'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

O que é e quais os benefícios dos travesseiros de látex?

Fugir do habitual pode ser a melhor solução para quem deseja vencer a insônia. Portanto, reinventar o ambiente de descanso, substituindo logo o velho travesseiro, é começar com o pé direito! Por esta e outras boas razões, apresentaremos o que é e quais são os benefícios do travesseiro de látex.

Ainda no mesmo texto, abordaremos pontos cuja finalidade é comparar o travesseiro de látex com o de espuma viscoelástica, presente no então famoso travesseiro da NASA.

Com o passar dos anos, o látex vem se tornando um dos materiais mais populares. Sua existência não é recente e, atualmente, ele já faz parte dos lares brasileiros, onde dá forma e sustância a um belo travesseiro. A espuma de látex existe desde 1950. O látex, por sua vez, é um polímero natural, extraído a partir da seiva da seringueira, árvore nativa da Amazônia (nome científico: havea brasiliensis).

O post está dividido como mostra a índice abaixo:

1 - Tipos de látex

Existem três tipos diferentes de látex: natural, sintético e misturado.

O látex natural provém direto da seiva da seringueira. Além de não ter cheiro, este tipo de látex é livre de componentes petroquímicos, fazendo com que ele seja comercializado tal qual uma alternativa ecológica. Além disso: (1) o látex natural não contém ignífugos (ou seja, aquilo que serve para evitar incêndio); (2) não passa pelo processo de gaseificação; (3) não precisa ser ventilado; (4) é um produto 100% seguro para crianças e adultos. Suas propriedades orgânicas são inóspitas para os ácaros em virtude de sua natureza celular e ausência de fibras atrativas. Igualando-se à lã, o látex natural é antibacteriano, antimicrobiano e hipoalergênico. Este látex não corre risco em relação ao mofo, mostrando-se ser uma opção saudável para uma boa noite de sono. 

O látex sintético exala o odor dos produtos químicos. Normalmente, este tipo de látex é feito de borracha de butadieno estireno. Quando fabricado, ele pode surgir a partir de dois métodos: (1) o método Talalay: trata-se de um processo de produção que tem duas etapas a mais que o método Dunlop. Estas duas etapas é o fator que melhora a consistência do látex sintético, aumentando sua qualidade e, é claro, a sensação de bem-estar; (2) o método Dunlop: a seiva é colocada em uma centrifuga, na qual o líquido do látex é separado e, então, o látex é depositado em moldes, sendo preparado para passar pelo processo de cozimento.

O látex misturado, como o próprio nome diz, surge a partir de uma mescla do látex natural com o látex sintético. Quando o látex é preparado para encher travesseiros, ele é "espumado", criando uma matriz de pequenas bolhas de ar interconectadas que proporcionam resistência e alta elasticidade, além de uma textura suave pela qual este produto é tão conhecido.

2 - Benefícios

Agora, vamos destacar algumas considerações sobre o travesseiro de látex.

2.1 - Apoio

Firmeza e suporte é a combinação perfeita oferecida pelo travesseiro de látex. A resistência de seu material não se torna incômoda a ponto de importunar a área de apoio para o pescoço e a cabeça. O travesseiro de látex pode se ajustar ao seu movimento e, com o passar do tempo – durante anos! –, não murchará. Faz dispensável reforçar seu material com outros tipos de tecido. Estudos demonstram que o látex alivia 30% da pressão que a espuma viscoelástica. Seja dormindo de costas, seja dormindo de lado, o látex pode presentear você com um ótimo apoio para dormir.

2.2 - Comodidade

De acordo com a opinião de muitos consumidores, acredita-se que a maior qualidade do travesseiro e colchão de látex é seu nível de comodidade. Apesar de ser denso, o látex conserva sua forma e suavidade durante muito mais tempo que o algodão. Nota-se que suas propriedades elásticas lhe permitem maior flexibilidade durante a noite, para que seu sono não seja interrompido.

2.3 - Não causa alergia

Como dito anteriormente, todos os tipos de látex são à prova de micróbios e mofos. Os travesseiros de látex não são compatíveis com o crescimento de ácaros oriundos do pó e outros alérgenos comuns. Por este motivo, este travesseiro é indicado para pessoas que sofrem de alergia. As pessoas que são sensíveis aos odores químicos devem optar pelo látex natural em vez do látex sintético.

2.4 - Limpeza fácil

Pelo fato de o látex ser um material esterilizado, cuidar dele não é uma tarefa difícil. Os produtos feitos de látex não precisam ser limpos com frequência. Caso você as lave, não volte a colocar a fronha do travesseiro antes que ela esteja seca por inteira.

Hoje em dia, há vários tipos de travesseiros e colchões disponíveis no mercado; escolher o correto durante as compras é muito difícil. Você passará, aproximadamente, 1/3 da sua vida dormindo, ou seja, é necessário ter um travesseiro de alta qualidade que lhe proporcione um bom suporte para o pescoço.

2.5 - Durabilidade

Ainda que os travesseiros e os colchões de algodão sejam um pouco mais baratos que os produtos feitos de látex, estes são muito mais duradouros que o algodão. Todos os produtos feitos de látex são extremamente duradouros e proporcionam muitos anos de sono relaxante. Os produtos de sono feitos de látex costumam receber uma maior qualificação satisfatória do usuário devido a sua incrível durabilidade.

Diferente da maioria dos materiais de cama, as almofadas e os colchões de látex manterão sua forma durante dez anos ou mais.

