'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Por que sinto muito sono após as refeições?

Capa post - Por que sinto muito sono após as refeições?

Texto: Postado em Alimentação e Curiosidades por Caio Cesar no dia 17 de Dezembro de 2018 .

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estômago cheio.

De fato, isso acontece com diversas pessoas, a ponto de o cochilo pós-almoço se tornar tradição em alguns países. Matado a fome, por que nós sentimos sono? Além de explorarmos essa pergunta, abordaremos possíveis aspectos que possam estar relacionados a esse efeito (tipo de alimentação, saúde, hábitos noturnos relacionados ao sono, etc).

Boa leitura!

1 - Por que sinto muito sono após as refeições?

Sentir sono após comer é uma reação natural. Biologicamente falando, é uma resposta dada pelo corpo às reações químicas geradas pelo processo de digestão. O processo  de digestão, em resumo, funciona da seguinte maneira: o corpo decompõe os nutrientes do alimento, transformando-os em glicose, que se transformará em energia. Ainda durante a digestão, o corpo também libera certos hormônios, como a amilina, glucagon e colecistocinina: hormônios que aumentam o nível de açúcar no sangue, o que provoca a saciedade.

Terminar uma refeição e sentir-se indisposto ocorre com diversas pessoas. No entanto, havendo sonolência excessiva nesse caso, devemos levar em conta outros fatores, os quais investigaremos nas próximas linhas. São eles:

1.1 - Hormônios cerebrais

Certos alimentos influenciam na produção de melatonina. Esse hormônio, como é sabido, pode gerar a sensação de sonolência ao término de cada refeição. Pode-se dizer que também existe, como reflexo do processo digestivo, a liberação de serotonina. Essa substância química também é responsável por estimular as partes cerebrais responsáveis pelo sono e vigília. 

1.2 - Tipos de comida

Em primeiro lugar, alguns tipos de alimento podem causar mais sonolência que outros, ainda que o corpo realize a digestão de todos os alimentos da mesma forma. Temos ao nosso alcance, por exemplo, alimentos que são ricos em proteínas. Eles contêm triptofano (aminoácido que é utilizado pelo corpo para produzir melatonina). Alimentos ricos em proteínas: carne, aves, queijo de soja, ovo, soja, espinafre etc.

Além dos alimentos ricos em proteínas, podemos citar aqueles que contêm carboidrato, pois eles também são capazes de produzir serotonina e triptofano. Colocar, no mesmo prato, alimentos ricos em proteína e carboidrato fará com que você se sinta mais sonolento. Antes de deitar-se é importante optar por uma alimentação equilibrada, rica em verduras, grãos e gorduras boas.

1.3 - Comer em excesso

Comer em excesso também causa sonolência. Para digerir melhor a enorme quantidade de alimento, o corpo bobeia mais sangue ao sistema digestivo a fim facilitar a digestão. Isso, no entanto, provoca uma escassez momentânea de sangue e nutrientes no cérebro.

1.4 - Qualidade do sono

Em outras palavras, dormir mal à noite aumenta a sonolência após cada refeição. Quando saciamos a fome, o corpo se sente satisfeito e relaxado, de modo que comer lhe dá a sensação de descanso e, assim, surge a sonolência.

Se você tem problemas para dormir à noite, recomendamos não cochilar após o almoço. Fazer exercícios com regularidade aumentará a qualidade do seu sono, por exemplo. É aconselhável priorizar seu descanso noturno para que você não se sinta totalmente indisposto após cada refeição.  

1.5 - Saúde

Se você sente muito sono após cada refeição, fique atento! Isso pode ser sinal indicativo de alguma doença, como anemia, doença celíaca, alergia, diabetes, apneia do sono, intolerância a certos alimentos, entre outros. Sentir sono após comer também pode significar um sistema digestivo debilitado, ou seja, incapaz de absorver nutrientes importantes. Assim, você não terá energia para cumprir suas tarefas diárias.

Em caso de dúvidas, consulte o médico responsável pela sua saúde ou um profissional capacitado.

2 - Dicas para lidar com o sono pós-refeição

A seguir, pontuaremos algumas dicas que ajudarão você a driblar a sonolência após comer. Confira:

  • Inclua mais proteína em suas refeições
  • Evite alimentos ricos em lectina (às vezes a lectina é considerada "antinutricional", pois [em alta quantidade] atrapalha a absolvição de outros nutrientes)
  • Reduza a quantidade de carboidratos
  • Pegue sol. A luz solar melhora o desempenho do metabolismo, da função mitocondrial e do fluxo sanguíneo
  • Inclua mais potássio em sua alimentação
  • Tempere sua salada com vinagre de maçã. Ele acelera o metabolismo e diminui o nível de açúcar no sangue
  • Coma mais peixes e frutos do mar (dê preferência àqueles que possuem DHA, pois melhoram a função mitocondrial)
  • Caminhe 15 minutos após almoçar. Isso auxiliará a digestão e afastará a sonolência.

3 - Dormir após o almoço faz mal à saúde?

Durante o cochilo pós-almoço, o cérebro diminui o ritmo de trabalho e, assim, não envia informações às células gástricas de modo eficiente. Em consequência, a digestão sofre atraso, causando fermentação, de sorte que as consequências são diversas - uma delas é a formação de gases. Dormir após almoçar pode agravar problemas enzimáticos que, por sua vez, estão relacionados aos órgãos que participam da digestão (o fígado seria um deles). 

Referências bibliográficas:
[1] https://www.thejakartapost.com/life/2016/10/04/why-do-we-feel-sleepy-after-eating-a-meal.html?src=mostviewed&pg=/
[2] https://www.healthline.com/health/mental-health/serotonin#functions
[3] https://www.healthline.com/health/food-nutrition/why-do-i-feel-tired-after-eating#diet
[4] https://www.selfhacked.com/blog/revealing-6-unknown-reasons-get-tired-eating/
[5] https://www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-lectins#section1
[6]https://www.youtube.com/watch?v=D57Hr4WhM7Q

Comentários

Leia também...

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014

O que são fibras prebióticas e como elas podem ajudar no sono

Nós, aqui do blog do dorminhoco, estamos sempre antenados com as mais recentes notícias e descobertas sobre os assuntos relacionados ao sono. Afinal, o nosso objetivo é ajudar nossos leitores a melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida. Dessa vez, trazemos ótimas notícias de um estudo recente que relaciona a ingestão de fibras pre... Leia o artigo »

21/10/2017

Frutas que ajudam no sono

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de nã... Leia o artigo »

18/01/2014

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016