Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Valeriana - Descubra para que serve e seus benefícios

Quando pensamos em erva para relaxar e ter tranquilidade, talvez a primeira que nos vem à cabeça é a de camomila. Mas quando se trata de efetividade, a valeriana é bem mais conhecida!

Finalmente, resolvemos fazer uma pesquisa e escrever sobre a valeriana: um dos suplementos naturais para dormir mais vendidos na Loja do Dorminhoco.

1 - Introdução

A valeriana possui um longo histórico de uso e sua popularidade teve início na Europa, em pleno séc. XVII. Curiosamente, a erva também foi usada durante a segunda guerra mundial para aliviar o estresse [5]

Esta erva é, em princípio, usada como calmante a fim de tratar problemas relacionados ao sono, à ansiedade e à inquietação da mente. Porém, há outros benefícios que serão apresentados ao longo do post.

2 - Benefícios

2.1 - Calmante natural para dormir

Além de diminuir o tempo que demoramos para adormecer, a valeriana também melhora a qualidade do sono. Se você não consegue dormir bem, talvez a valeriana seja o que você precisa para ter boas noites de sono. O lado bom é que, ao contrário de remédios para dormir, a valeriana não produz nenhum efeito de ressaca ou sonolência pela manhã.

Em um estudo [4] feito na Suécia, os efeitos da valeriana em pessoas com deficiência de sono foram bem significativos. De todos os participantes deste estudo, 44% relataram um sono perfeito enquanto 89% disseram ter uma melhora no sono ao usar a raiz de valeriana. A respeito da melhora no sono, nenhum efeito colaterial foi observado. 

O porquê da valeriana ajudar a dormir: o extrato da planta aumenta os níveis de GABA no cérebro. GABA é um neurotransmissor inibitório que, em quantidades maiores, causa um efeito sedativo. O ácido valerínico, encontrado na valeriana, também inibe uma enzina que destrói o GABA, outra forma de a valeriana ajudar a melhorar seus níveis de GABA [5].

2.2 - Valeriana para ansiedade

Como dissemos antes: a valeriana, de fato, é capaz de aumentar os níveis de GABA, que ajuda a regular as células nervosas e também a diminuir a ansiedade. Drogas como xanax e valium, que são comumente usadas como remédios para dormir e em casos de ansiedade, também funcionam aumentando a quantidade de GABA. O ácido valerênico e o valerenol, encontrados no extrato da raiz da valeriana, atuam como agentes anti-ansiedade [8].

É surpreendente saber que, igualando-se aos remédios tarja-preta, a raíz de valeriana pode ter os mesmos efeitos contra a ansiedade, porém sem oferecer efeitos colaterais.

2.3 - Valeriana para o estresse

Por reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, a valeriana pode ajudar significativamente contra o estresse diário, já que o estresse crônico aumenta o nível de ansiedade e, ao mesmo tempo, o nível de irritação. 

Ao melhorar os níveis de GABA, a valeriana facilita o relaxamento do corpo e da mente. Como o relaxamento é o aposto do estresse, a raíz de valeriana é uma excelente maneira natural para diminuir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida. Há um estudo que comprova exatamente este fato [9]

2.4 - Valeriana reduz a pressão arterial

Como dito acima, a valeriana é um calmante eficaz para a mente e o corpo. Portanto, não é de se espantar que também pode ajudar a baixar a pressão arterial, melhorando, assim, a saúde do coração. Os mesmos componentes que atuam contra o estresse e ansiedade também ajudam o corpo a regular a pressão arterial.

A pressão arterial elevada é algo que você definitivamente quer evitar, pois aumenta suas chances de ter um AVC ou um ataque cardíaco. O suplemento de valeriana pode ajudar a reduzir naturalmente sua pressão arterial e, por fim, mantê-la em um nível saudável, causando um impacto positivo na sua saúde cardíaca. 

2.5 - Melhora cólicas menstruais

O efeito relaxante da raíz de valeriana faz com que ela seja uma escolha ideal para quem deseja obter um alívio natural em caso de cólicas menstruais. Isso reduz a gravidade e o desconforto causado por estas dores. 

A raíz da valeriana é um sedativo natural e antiespasmódico, o que suprime espasmos musculares. Um estudo [10] comprovou que a valeriana pode, de forma efetiva, diminuir as graves contrações do músculo uterino que causam fortes dores em muitas mulheres durante a menstruação. 

2.6 - Valeriana para ondas de calor em mulheres com menopausa

Um estudo [3] recente, publicado no mês passado, teve por objetivo avaliar o uso da valeriana como erva fitoestrogênica em mulheres entre 45 - 55 anos. Estas mulheres estavam em fase de menopausa e sofriam com ondas de calor. 

