'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

Capa post - Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 28 de Novembro de 2018 e última atualização dia 14 de Dezembro de 2018 .

À medida que questionamos nossos costumes, encontramos grandes fontes de informação. O que, por exemplo, você gosta de fazer antes de dormir? Tomar um copo de leite morno? Ler um bom livro? Em meio a inúmeras preferências, existe aquelas pessoas que escolhem saborear algo rápido e nutritivo, como beber uma garrafinha de Yakult antes de deitar-se.

Mas esse pequeno hábito, quando associado ao sono, faz mal à saúde? Exploraremos essa questão nos próximos parágrafos, apresentando, em linhas resumidas, o que há por trás dessa bebida que conquistou a simpatia de crianças e adultos.

Boa leitura!

1 - O que é o Yakult?

O Yakult [1] é um probiótico de alta qualidade fabricado em forma de bebida láctea fermentada. Nele, é possível encontrar 6,5 bilhões de probióticos exclusivos. Eles, no mais, atendem pelo nome científico “Lactobacillus casei” Shirota.

1.1 - O que são os probióticos?

Probióticos são bactérias vivas e leveduras. Felizmente, os probióticos são benéficos ao corpo humano, de sorte que, em especial, cuidam do sistema digestivo.

É importante ressaltar que o corpo humano está repleto de bactérias; algumas são boas e outras, ruins. Os probióticos (“bactérias boas”) são úteis para manter o intestino em plena saúde. Pesquisadores [2] ainda estão trabalhando para descobrir quais são os melhores probióticos para determinadas doenças. Essas “bactérias do bem” servem para tratar enfermidades como a Síndrome do Intestino Irritável e a Doença Intestinal Inflamatória, por exemplo.

Indo direto ao X da questão: sim, tomar Yakult antes de dormir faz bem à saúde. Até podemos dizer que seus probióticos podem nos ajudar a dormir melhor. Entenda como isso acontece:

2 - Como os probióticos melhoram o sono?

Podemos obter uma série de benefícios após uma noite bem dormida, como diminuir os níveis de estresse, tonificar a memória, aumentar a concentração, controlar o peso corporal etc. Em detalhes, a fim de entender a atuação dos probióticos no organismo, apresentamos certas considerações que têm a ver com a relação bactéria-organismo. Vejamos!

O microbioma é um conjunto que reúne uma quantidade vasta de micróbios que vivem no corpo e na pele. Quando esse ecossistema de bactérias está em equilíbrio, ele trabalha em harmonia com as células do corpo e, então, atua de modo benéfico para com a saúde, a ponto de regular o sistema imunológico, facilitando a digestão e o absorção de nutrientes indispensáveis e dando o suporte necessário ao metabolismo. 

No corpo humano, a maior parte das bactérias está localizada no intestino. No entanto, elas são capazes de se comunicar com o cérebro através do eixo intestino-cérebro. Alguns micróbios, que são bons para a saúde, também fazem bem ao estado mental, levando em conta as funções cognitivas e outras particularidades (memória e emoções, por exemplo). Portanto, conservar a saúde do sistema digestivo pode, sim, proporcionar uma noite de sono profundo e reparador.

Os probióticos, por sua vez, produzem e regulam diversos neurotransmissores e hormônios que estão relacionados ao sono, e são eles:

  • Triptofano (melatonina): Os probióticos aumentam os níveis sanguíneos de triptofano. Trata-se de um aminoácido que tem o poder de se converter em serotonina e, em seguida, em melatonina, hormônio que regula a sensação de sonolência.
  • Serotonina: Esta substância química ajuda a regular o estado de ânimo e tem um papel importante na qualidade do sono. Pesquisadores [3] descobriram que a carência dessa substância em ratos provocava interrupções no ritmo circadiano e no ciclo sono-vigília. A maior parte da serotonina no corpo (mais de 90%) é fabricada no intestino. Logo, os micróbios intestinais regulam a quantidade que é produzida.
  • GABA: As bactérias são úteis para produzir o GABA. É uma substância química cerebral que gera a sensação de calma, além de melhorar os receptores cerebrais.
  • Cortisol: Os probióticos podem diminuir o nível de cortisol. O hormônio apresentado aqui cresce em momentos de estresse e ansiedade, o que afasta significativamente o sono.

Também é essencial entender que os micróbios têm seus próprios ritmos diários, que acabam influenciando nosso ritmo circadiano e prejudicando nosso metabolismo e sono. Outro estudo [3], feito com ratos, cuja alimentação era tipicamente ocidental (rica em gordura e açúcar), capaz de reduzir o número de bactérias intestinais benéficas, mostrou alteração no ritmo circadiano, que desencadeou uma série de consequências - o aumento de peso foi uma delas.

Assim, fica fácil entender que tomar Yakult antes de dormir faz bem à saúde e, ainda por cima, contribui para uma excelente noite de sono!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.yakult.co.in/
[2] https://www.webmd.com/digestive-disorders/what-are-probiotics#1
[3]https://www.hyperbiotics.com/blogs/recent-articles/probiotics-can-help-you-sleep-better

Comentários

Leia também...

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016

O que é a hipersonia?

Suponhamos que você deseja percorrer um pequeno trajeto. Sem demora, pega um ônibus, ocupa qualquer assento e, aos trancos e solavancos, segue viagem observando a paisagem. Mas contratempos rotineiros causam demora. Então, você fecha os olhos e dá asas aos pensamentos, enquanto o sono chega de mansinho, colocando peso em suas pálpebras, sugando o melhor de su... Leia o artigo »

12/10/2018

Por que mulheres tem mais dificuldades em dormir?

Pesquisadores descartam a menstruação como causa. Segunda, 12 de Setembro (HealthDay News) - Algumas mulheres sofrem com interrupções frequentes do sono e um pequeno estudo pode trazer uma luz a este mistério. O relógio natural das mulheres (ou relógio circadiano) gira em um ritmo mais rápido que o dos homens, de acordo com a pesquisa. "... Leia o artigo »

06/11/2016

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018