'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Como transformar pessoas em zumbis?

19 de Dezembro de 2022

Inspirado no post triste, psicótico e estúpido - quando a falta de sono de torna um pesadelo e lendo sobre o experimento russo do sono, logo depois de assistir o filme World War Z, pensei: 'como transformar pessoas em zumbis na vida real?'.

Como escrevo com frequência sobre assuntos do sono, logo pensei, simples a resposta pra transformar pessoas em zumbis, é privando elas de sono, ninguém aguenta. Vamos começar pelo experimento russo do sono:

O experimento russo do sono

O que acontece se alguém ficar sem dormir por uns 30 dias? Foi o que um grupo de pesquisadores na União Soviética decidiu descobrir nos anos de 1940. Nesse experimento, cinco presos políticos foram trancados numa câmara de gás lacrada. Os presos recebiam um estimulante pelo ar para mantê-los acordados por pelo menos 30 dias. Eles foram informados que seriam soltos se pudessem permanecer acordados por 30 dias.

O que acontece no experimento russo?

Nos primeiros dias tudo parecia normal, todos conversando entre si e até com os pesquisadores fora da câmara através de microfones. Todas as conversas eram monitoradas eletronicamente enquanto seus comportamentos também eram monitorados com a ajuda de espelhos bidirecionais secretos.

Lá pelo quinto dia as coisas começaram a mudar, os presos começaram a mostrar sinais de estresse, paranóia e ninguém mais se falava. Já pelo nono dia, dois presos começaram a correr em círculos dentro da câmara gritando tão forte a ponto de prejudicar suas cordas vocais. A gritaria não durou muito e parou de repente.

Pelo silêncio entre todos, os pesquisadores temiam o pior, logo tomaram a decisão de abrir a câmara... Mas logo ouviram uma voz lá dentro dizendo que não queriam mais ser livres.

No décimo quinto dia, a câmara foi aberta e os resultados desastrosos. Um dos presos estava morto, todos gravemente mutilados com pedaços da própria carne aparecendo e seus abdômens abertos, pareciam ter comido a própria carne.

Todos se recusaram a sair da câmara e lutaram com muita força e agressividade que antes não pareciam ter. Eles brigavam sem medo, ao ponto de até arrancar seus músculos e ossos, tudo para continuar na câmara recebendo o gás que os mantinha acordados. Quando perguntaram porque faziam isso, um deles dava a mesma resposta: "Devo continuar acordado."

Mesmo depois de removidos, os sobreviventes continuaram a mostrar força extrema, resistência a drogas e sedativos, uma incrível capacidade de permanecerem vivos mesmo após ferimentos letais e um desejo doido de permanecer acordado e continuar recebendo o gás. Por fim, os pesquisadores descobriram que, quando qualquer pessoa dormia, morria instantaneamente, o segundo morreu dessa forma.

Com dois presos mortos, os três sobreviventes tiveram seus ferimentos tratados e logo após preparados para voltar para a câmara. No entando, os monitores de eletroencefalograma, um método que analisa e atividade cerebral, revelou que todos os presos já estavam com morte cerebral. Pouco antes da câmara ser lacrada, outro preso dormiu e morreu.

O experimento não estava dando certo, um pesquisador se preparava para matar o restante e esconder todos os vestígios do experimento. Antes de atirar no último sobrevivente, o pesquisador perguntou o que ele era, o preso se identificou como o mal que reside em cada mente humana e controlado pelo sono.

Quanto tempo demora para se transformar em zumbi?

Para quem não sabe o experimento russo do sono é uma história do tipo creepypasta, e têm como objetivo assustar os leitores. Creepypastas são conteúdos curtos, gerados pelos usuários com a intenção de assustar com histórias terríveis sobre atividades paranormais, mortes e ocorrências do tipo. O experimento russo do sono se tornou tão popular em 2010 que muitos acreditaram ser real.

