'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

Capa post - Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

Texto: Postado em Apneia do Sono e Travesseiros por Marcelo Morais no dia 31 de Maio de 2015 e última atualização dia 11 de Março de 2019 .

A apneia do sono, por si só, é um dos piores problemas que uma pessoa pode ter para dormir. Nesse caso, não há outra solução, exceto adaptar-se ao uso de aparelhos CPAP e BiPAP.

No início do tratamento, é comum que diversas pessoas se sintam desconfortáveis enquanto dormem usando máscaras CPAP. A fim de solucionar esse problema, às vezes é necessário mudar o travesseiro. E é sobre isso que falaremos nas próximas linhas. 

Boa leitura!

1 - Qual travesseiro usar?

O tipo mais comum de travesseiro, que é procurado por quem faz tratamento contra a apneia do sono com CPAP ou BiPAP e outros aparelhos respiratórios para dormir, são os travesseiros multi-mascarás porque proporcionam mais liberdade de movimentos durante o sono.

Esses travesseiros se tornam um item obrigatório, principalmente para quem tem o costume de dormir de lado, pois neles há um espaço ou encaixe específico para a máscara. Assim, pode-se dormir sem pressionar a máscara, tornando-a mais cômoda ao rosto, além de deixar menos marcas de uso.

Além de fornecer suporte para máscaras respiratórias, esses travesseiros  também são, geralmente, automoldáveis, termossensíveis, anti-pressão, antialérgicos, possuem materiais anti-fungos, anti-ácaros e também retardador de chamas.

2 - Pontos estratégicos de uso

Abaixo, segue a lista de pontos estratégicos de um dos travesseiros CPAP mais comuns do mercado, o travesseiro viscoelástico multi-máscaras com capa da marca Perfetto:

  1. Sustentação do pescoço para sono lateral
  2. Sustentação apropriada do ombro para total relaxamento do pescoço
  3. Espaço para posicionamento da máscara sem zonas de pressão
  4. Área para acomodar bem a cabeça
  5. Zona de conforto para a orelha
  6. Área de suporte superior para manter o rosto na posição correta.

Outra marca bem popular de travesseiros CPAP é a Berkeley – essa um pouco mais cara! –, que vem com algumas vantagens a mais, como autorregulação para ajustar a altura, além de serem projetados para manter o maxilar do usuário fechado.

Sem dúvidas os travesseiros CPAP farão uma diferença positiva na vida de quem usa aparelhos respiratórios, facilitando a própria respiração, aumentando a qualidade do sono e, por fim, melhorando a vida em vários aspectos.

Comentários

Leia também...

Pode a maconha tratar a Apneia do Sono?

Como sabemos, a apneia do sono é uma condição que diminui o fluxo respiratório ou provoca pausas na respiração durante o ciclo do sono, nas pessoas que sofrem desse distúrbio. Essa pausa respiratória pode levar de segundos até minutos. Já publicamos aqui no blog dezenas de posts sobre esse tema. Para reler ou conhecer mais sobre... Leia o artigo »

27/10/2017

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015

Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

A apneia do sono, por si só, é um dos piores problemas que uma pessoa pode ter para dormir. Nesse caso, não há outra solução, exceto adaptar-se ao uso de aparelhos CPAP e BiPAP. No início do tratamento, é comum que diversas pessoas se sintam desconfortáveis enquanto dormem usando máscaras CPAP. A fim de soluc... Leia o artigo »

31/05/2015

9 terapias alternativas para a Apneia Obstrutiva do Sono

De fato, aqui no blog, recebemos com frequência muitas pessoas que usam aparelhos CPAP ou pretendem usar, uma rápida navegação pelos posts na categoria 'Apneia do Sono' do nosso blog e você encontra vários relatos no final de alguns posts. CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas com apneia do sono com certo grau de severidade, mas e aquelas ... Leia o artigo »

21/10/2017

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a&n... Leia o artigo »

31/05/2015