Ainda neste estudo, havia dois grupos de mulheres; um grupo recebeu 530mg de valeriana duas vezes ao dia e outro grupo, 530mg de placebo, também duas vezes. Após 2 meses, a frequência das ondas de calor em mulheres que tomaram a valeriana foi significativamente menor.

2.7 - Valeriana para transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Para quem não sabe, o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma condição caracterizada pela necessidade de verificar as coisas repetidamente e ainda ter a necessidade de uma rotina. Embora não pareça grave, muitas pessoas com este problema têm sua qualidade de vida afetada e sofrem a ponto de precisar de ajuda médica para melhorar a condição.

Como os remédios herbais são, no geral, uma opção mais desejável e segura do que a medicação farmacêutica, um estudo publicado em 2011 avaliou os efeitos da valeriana no TOC e comprovou os efeitos positivos sobre o problema. Nenhum participante teve problemas em usar a valeriana, uma vez que se mostrou tolerada pelo organismo.

2.8 - Para crianças hiperativas e com falta de foco

Parece que hoje em dia há um número crescente de crianças definidas como "hiperativas". Elas mostram ser incapazes de aprender e ter um comportamento calmo em sala de aula. Dificilmente, crianças hiperativas se mantêm sentadas, de modo que se concentrem por tempo suficiente nas lições diárias. Estudos iniciais sobre os efeitos da raíz de valeriana, combinada com melissa, foram bastante positivos! 

Um dos estudos mais recentes [11], publicado em 2014 e feito com 169 crianças do primário, usou a combinação de valeriana e melissa durante sete semanas. Ademais, não obteve resultados conclusivos, mas sim, promissores.

Após o referido teste, a porcentagem de crianças que não conseguiam se concentrar diminuiu significativamente, ou seja, de 75% caiu para 14%, enquanto aquelas que apresentavam hiperatividade, caiu de 60% para 13%. Em sintonia com tais resultados, os pais observaram uma melhora no sono e em outros sintomas. Assim, os pesquisadores concluíram que esta combinação de ervas, junto ao aconselhamento tradicional, é um tratamento viável. 

2.9 - Outros benefícios

Citamos acima os principais benefícios da raíz valeriana. Agora, apresentaremos, em linhas gerais, outros casos nos quais esta raíz pode ser satisfatoriamente eficaz, pois esta raíz pode: 

  1. Dar mais saúde ao coração
  2. Aliviar a síndrome das pernas inquietas
  3. Aumentar o bem-estar dos pacientes que fazem terapia contra o câncer
  4. Reduzir o número de convulsões em pessoas epiléticas
  5. Eliminar o mal estar causado pelo enjoo
  6. Ser eficaz contra problemas digestivos
  7. Tonificar a memória e a função cognitiva
  8. Ser útil contra os sintomas da fibromialgia (dor e fraqueza muscular generalizada)
  9. Combater a insuficiência renal
  10. Acabar com a enxaqueca
  11. Eliminar dores provocadas pela artrite
  12. Aliviar dores no joelho
  13. Aliviar dores no nervo ciático
  14. Livrar as mãos da inquietação causada por tremores
  15. Acabar com as palpitações cardíacas
  16. Anular os efeitos da depressão em pacientes bipolares

3 - Faz mal? Há contra indicações?

  • Diversas reações, como dores de cabeça, tontura e problemas gastrointestinais, foram relatados em alguns estudos [6,7], mas foram pouco significativas comparados à maior parte dos grupos que não sentiram nenhum efeito. 
  • Não é recomendável tomar a valeriana pela manhã caso tenha que dirigir um carro ou operar máquinas, pois a erva pode causar sonolência.
  • Apesar de não haver estudos demonstrando os efeitos no desenvolvimento do feto, mulheres grávidas devem evitar a valeriana.
  • Até onde se sabe, a erva interage com centenas de drogas, principalmente remédios para dormir, ansiedade, estresse e até mesmo o álcool. Caso a pessoa venha a usar a Valeriana junto a outro medicamento, é melhor consultar o médico.
  • Não deve ser usada por pessoas com problemas hepáticos.
  • É ideal que o tratamento com a valeriana não ultrapasse 3 meses.
Fontes e referências:
[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16444660
[2] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19865069
[3] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28278010
[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2678162
[5] https://ods.od.nih.gov/factsheets/Valerian-HealthProfessional/
[6] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4034730?dopt=Abstract
[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10761819?dopt=Abstract
[8] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18602406
[9] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25495725
[10] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21959068
[ref] https://draxe.com/valerian-root/
[11] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24837472
[ref] http://www.herbwisdom.com/herb-valerian.html
[12] https://www.selfhacked.com/blog/valerian-root/#Other

Artigo postado na categoria: Chás & Ervas em 30/03/2017

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também