zeaxantina
  • Vitamina C
  • Luteína
  • Potássio
  • Vitamina A
  • Ácido fólico
  • Limoneno
  • Cálcio
  • Vitamina B
  • Ferro
  • Pectina (tipo de fibra)
  • Cobre
  • Betacaroteno
  • Pineno
  • Terpineno
  • Terpineol

Além dos compostos orgânicos e os não voláteis, a substância química limoneno constitui (entre 50% e 70%) a maior parte do óleo essencial de limão siciliano. Sobre a fruta da qual este óleo vem: está repleta de um potente perfil nutricional e possui baixo índice glicêmico. Também contém ácido cítrico, que é um conservante natural e este se faz presente 8%. Apesar de sua natureza ácida, têm um efeito calinizador quando se metabolizam no corpo.

Suas propriedades antioxidantes são fenomenais devido à sua composição única de flavonoides. Em um estudo publicado pelo Journal of Food Composition and Analysis, os limões, assim como outros cítricos, contêm uma classe flavonoide. Sabe-se que estes nutrientes oferecem propriedades anti-inflamatórias e combatem os radicais livres. Quando transformado em óleo essencial, gera benefícios à saúde e várias utilidades. Conheçamos!

4 - Benefícios

4.1 - Cuidado para o cabelo e unha

O óleo essencial de limão siciliano é um potente refrescante para o couro cabeludo. Muitas pessoas usam o óleo essencial de limão siciliano para obter um cabelo forte, saudável e brilhante.

Este óleo também pode ser usado para eliminar a caspa. Adicione umas gotas de óleo essencial de limão siciliano em uma garrafa de água onde possa haver um spray acoplado. Aplique seu conteúdo nos folículos capilares e deixe-os secar ao sol, obtendo um reflexo natural.

Para resgatar a unha, aplique nela óleo essencial de limão siciliano para suavizar as cutículas e restaurar sua saúde.

4.2 - Combate doenças estomacais

O óleo essencial de limão siciliano regula a acidez estomacal, pois equilibra o nível de pH no estomago; é carminativo (reduzir os gases intestinais) e funciona para sanar diversos problemas estomacais, incluindo indigestão, incômodo estomacal e câimbras. Adicione 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano à água para reduzir a acidez estomacal e a indigestão ácida.

4.3 - Ajuda o sistema imune

O óleo essencial de limão siciliano tem um alto teor de vitaminas. Isso o faz ser excelente para o sistema imune do corpo. Ele estimula os glóbulos brancos, aumentando sua capacidade para combater as infermidades. O óleo essencial de limão siciliano melhora a circulação em todo o corpo. Este óleo é efetivo contra enfermidades infecciosas: a febre, a malária e a febre tifoide. Adicione uma gota de óleo essencial de limão siciliano com menta na sola dos pés para reduzir a febre e aliviar as infecções.

4.4 - Tonifica a concentração

Cansado de estudar? Seus problemas acabaram! O óleo essencial de limão siciliano ajuda a aumentar a concentração e o estado de alerta. Difunda-o no escritório ou enquanto seus filhos fazem o dever de casa para mantê-los focados na tarefa escolar. É bom para a energia e a claridade mental! Você pode esfregar o óleo essencial de limão siciliano nas mãos e, assim, inalar seu aroma facilmente.

4.5 - Facilita a perda de peso

Aqui, falaremos um pouco da fruta. O suco de limão é útil para reduzir o peso e inibir o apetite. Acrescente óleo essencial de limão siciliano à água ou à sua bebida favorita para que seu consumo de comida não vá além da conta.

4.6 - Cuida da pele

O óleo essencial de limão siciliano é adstringente e desintoxicante. Dono de propriedades antissépticas, ajuda no tratamento de espinhas e transtornos cutâneos, sendo atuante até na redução de gordura na pele.

Para que funcione como um lustrador de pele: adicione óleo essencial de limão siciliano ao seu limpador facial para ajudar a eliminar as células mortas da pele e dar vida a uma tez fresca e clara.

4.7 - Higienizador corporal

Adicione 2 gotas a 8 onças de água para uma limpeza suave e natural do corpo de manhã, purificando o fígado, rins e sistema digestivo. Também adicione óleo essencial de limão siciliano ao bebedouro público para matar milhares germes.

4.8 - Conserva alimentos

O óleo essencial de limão siciliano pode ser um conservante natural. Use-o com água para evitar que as maçãs e os abacates cortados pereçam rapidamente.

4.9 - Suavizar calos e joanetes

Aplique óleo essencial de limão siciliano de maneira consistente nas partes calejadas de sua pele e, então, ele suavizará essas áreas.

4.10 - Limpador natural

Dado que o óleo essencial de limão siciliano tem propriedades antibacterianas e antimicóticas, ele se transforma em um excelente limpador! É usado para limpar o corpo, as superfícies metálicas, os pratos e as roupas. Crie um limpador à base de vinagre de uso geral: acrescente o óleo essencial de limão siciliano a esta solução de limpeza de vinagre de cítricos para enfim obter um limpador fresco e muito eficaz.

4.11 - Combate a asma/alergia

Inalar, de modo simples e direto, o aroma dos limões pode desobstruir as vias nasais e os seios paranasais, promovendo um bom fluxo de ar e uma respiração constante. Faça mais! Combine 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano, lavanda e menta na parte inferior dos pés, atrás das orelhas e pescoço todos os dias. Você irá se surpreender!

