'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Capa post - Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 07 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo?

Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Os entrevistados foram solicitados a classificar a importância de vários elementos que ajudam a ter uma boa noite de sono e abaixo segue (na ordem) os itens mais importantes que – sem dúvidas – vão ajudar você a ter uma noite de sono melhor.

  • Colção confortável (73%)
  • Travesseiros confortáveis (69%)
  • Lençóes e fronhas confortáveis (54%)
  • Boa temperatura do quarto (53%)
  • Quarto silencioso (52%)
  • Ar fresco e livre de alergias (50%)
  • Quarto escuro (49%)
  • Cama limpa (39%)
  • Lençóes com aroma fresco (25%)
  • Banho relaxante antes de dormir (23%)

As porcentagens ao lado de cada item representa o nível de importancia informada pelos parcitipantes do estudo. Ao todo 1500 pessoas foram entrevistadas com idades em 25 e 55 anos.

Cerca de 93% dos participantes disseram que ficavam com mais vontade de dormir e descansar quando os lençóis estavam frescos e com bom aroma, além disso, as mulheres eram muito mais propensas em concordar com esta afirmação do que os homens.

Houve uma diferença notável entre aqueles que diziam ter um bom sono quase toda noite e aqueles que tinha poucas noites de bom sono. Aqueles que dormiam bem quase toda noite diziam tomar um banho refrescante antes de dormir praticamente todas as noites antes de ir para a cama.

Outro fato interessante é de quanto em quanto tempo as pessoas reportaram trocar seus lençóis. Trocar com frequências os lençóis ajuda e manter um ambiente para dormir mais limpo e arrumado.

  • Uma ou mais vezes por semana (62%)
  • A cada duas semanas (29%)
  • A cada três semenas (6%)
  • Mais de três semanas (3%)

Já tem bastante tempo que eu queria afirmar aqui no blog que um quarto confortável é ideal para melhores noites de sono, porém não tinha nenhum estudo para defender minha afirmação, hoje por acaso, esbarrei nesse estudo feito em 2012.

O estudo completo e com todos os seus detalhes com 55 páginas (inglês) está disponível nesse link.

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018