'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

O que é e quais são os benefícios do travesseiro tipo NASA (Viscoelástico)

Conforto e qualidade são dois requisitos indispensáveis para quem deseja ter uma boa noite de sono. Muitas pessoas, em especial aquelas que sofrem de insônia, buscam diversos meios que possam ajudá-las. Pensando no bem-estar delas, apresentaremos ao longo deste artigo o que é e quais são os benefícios do travesseiro da NASA.

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) desenvolveu este tipo de espuma em 1966, com a finalidade de aperfeiçoar os assentos das espaçonaves, dando mais conforto e proteção aos passageiros. Feito à base de poliuretano, os travesseiros tipo NASA também são conhecidos como travesseiros de viscoelástico ou em inglês 'memory foam pillows'. Após um determinado tempo, o travesseiro da NASA invadiu as lojas, não se limitando apenas ao âmbito militar e espacial. Atualmente, podemos encontrar esta tecnologia em formato de travesseiro e colchão.

De acordo com alguns fabricantes, os produtos feitos com este material possuem propriedades ortopédicas e terapêuticas, pois a espuma viscoelástica absorve maior parte do impacto. Esta espuma contém uma combinação de viscosidade e densidade única, produzida a partir da injeção de gás em uma matriz depolímeros.

Conforme a temperatura que for fabricado, o referido tecido comprovará ser mais firme, não perdendo a maciez que gera a sensação de conforto. Contudo, na década de 70, a espuma viscoelástica passou a integrar dois tipos de equipamento: (1) o equipamento médico, presente em mesas para exames de Raio-X e em leitos localizados nos setores de tratamento intensivo; (2) o equipamento que engloba aparatos esportivos, como mecanismos que servem de proteção para jogadores de futebol americano, por exemplo.

Dormir em almofadas de espuma viscoelástica pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde. A seguir, apresentaremos algumas dicas e benefícios obtidos por meio do travesseiro da NASA.

1 - Combate a apneia do sono

Mediante estudos e pesquisas, os tratamentos para pessoas que sofrem de apneia do sono ainda não foram definidos com clareza. Comumente, acredita-se que o alinhamento espinhal proporciona melhor funcionamento das vias respiratórias, permitindo o paciente respirar com maior facilidade. Este efeito também se dá ao fato de o travesseiro da NASA manter o pescoço um pouco elevado. Durante o repouso, a espuma viscoelástica pode relaxar os pontos de pressão localizados na cabeça e, consequentemente, beneficiar aqueles que sofrem com isso. Tal efeito proporciona um sono saudável e reparador.

2 - Alinha a coluna vertebral

Um dos principais benefícios propagado pela espuma viscoelástica é o alinhamento da coluna vertebral. O travesseiro da NASA é considerado especial devido ao isolante acolchoado reativo ao calor. Isso significa que quando há pressão junto ao calor, a espuma se transforma, adaptando-se ao objeto. Este é o motivo pelo qual os travesseiros de espuma viscoelástica modelam melhor a cabeça e o pescoço em comparação a outros travesseiros. Este travesseiro também demonstra ter maior resistência às partes mais pesadas da cabeça e dá apoio à parte do pescoço mais sensível à pressão.

O alinhamento adequado da coluna vertebral ajuda a reduzir os movimentos bruscos, a inquietação e os incômodos. A espuma viscoelástica permite que seus músculos relaxem adequadamente e oferece suporte espinhal natural ao corpo, promovendo um sono profundo e necessário.

3 - Combate o ronco

Diferente dos travesseiros comuns, que inclinam a cabeça para cima comprimindo as vias respiratórias, o travesseiro de espuma viscoelástica se ajusta ao pescoço, permitindo que as passagens de ar permaneçam abertas. Similar ao primeiro benefício.

4 - Protege o pescoço

O travesseiro de espuma viscoelástica protege o pescoço, evitando câimbras e torcicolos. Seu material denso evita que o pescoço permaneça em posição incômoda durante o sono. Por esta razão, recomendamos que você utilize este tipo de travesseiro durante viagens curtas ou prolongadas.

5 - Higiênico, hipoalérgico e antibacteriano

A espuma viscoelástica é um material sintético. Os produtos feitos deste material são mais seguros e não tóxicos. As almofadas de espuma viscoelástica são naturalmente hipoalergênicas e inibem o crescimento de bactérias, mofos, fungos e ácaros. Trata-se, também, de um grande benefício para as pessoas alérgicas às penas e a outros materiais encontrados em travesseiros tradicionais.