4.12 - Transcenda

Feche os olhos e transcenda, encontrando o bem-estar que você sempre quis! Difunda ou adicione óleo essencial de limão siciliano à sua água para harmonizar sua consciência espiritual e psíquica, reforçando a conexão que há entre o espírito (consciência) e a alma, diminuindo o conflito entre seus pensamentos.

Relaxe!

4.13 - Antidepressivo natural

O óleo essencial de limão siciliano é calmante e, portanto, ajuda a eliminar o cansaço mental, o esgotamento, a ansiedade e a tensão nervosa. Pode refrescar a mente, estimulando pensamentos positivos e eliminando as sensações negativas. Combine óleo essencial de limão siciliano e lavanda e use esta mistura em via tópica ou difunda em seu quarto para elevar o estado de ânimo. Adicione algumas gotas à água do banho para ajudar com o estresse e o cansaço.

4.14 - Realça o sabor

Segundo organicfacts.net: Os limões são uma das frutas cítricas mais populares do mundo e são amplamente utilizados para fins gastronômicos, pois são uma boa fonte de vitamina e ajudam na digestão. Também dão à comida um sabor e aroma agradável.

Ademais, o suco de limão é uma das bebidas mais populares do mundo, já que é saudável, delicioso e de baixo custo. Adicione um par de gotas de óleo essencial de limão siciliano à manteiga e use-a sobre uma travessa de peixe ou verduras a vapor. Adicione óleo essencial de limão siciliano a doces, crie cobertura de limão para bolos, tortas de limão, doces de tabuleiro, biscoitos de limão e, é claro, limonada!

4.15 - Repelente natural de insetos

É isso mesmo que você leu! O óleo essencial de limão siciliano serve de repelente de insetos. Para que você tenha um em mãos, basta misturar óleo essencial de limão siciliano com menta e eucalipto para repelir formigas e outros insetos.

4.16 - Removedor natural

O óleo essencial de limão siciliano é sinônimo de praticidade. Este óleo pode remover chiclete, etiquetas e riscos de giz de cera. Elimine os restos de cola dos rótulos dos frascos de garrafas. O óleo essencial de limão também eliminará as marcas dos lápis de giz de cera.

5 - Dicas de uso no dia a dia

Abaixo, algumas maneiras de usar o óleo essencial de limão siciliano no cotidiano:

  • Aplique uma ou duas gotas de óleo essencial de limão siciliano atrás das orelhas. Isso poderá proporcionar a sensação de tranquilidade.
  • Coloque os panos de prato de molho em água misturada com uma gota de óleo essencial de limão siciliano para desinfetá-los.
  • Pingue umas gotas de óleo essencial de limão siciliano em pedaços de algodão e use-os sobre a pele para limpá-la.
  • Acrescente duas ou três gotas de óleo essencial de limão siciliano ao chá ou à água morna para amenizar a dor de garganta.
  • O óleo essencial de limão siciliano pode ser usado em um difusor. Dê ao ambiente o aroma agradável que só a fruta cítrica tem!
  • Uma ou duas gotas de óleo essencial de limão siciliano podem ajudar a esterilizar bancadas e superfícies. Esse óleo é tão potente que higieniza tábuas de corte, banheiros públicos e hospitalares.
  • Aplique umas gotas de óleo essencial de limão siciliano nas unhas. Isso pode fortalecê-las, matando os fungos.
  • Usar 1-2 gotas de óleo essencial de limão siciliano pode eliminar manchas provocadas por outros tipos de óleo e gordura.
  • O óleo essencial de limão siciliano é um ótimo desinfetante para as mãos. Substitua o álcool em gel por este óleo milagroso.
  • Aplique diariamente 2-3 gotas de óleo essencial de limão siciliano em herpes para eliminá-las.

Lembrete: o óleo essencial de limão siciliano inclui-se dentre os produtos de cuidado pessoal. Ajuda a tratar a pele manchada, esfoliar camadas de pele morta e reduzir a acne. Também pode ser usado para revigorar a aparência do cabelo e eliminar a caspa.

6 - Dica

O óleo essencial de limão siciliano combina muito bem com outros óleos essenciais, como o de lavanda, rosa, sândalo, menta, gerânio e melaleuca, sendo um óleo essencial popular para os herbolários e para os que praticam a arte da aromaterapia.

7 - Contraindicações

Aconselhamos não utilizar o óleo essencial de limão siciliano sem, no princípio, diluí-lo. Deve ser usado junto a um óleo portador em caso de aplicação direta na pele. Dentre os óleos portadores, tiramos como exemplo o de coco, oliva e jojoba.

Existem pesquisas que demonstram que o óleo essencial de limão siciliano é capaz de promover a fotossensibilidade sob o sol e pode provocar queimaduras solares e escurecimento irregular da pele.

Atenção! Faz-se recomendável evitar a aplicação de óleo essencial de limão siciliano e outros óleos cítricos na pele quando há contato direto com a luz solar, já que podem produzir bolhas.

As pessoas com sensibilidades na pele devem usar óleos essenciais com extrema precaução. As reações podem variar de pessoa para pessoa e algumas podem sentir reações na pele, enquanto que outras podem ter problemas respiratórios. Consulte seu médico antes de usar qualquer óleo essencial. As mulheres grávidas, bebês e as crianças pequenas também devem consultar a um médico antes de fazer uso do óleo essencial.

Referências Bibliográficas
https://articles.mercola.com/herbal-oils/lemon-oil.aspx
https://www.celestinevision.com/2015/07/health/health-benefits-of-lemon-essential-oil/

Artigo postado na categoria: Aromaterapia em 22/02/2018

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também