'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Travesseiros muito macios podem causar dor no pescoço?

A gente até pode imaginar como deve ser o quarto de uma pessoa que busca dormir bem: colchão de primeira qualidade, temperatura ambiente agradável, lençol de seda, pouca luminosidade, protetores auriculares sempre ao seu alcance... Esta mesma pessoa também respeita seus horários: deita-se e se levanta com pontualidade. Quanta disciplina! Porém, logo pela manhã, ela sempre desocupa a cama com dores no pescoço...

Seria seu travesseiro o motivo de tamanho incômodo, apesar de ser tão macio e produzido por uma marca conceituada? Neste artigo, responderemos a esta pergunta, questionando qual é a melhor forma de empregar o travesseiro e usá-lo ao deitar-se em cada posição. Talvez você não saiba, mas este utensílio pode gerar um grande impacto em sua saúde. Boa leitura!

1 - Travesseiros muito macios podem causar dor no pescoço?

É fundamental entender que o travesseiro por si só não é sinônimo de dor no pescoço. O que causa este malefício é a posição do próprio travesseiro ao ser utilizado.

Quando dormimos de lado e não apoiamos a cabeça em algo, naturalmente o pescoço permanece inclinado para baixo, em desalinho com o resto da coluna vertebral. Utilizar um travesseiro macio enquanto dormimos de lado faz com que a cabeça afunde, espalhando o material que compõe o enchimento. Assim, o travesseiro fica disforme e possui um nível mais baixo que o normal, oferecendo à cabeça um espaço oco.

Contudo, travesseiros macios e finos são recomendados às pessoas que dormem de bruços.

Atenção! Independente da posição na qual você gosta de dormir, utilizar o travesseiro de maneira incorreta fará com que a dor no pescoço seja um sintoma constante, ainda que as pessoas que dormem de lado sofram mais com isso.

2 - O travesseiro deve estar em qual posição ao ser utilizado?

A partir do momento em que você utiliza corretamente o travesseiro, dores no pescoço não lhe incomodam mais. Abaixo, indicaremos a maneira como o travesseiro deve ser utilizado de acordo com a posição que você costuma dormir. Também indicaremos determinados tipos de travesseiro.

(1) Pessoas que dormem de lado: Em primeiro lugar, indicamos um travesseiro que seja consistente e, assim, mantenha alinhada a cabeça e o pescoço com a coluna vertebral, dando ao mesmo tempo estabilidade ao sono.

Quer boas opções? Então, neste caso, são aconselháveis travesseiros firmes ou extrafirmes, cujo material seja feito de espuma viscoelástica ou látex natural. Estes mesmos materiais são capazes de suportar o peso e a pressão causada pela cabeça.

Caso você queira adotar outro produto, experimente um travesseiro ortopédico ou de contorno para a área da cabeça, que contenha enchimento adicional sob o pescoço, o pode proporcionará um suporte adequado.

(2) Pessoas que dormem de barriga para cima: Também é indicado para estes usuários um travesseiro consistente, capaz de manter o pescoço reto e alinhado com a coluna. Travesseiros do tipo loft com contorno para o pescoço e cabeça também proporcionam um ótimo suporte.

(3) Pessoas que dormem de bruços: Neste caso, travesseiros macios e finos são recomendados. No entanto, ainda que tenham em mãos o travesseiro adequado, pessoas que dormem de bruços sentem com frequência dor no pescoço, pois esta posição mantém sua cabeça desalinhada com a coluna vertebral.

(4) Pessoas que mudam de posição: Já as pessoas que ora dormem de lado, ora dormem de barriga para cima, devem escolher travesseiros afofados no meio.

Antes de escolher um travesseiro, é recomendável medi-lo para saber se suas proporções não atrapalharão seu conforto. Meça, também, a distância entre seu pescoço e ombro, buscando um travesseiro compatível com essa mesma distância. Em geral, a maioria das pessoas tem uma boa noite de sono quando optam por um travesseiro de 4 a 6 polegadas de espessura.

As pessoas que sofrem de dor no pescoço devem evitar o travesseiro que contenha um desses materiais:

  • Pluma
  • Penugem
  • Trigo sarraceno

O travesseiro que armazena um desses materiais deve ser evitado, a menos que seja possível alterar a quantidade do enchimento. No entanto, os materiais listados acima se espalham com facilidade, diminuindo a qualidade do suporte.

3 - Dormir de lado: recomendável ou não?

Por mais que dormir de lado provoque dores no pescoço, acredite: esta mesma posição pode lhe proporcionar diversos benefícios, como:

  • Mantén a coluna vertebral alinhada 
  • Evita refluxo de ácido gástrico 
  • Auxilia mulheres grávidas à medida que melhora a saúde do feto
  • Ajuda a reduzir o ronco segundo estudiosos

Se você trocar de travesseiro e, ainda assim, as dores no pescoço persistirem, está na hora de tentar dormir de barriga para cima. Trata-se de outra posição saudável. Ela elimina as rugas faciais, combate o refluxo de ácido gástrico, diminui a dor no pescoço e mantém a coluna alinhada. Porém, esta postura deve ser evitada por pessoas que roncam ou por aquelas que têm dor na região lombar.

Por outro lado, a razão de suas dores no pescoço pode ser o seu colchão. Se ele é demasiado rígido, isso manterá seu corpo elevado quando deitado e fará com que seu pescoço fique inclinado sobre a almofada. Se você possui o hábito de dormir de lado, nós lhe indicamos um colchão suave ou não tão rígido. Desta maneira, seus pontos de pressão (ombros e área pélvica) ficarão suficientemente acomodados e sua coluna, alinhada. Os colchões de espuma viscoelástica também seriam uma alternativa recomendável, incluindo os colchões híbridos como segunda opção, caso você passe maior parte do tempo deitado.

4 - O que pode ser feito para reduzir a dor no pescoço?

Antes de deitar-se, relaxe seu pescoço fazendo (I) pequenos exercícios, (II) mantendo-se hidratado e (III) adotando uma boa postura. Ter no ambiente de trabalho uma cadeira ergonômica é uma ótima ideia! No dia a dia, evite reclinar-se muito ao atender ao telefone ou utilizar o computador.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.tuck.com/can-soft-pillows-cause-neck-pain/

Postado em Travesseiros e Curiosidades no dia 21 de Junho de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Travesseiro de Plumas de Ganso - Tudo que você precisa saber

O conforto é um aspecto que deve ser levado a sério. Ele é indispensável no ambiente de descanso e, consideravelmente, contribui para uma excelente noite de sono. Assim, consegue-se mais saúde, mais produtividade diurna, mais benefícios necessários para uma vida plena. Você sabia que passamos, em média, 23 anos, nove meses e sete dias d... Leia o artigo »

18/04/2018

Travesseiros muito macios podem causar dor no pescoço?

A gente até pode imaginar como deve ser o quarto de uma pessoa que busca dormir bem: colchão de primeira qualidade, temperatura ambiente agradável, lençol de seda, pouca luminosidade, protetores auriculares sempre ao seu alcance... Esta mesma pessoa também respeita seus horários: deita-se e se levanta com pontualidade. Quanta disciplina! Porém, logo... Leia o artigo »

21/06/2018

Travesseiro MP3 - Você já conhece?

Um dos comentários no post sobre Fones de Ouvido para dormir acabou me chamando atenção como mais um método para diminuir barulhos externos que incomodam na hora de pegar no sono e serve principalmente para você que gosta de escutar músicas e podcasts enquanto vai dormir. Já falei aqui no blog sobre diversos métodos para diminuir barulhos que ... Leia o artigo »

31/05/2015