3 - Prós e contras

O travesseiro de látex pode oferecer vantagens e desvantagens. De fato estes aspectos vão de acordo com o gosto de cada consumidor, mas cabe a nós resumi-los a fim de informar o público em nome do bom serviço.

Prós

  • Material natural de longa duração;
  • Mais fresco e ventilado que a espuma viscoelástica;
  • Adapta-se à cabeça e ao pescoço;
  • Suave e de apoio que oferece alívio à pressão;
  • Mantém a forma original;
  • Não emite ruídos.

Contras

  • Custoso;
  • Pesado;
  • Sua forma e altura não são dobradas com facilidade;
  • No início, seu aroma pode causar um pouco de estranheza, mas esta característica se desvanece com o tempo.

Entre todos os travesseiros, os de látex têm uma classificação alta em matéria de qualidade. Eles também podem oferecer uma noite livre de dores e incômodos. É recomendável comprar um travesseiro cuja altura lhe seja adequada.

4 - Comparação de Travesseiros: Latex vs. Nasa

A espuma de látex é resistente à pressão e – diferente da espuma viscoelástica – comprova ter uma resistência instantânea. Em geral, os travesseiros de látex não dão a sensação de 'afundamento', que pode ser sentida com a espuma viscoelástica. Há muito mais características que destacam os dois travesseiros.

4.1 - Quais as diferenças?

O látex é um produto natural ou uma imitação sintética dele próprio (látex sintético). Ao contrário, a espuma viscoelástica é 100% artificial e foi criada com uma intenção específica, a de resistir ao impacto causa pelo peso.

A espuma viscoelástica atua de maneira semelhante a uma versão intensificada do látex. Enquanto que o látex é suave ao tato e se recompõem relativamente rápido; a espuma viscoelástica é mais lenta para retornar ao seu tamanho original após ser usada. Outra área principal de diferença é a do ranking de preços. A espuma viscoelástica tem uma grande quantidade de variação em preço e qualidade, enquanto que o látex é tipicamente similar, de alta qualidade, com uma faixa de preço superior ou coincidente. Dica: ao comprar roupas de cama, é importante ler a etiqueta para saber exatamente o que está sendo consumido.

4.2 - Benefícios da espuma viscoelástica em travesseiros

A espuma viscoelástica mantém os contornos da cabeça e do pescoço, distribuindo o peso de maneira uniforme, diminuindo a pressão e aliviando a dor de pescoço e costas.

A espuma viscoelástica também é benéfica àqueles que dividem uma cama, mas, durante o sono, são inquietos. Devido ao fato de absolver a energia, os movimentos de alguém que dorme sobre o travesseiro de espuma viscoelástica terão pouco ou nenhum efeito “dominó”.

Outro grande benefício do travesseiro de espuma viscoelástica é sua enorme gama de utilidades. Você pode comprar uma almofada de espuma viscoelástica de baixa densidade e economizar, sentindo o mesmo confortável que travesseiros de maior preço. No entanto, saiba que este tipo de travesseiro pode durar menos anos que um travesseiro de espuma viscoelástica de maior densidade e, no entanto, mais cara. Portanto, isso faz com que a almofada de espuma viscoelástica seja uma opção sólida de almofada econômica.

4.3 - Benefícios da espuma látex em travesseiros

Tantos travesseiros de espuma viscoelástica como os de látex podem ser mais duradouras que os tradicionais travesseiros de pena. Também tendem a durar mais que o poliéster e a pena em termos de comodidade e higiene. No entanto, o látex pode durar mais que a espuma viscoelástica.

A almofada de látex se molda aos contornos da cabeça e do pescoço e se mostra muito mais suave ao tato imediato que a espuma viscoelástica.

O látex também é naturalmente antifúngico e hipoalergênico, o que o transformam em uma opção higiênica e cômoda. Pode ter uma melhor distribuição de calor e umidade que a espuma viscoelástica, o que significa que pode ser muito mais cômoda em climas cálidos ou para aqueles cuja temperatura corporal causa incômodo.

4.4 - Inconvenientes do travesseiro de espuma viscoelástica

Isso tem um pouco mais a ver com o gosto pessoal. A espuma viscoelástica não é uma opção recomendável para a roupa de cama de bebês, que podem ficar preso aos contornos ou terem dificuldades para respirar.

A espuma viscoelástica também retém o calor, o que pode ser realmente um incômodo em climas cálidos, causando suor em excesso.

4.5 - Inconvenientes do látex em travesseiros

Comprar uma almofada de látex pode gerar dúvidas devido à grande variedade das matérias primas utilizadas e os métodos de fabricação.

O látex também tem um desenho menos ergonômico que o da espuma viscoelástica. Para aqueles que sofrem com dores nas articulações ou problemas de distribuição de peso, a espuma viscoelástica pode ser a opção mais saudável.

Referências bibliográficas
https://www.hawthornechiropractic.com.au/blog/advantages-of-latex-pillows/
https://www.therightpillow.com/pages/benefits-of-latex
http://www.pillowadvisor.co.uk/pillow-advice/about-latex-pillows/
https://sleepopolis.com/blog/latex-vs-memory-foam-pillow/
http://www.latexfoamdobrasil.com.br/site/corporativo.php
http://pt.abcarticulos.info/article/latex-colcho-talalay-vs-dunlop

Postado em Travesseiros no dia 06 de Fevereiro de 2018 e última atualização dia 20 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...