'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Saiba para que serve a Valeriana e conheça seus benefícios

Quando se trata ervas de relaxar e acalmar, talvez a primeira que lhe venha a cabeça a camomila, mas quando se trata de efetividade a valeriana é bem mais conhecida. Finalmente resolvemos fazer uma pesquisa e escrever sobre a valeriana, um dos suplementos para dormir mais vendidos aqui na loja do dorminhoco.

A valeriana tem uma longa história de uso e sua grande popularidade começou na Europa no século XVII. Curiosamente, a erva também foi usada durante a segunda guerra mundial para aliviar o estresse [5].

A erva é primariamente usada como calmante para tratar de problemas para dormir, ansiedade e inquietação da mente, mas há outros benefícios que vamos descrever ao longo do post.

1 - Valeriana como calmente natural para dormir

Além de diminuir o tempo que demoramos para adormecer, a valeriana também melhora a qualidade do sono. Se você não consegue dormir bem, talvez a valeriana seja o que você precisa para ter boas noites de sono. O lado bom é que, ao contrário de remédios para dormir, a valeriana não produz nenhum efeito de ressaca ou sonolência pela manhã.

Num estudo [4] feito na Suécia, os efeitos da valeriana em pessoas com deficiência do sono foram bem significativos. De todos os participantes desse estudo, 44% relataram um sono perfeito enquanto 89% disseram ter uma melhora no sono ao usar a raiz de valeriana. Em adição a melhora no sono, nenhum efeito colaterial foi observado.

O porque da valeriana ajudar a dormir é porque o extrato da planta aumenta os níveis de GABA no cérebro. GABA é um neurotransmissor inibitório que em quantidades maiores causa um efeito sedativo. O ácido valerínico da valeriana também inibe uma enzina que destrói o GABA, outra forma que a valeriana ajuda a melhorar seus níveis de GABA [5].

2 - Valeriana para ansiedade

Como dissemos antes, a valeriana de fato é capaz de aumentar os níveis de GABA que ajuda a regular as células nervosas e também acalma a ansiedade. Drogas como xanax e valium que são comumente usadas como remédios para dormir e também para ansiedade também funcionam aumentando a quantidade de GABA. O ácido valerênico e o valerenol contidos no extrato da raiz da valeriana atuam como agentes anti-ansiedade [8].

É surpreendente que a raiz da valeriana pode ter os mesmos efeitos anti-ansiedade que remédios tarja-preta sem os efeitos colaterais.

3 - Valeriana para o estresse

Por reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, a raiz de valeriana pode ajudar significativamente com o estresse diário já que, o estresse crônico pode te fazer sentir ansioso e a ansiedade pode fazer você se sentir mais estressado.

Ao melhorar os níveis de GABA, a valeriana torna o relaxamento tanto do corpo como da mente mais fácil. Como o relaxamento é o aposto do estresse, a raiz de valeriana é uma excelente maneira natural para manter os níveis de estresse baixo e melhorar sua qualidade de vida. Há um estudo que comprova exatamente esse fato [9].

4 - Valeriana reduz a pressão arterial

Como já falamos, a valeriana é um calmante eficaz para a mente e o corpo, com isso, não é de se espantar que também pode ajudar a baixar a pressão arterial, melhorando assim a saúde do coração. Os mesmos componentes que atuam no estresse e ansiedade também ajuda o corpo a regular a pressão arterial.

Como você provavelmente já deve saber, pressão arterial elevada é algo que você definitivamente quer evitar, já que aumenta suas chances de ter um AVC ou ataque cardíaco. O suplemento de valeriana pode ajudar a reduzir naturalmente sua pressão arterial e mantê-la num nível saudável, causando um impacto positivo na sua saúde cardíaca.

5 - Melhora cólicas menstruais

A natureza relaxante da raiz de valeriana a torna uma escolha ideal para alívio natural de cólicas menstruais, reduzindo a gravidade e o desconforto causado pelas cólicas.

A raiz da valeriana é um sedativo natural e antiespasmódico, suprimindo espasmos musculares. Um estudo [10] comprovou que a valeriana pode de forma efetiva diminuir as graves contrações do músculo uterino que causam uma dor forte em muitas mulheres durante a menstruação.

6 - Valeriana para ondas de calor em mulheres com menopausa

Um estudo [3] recente foi publicado no mês passado com o objetivo de avaliar o uso da valeriana como erva fitoestrogênica em mulheres entre 45 e 55 anos com menopausa que sofrem com ondas de calor.

