'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

A apneia do sono por si só é um dos piores problemas que uma pessoa pode ter para dormir e em diversos casos, não há outra solução a não ser se adaptar ao uso de aparelhos CPAP e BiPAP.

É comum que no começo a pessoa sinta um grande desconforto para dormir usando máscaras CPAP, para isso algumas vezes, até a mudança de travesseiro é necessária.

O tipo mais comum de travesseiro que é procurado por quem faz tratamento da apneia do sono com CPAP ou BiPAP e outros aparelhos respiratórios para dormir são os travesseiros multi-mascarás, pois proporcionam mais liberdade de movimentos durante o sono.

Esses travesseiros se tornam um item praticamente obrigatório principalmente para quem tem o costume de dormir de lado pois há um espaço ou encaixe específico para a máscara, assim pode-se dormir sem pressionar a máscara, proporcionando também um melhor conforto para a máscara no rosto no sentido de deixar menos marcas de uso.

Além de fornecer suporte para máscaras respiratórias, esses travesseiros geralmente também são auto moldáveis, termo sensíveis, anti-pressão, anti alérgicos, possuem materiais anti-fungos, anti-ácaros e também retardantes de chamas.

Abaixo segue a lista de pontos estratégicos de um dos travesseiros CPAP mais comuns do mercado, o travesseiro viscoelástico multi-máscaras com capa da marca Perfetto:

  1. Sustentação do pescoço para sono lateral
  2. Sustentação apropriada do ombro para total relaxamento do pescoço
  3. Espaço para posicionamento da máscara sem zonas de pressão
  4. Área para acomodar bem a cabeça
  5. Zona de conforto para a orelha
  6. Área de suporte superior para manter o rosto na posição correta.

Outra marca bem popular de travesseiros CPAP é a Berkeley – essa um pouco mais cara – que vem com algumas vantagens a mais como auto regulação da altura além de serem projetados para manter o maxilar do usuário fechado.

Sem dúvida travesseiros CPAP vão fazer a diferença na vida de quem usa aparelhos respiratórios, facilitando a respiração, qualidade do sono e por fim maior qualidade de vida.

Postado em Apneia do Sono e Travesseiros no dia 31 de Maio de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...