'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

Capa post - Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 28 de Novembro de 2018 e última atualização dia 14 de Dezembro de 2018 .

À medida que questionamos nossos costumes, encontramos grandes fontes de informação. O que, por exemplo, você gosta de fazer antes de dormir? Tomar um copo de leite morno? Ler um bom livro? Em meio a inúmeras preferências, existe aquelas pessoas que escolhem saborear algo rápido e nutritivo, como beber uma garrafinha de Yakult antes de deitar-se.

Mas esse pequeno hábito, quando associado ao sono, faz mal à saúde? Exploraremos essa questão nos próximos parágrafos, apresentando, em linhas resumidas, o que há por trás dessa bebida que conquistou a simpatia de crianças e adultos.

Boa leitura!

1 - O que é o Yakult?

O Yakult [1] é um probiótico de alta qualidade fabricado em forma de bebida láctea fermentada. Nele, é possível encontrar 6,5 bilhões de probióticos exclusivos. Eles, no mais, atendem pelo nome científico “Lactobacillus casei” Shirota.

1.1 - O que são os probióticos?

Probióticos são bactérias vivas e leveduras. Felizmente, os probióticos são benéficos ao corpo humano, de sorte que, em especial, cuidam do sistema digestivo.

É importante ressaltar que o corpo humano está repleto de bactérias; algumas são boas e outras, ruins. Os probióticos (“bactérias boas”) são úteis para manter o intestino em plena saúde. Pesquisadores [2] ainda estão trabalhando para descobrir quais são os melhores probióticos para determinadas doenças. Essas “bactérias do bem” servem para tratar enfermidades como a Síndrome do Intestino Irritável e a Doença Intestinal Inflamatória, por exemplo.

Indo direto ao X da questão: sim, tomar Yakult antes de dormir faz bem à saúde. Até podemos dizer que seus probióticos podem nos ajudar a dormir melhor. Entenda como isso acontece:

2 - Como os probióticos melhoram o sono?

Podemos obter uma série de benefícios após uma noite bem dormida, como diminuir os níveis de estresse, tonificar a memória, aumentar a concentração, controlar o peso corporal etc. Em detalhes, a fim de entender a atuação dos probióticos no organismo, apresentamos certas considerações que têm a ver com a relação bactéria-organismo. Vejamos!

O microbioma é um conjunto que reúne uma quantidade vasta de micróbios que vivem no corpo e na pele. Quando esse ecossistema de bactérias está em equilíbrio, ele trabalha em harmonia com as células do corpo e, então, atua de modo benéfico para com a saúde, a ponto de regular o sistema imunológico, facilitando a digestão e o absorção de nutrientes indispensáveis e dando o suporte necessário ao metabolismo. 

No corpo humano, a maior parte das bactérias está localizada no intestino. No entanto, elas são capazes de se comunicar com o cérebro através do eixo intestino-cérebro. Alguns micróbios, que são bons para a saúde, também fazem bem ao estado mental, levando em conta as funções cognitivas e outras particularidades (memória e emoções, por exemplo). Portanto, conservar a saúde do sistema digestivo pode, sim, proporcionar uma noite de sono profundo e reparador.

Os probióticos, por sua vez, produzem e regulam diversos neurotransmissores e hormônios que estão relacionados ao sono, e são eles:

  • Triptofano (melatonina): Os probióticos aumentam os níveis sanguíneos de triptofano. Trata-se de um aminoácido que tem o poder de se converter em serotonina e, em seguida, em melatonina, hormônio que regula a sensação de sonolência.
  • Serotonina: Esta substância química ajuda a regular o estado de ânimo e tem um papel importante na qualidade do sono. Pesquisadores [3] descobriram que a carência dessa substância em ratos provocava interrupções no ritmo circadiano e no ciclo sono-vigília. A maior parte da serotonina no corpo (mais de 90%) é fabricada no intestino. Logo, os micróbios intestinais regulam a quantidade que é produzida.
  • GABA: As bactérias são úteis para produzir o GABA. É uma substância química cerebral que gera a sensação de calma, além de melhorar os receptores cerebrais.
  • Cortisol: Os probióticos podem diminuir o nível de cortisol. O hormônio apresentado aqui cresce em momentos de estresse e ansiedade, o que afasta significativamente o sono.

Também é essencial entender que os micróbios têm seus próprios ritmos diários, que acabam influenciando nosso ritmo circadiano e prejudicando nosso metabolismo e sono. Outro estudo [3], feito com ratos, cuja alimentação era tipicamente ocidental (rica em gordura e açúcar), capaz de reduzir o número de bactérias intestinais benéficas, mostrou alteração no ritmo circadiano, que desencadeou uma série de consequências - o aumento de peso foi uma delas.

Assim, fica fácil entender que tomar Yakult antes de dormir faz bem à saúde e, ainda por cima, contribui para uma excelente noite de sono!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.yakult.co.in/
[2] https://www.webmd.com/digestive-disorders/what-are-probiotics#1
[3]https://www.hyperbiotics.com/blogs/recent-articles/probiotics-can-help-you-sleep-better

Comentários

Leia também...

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014

Como dormir melhor após cirurgias?

Já escrevemos aqui como melhorar o sono durante internações em hospitais, desse vez valor tentar ajudá-lo a dormir melhor após cirurgias. O sono deve ser visto como prioridade durante a fase pós-operatória. Dormir bem é essencial para que o paciente tenha a devida recuperação. O que deve ser feito para cuidar do descanso noturno... Leia o artigo »

11/06/2019

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos,... Leia o artigo »

30/08/2018

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018