No estudo havia dois grupos de mulheres, um grupo recebeu 530mg de valeriana duas vezes ao dia e outro grupo recebeu 530mg de placebo, também duas vezes. Após 2 meses, a frequência das ondas de calor em mulheres que tomaram a valeriana foi significativamente menor.

7 - Valeriana para transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Para quem não sabe, o transtorno obsessivo compulsivo é um condição caracterizada pela necessidade de verificar as coisas repetidamente e ainda ter a necessidade de uma rotina. Embora não pareça grave, muitas pessoas com o problema tem sua qualidade de vida afetada e sofrem a ponto de precisar de ajuda médica para melhorar a condição.

Como os remédios herbais são no geral uma opção mais desejável e segura do que a medicação farmacêutica, um estudo publicado em 2011 avaliou os efeitos da valeriana no TOC e comprovou os efeitos positivos sobre o problema. Nenhum participante teve problemas em usar a valeriana e foi bem tolerada pelo organismo de todos.

8 - Para crianças hiperativas e com falta de foco

Parece que hoje em dia há um número crescente de crianças rotuladas como hiperativas, incapazes de aprender e se comportar na escola. Crianças hiperativas são difíceis de ficarem sentadas para se concentrar por tempo suficiente nas lições diárias. Estudos iniciais sobre os efeitos da raiz de valeriana combinada com melissa foram bastante positivos.

Um dos estudos mais recentes [11], publicado em 2014 feito em 169 crianças no primário usando a combinação de valeriana e melissa durante sete semanas não teve resultados conclusivos, porém, promissores.

A porcentagem de crianças que não conseguiam se concentrar diminui significativamente de 75% para apenas 14%, enquanto as que apresentavam hiperatividade caíram de 60% para apenas 13%. Aliado a esses resultados, os próprios pais observaram uma melhora no sono e outros sintomas. Os pesquisadores concluíram dizendo que essa combinação de ervas junto com aconselhmente tradicional é um tratamento viável.

9 - Valeriana pode fazer mal? Há contra indicações?

  • Reações diversas como dores de cabeça, tontura e problemas gastrointestinais foram notadas em alguns estudos [6,7] mas foram pouco significativas comparado a maior parte dos grupos que não sentiram nenhum efeito.
  • Não se recomenda tomar a valeriana pela manhã caso tenha que dirigir um carro ou operar máquinas pois a erva pode causar sonolência.
  • Apesar de não haver estudos demonstrando efeitos no desenvolvimento do feto, mulheres grávidas devem evitar a valeriana.
  • Até onde se sabe, a erva interage com mais de centenas de outras drogas principalmente remédios para dormir, ansiedade, estresse e até mesmo o álcool. Caso a pessoa venha a usar a Valeriana junto com outro medicamento, é melhor consultar o médico.
  • Não deve ser usada por pessoas com problemas hepáticos.
  • É ideal que o tratamento com a valeriana não ultrapasse 3 meses.
Fontes e referências:
[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16444660
[2] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19865069
[3] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28278010
[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2678162
[5] https://ods.od.nih.gov/factsheets/Valerian-HealthProfessional/
[6] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4034730?dopt=Abstract
[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10761819?dopt=Abstract
[8] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18602406
[9] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25495725
[10] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21959068
[ref] https://draxe.com/valerian-root/
[11] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24837472
[ref] http://www.herbwisdom.com/herb-valerian.html

Postado em Chás e Estudos no dia 30 de Março de 2017

Comentários

Leia também...

Chá para dormir - Conheça 9 opções para ajudar no sono

Apesar serem consumidos a milhares de anos, só recentemente pesquisas começaram a comprovar que os componentes de certos chás são seguros para ingerir e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse entre... Leia o artigo »

18/01/2014

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir, é recomendado na maioria dos tópicos no Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila realmente ajuda? Alguns estudo... Leia o artigo »

16/02/2014

Chá de anis estrelado - Seus benefícios e efeitos no sono

O Anis Estrelado (Illicium verum) devido ao seu forte aroma é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos bem como em pratos chineses. Mas você já pensou que essa pequena flor também tem alguns ingredientes chaves usados para combater várias doenças e ainda ajuda pessoas com problemas para dormir? Além de ser rico em vitami... Leia o artigo »

18/01/2016