Com base nesse 'experimento', em 5 dias sem dormir e pessoa já começa a se tornar um zumbi. Mas o que acontece se alguém realmente ficar sem dormir por dias?

O que acontece em 1 dia sem dormir?

Após 24 horas sem dormir, hormônios como cortisol e adrenalina aumentam para compensar a fadiga enquanto já batalham para manter o corpo acordado. O cérebro tenta lidar com o fato de não ter a oportunidade de se renovar durante o sono, então esses hormônios aumentam para manter o corpo ativado.

As consequências de ficar um dia inteiro acordado sem dormir, são comparados com alguém com 0.1% de alcóol no sangue, de acordo com pesquisa. Você tem um tempo de reação mais lento, mudança na fala e um pensamento mais devagar.

O que acontece ao ficar 2 dias sem dormir?

Após 48 horas sem dormir, seu corpo já lida com uma depravação extrema do sono. Um dos sinais que você já está se tornando um zumbi são os microsonos, que são pequenos momentos de 3 a 15 segundos que seu cérebro desliga, seus olhos continuam abertos mas você não está consciente do que está acontecendo, basicamente você fica offline sem perceber.

Ao ficar dois dias sem dormir, você também pode contar com fadiga extrema, muito estresse, ansiedade, memória nebulosa e mudança de personalidade. Talvez você comece até alucinar, ouvindo e vendo coisas que não estão lá.

O que acontece depois de 3 dias sem dormir?

Após 72 horas seu corpo vai implorar para dormir, os microsonos podem se tornam mais frequentes. Essa quantidade de tempo sem dormir empacta sua percepção de forma geral e as alucinações podem ficar mais frequentes e complexas. Além disso, pensamento desordenado, ilusões e delírios são mais frequentes.

Um estudo feito com 12 astronautas determinou os efeitos de 72 horas acordados versus 72 horas em isolamento. O grupo que ficou acordado durante 3 dias apresentou frequência cardíaca elevada, mal humor e poucas emoções positivas em comparação ao grupo que teve que viver sozinho durante 3 dias.

Depois de 3 dias acordados você já começa a se sentir bem infeliz e desfuncional.

O que acontece ao ficar 4 dias sem dormir?

Nesse ponto, você já se tornou um semi-zumbi, sua percepção da realidade está completamente distorcida. Ao ficar tanto tempo sem dormir, seu cérebro não consegue interpretar a realidade. Nesse ponto você já está com psicose de privação de sono.

Para se recuperar dessa psicose, basta dormir e deixar seu corpo de recuperar.

O que acontece depois de 10 dias sem dormir?

A resposta para essa pergunta é fácil, pois já testaram. Em 1965, um rapaz de 17 anos, Randy Gardner, para bater o recorde mundial - que era algo em torno de 8 ou 10 dias - ficou 264 horas sem dormir, cerca de 11 dias.

Nem Randy, nem os outros indivíduos que ficaram dias sem dormir tiveram sérios problemas médicos, neurológicos, fisiológicos ou psiquiátricos. Por outro lado, todos apresentaram déficits progressivos e significativos na concentração, motivação, percepção e outros processos mentais superiores à medida que aumentava a duração da privação do sono. Basicamente estavam ficaram sem um cérebro funcional.

Tudo bem, zumbi é um morto-vivo, uma pessoa que morreu e ressucitou, um corpo sem alta. Conforme os dias vão passando e uma pessoa vai ficando sem dormir, seu cérebro vai progressivamente apagando, você fará coisas inimagináveis e estranhas, vira um zumbi sem precisar morrer e ressucitar.

Nao é necessário nenhum tipo de virus para transformar pessoas em zumbis, basta não deixá-las dormir usando algum tipo de substância.

A privação prolongada de sono nas pessoas altera sua consciência. Os episódios descritos como microssonos são mais frequentes, fazendo você perder as funções cognitivas e motoras. Randy Gardner estava "acordado", mas cognitivamente desfuncional no final do seu recorde, um 'zumbi'.

Comentários