6 - Duração e estética

Como dito anteriormente: os travesseiros feitos de espuma viscoelástica se ajustam à forma da cabeça e do pescoço, assim como o colchão feito deste mesmo material se molda aos outros membros do corpo. Após ser utilizado, o travesseiro de espuma viscoelástica retorna à sua dimensão original, não ficando achatado como os travesseiros convencionais. Este fenômeno ocorre em virtude do esfriamento da espuma, que pode voltar ao seu tamanho natural quantas vezes for preciso! Em comparação com os travesseiros de plumas que se desgastam com mais facilidade, os travesseiros tipo NASA tem a durabilidade maior.

O travesseiro da NASA dura mais que os outros travesseiros considerados de alta qualidade. Ele está disponível em vários tamanhos, podendo levar conforto até você ao dormir em qualquer posição. A espuma viscoelástica também oferece praticidade. Não se faz necessário revirá-la, nem amaciá-la, nem empregar novos ajustes a fim de aproveitá-la melhor. Da mesma maneira como a tiramos da gaveta ou do armário, ela está pronta para ser aproveitada!

7 - Considerações finais

Quem dorme 8 horas por noite permanece, em média, 3 mil horas por ano deitado; desfrutamos 1/3 da nossa vida dormindo, o que equivale a aproximadamente 25 anos. Quando se trata de conforto e sono de qualidade, o custo não deve ser um detalhe preocupante. O travesseiro da NASA pode custar o mesmo ou um pouco mais que os travesseiros que buscam imitar sua competência. Caso compare o preço de vários travesseiros, leve em consideração o quanto que você irá economizar em relação ao tempo de vida útil com o travesseiro da NASA, pois os travesseiros e os demais produtos feitos de espuma viscoelástica têm uma vida útil mais duradoura.

Segundo especialistas, mais da metade dos problemas relacionados ao pescoço pioram durante ou depois de uma noite de sono. Se você não sofre de dor de pescoço agora, mudar seu travesseiro tradicional por um de espuma viscoelástica lhe prevenirá de futuros problemas.

Referência Bibliográfica:
https://www.tecmundo.com.br/curiosidade/20637-espuma-da-nasa-garante-o-sono-ou-a-diversao-de-muitas-pessoas-video-.htm
https://www.islandslumber.com/blogs/news/top-5-health-benefits-provided-by-sleeping-on-memory-foam-pillows
https://www.naturessleep.com/blog/the-many-benefits-of-memory-foam-pillows
https://www.memoryfoamwarehouse.co.uk/blog/8-unique-benefits-of-memory-foam-pillows/
https://www.youtube.com/watch?v=DLIe29ArS1U

Postado em Travesseiros no dia 06 de Fevereiro de 2018 e última atualização dia 27 de Abril de 2018

Comentários

Leia também...

Travesseiro de Plumas de Ganso - Tudo que você precisa saber

O conforto é um aspecto que deve ser levado a sério. Ele é indispensável no ambiente de descanso e, consideravelmente, contribui para uma excelente noite de sono. Assim, consegue-se mais saúde, mais produtividade diurna, mais benefícios necessários para uma vida plena. Você sabia que passamos, em média, 23 anos, nove meses e sete dias d... Leia o artigo »

18/04/2018

Porque usar capa protetoras de travesseiros?

Com qual frequência você lava seus lençóis e fronhas? Uma vez por semana? Talvez uma vez a cada duas semanas? E com que frequência você lava os travesseiros? Para algumas pessoas, provavelmente nunca. Isso significa que enquanto seus lençóis e fronhas estão sendo higienizados com frequência, seus travesseiros estão acumulando ... Leia o artigo »

18/07/2016

Conheças os diferentes tipos de travesseiros

Seu travesseiro é uma peça importante na hora de dormir, ele proporciona conforto para seu corpo e é uma das chaves para uma boa noite de sono. Junto com o colchão, você passa um terço da sua vida nele, então é importante saber que tipo de travesseiro funciona melhor para você. O uso do travesseiro certo melhora a qualidade do seu s... Leia o artigo »

16/02/2014