'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Capa post - Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 27 de Março de 2019 .

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de dormir? O que a ciência tem a nos dizer sobre esse estilo de vida? 

Se você está curioso para saber, com certeza valerá a pena explorar as próximas linhas, onde investigaremos estas dúvidas e destacaremos outras informações.

Boa leitura!

1 - Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Em princípio, é válido observar aquilo que a ciência tem a nos dizer, ou seja, cada pessoa possui ritmos circadianos diferentes e, assim, há aquelas que são mais ativas à noite e outras, de manhã.

Na maior parte dos casos, pessoas “matutinas” iniciam suas tarefas às sete da manhã. Elas as realizam com bastante energia, mantendo o mesmo ritmo até as dez horas, quando já buscam um breve repouso ou se preparam para almoçar. Após o almoço, suas atividades retornam, prolongando-se até as três da tarde.

Pessoas “noturnas” seguem um ritmo contrário. Antes do meio-dia, elas atuam com lentidão e carecem de ânimo. Contudo, no início da tarde, experimentam seu primeiro pico de energia, e isso pode durar até as três da manhã. O segundo pico de energia, por sua vez, ocorre nesse mesmo horário, estendendo-se até as sete da manhã. A partir dessa hora, tais pessoas diminuem o ritmo e, rapidamente, o corpo começa a se preparar para o sono.

Sobre pessoas que passam a maior parte da noite acordadas, certos fatores contribuem para isso, tal qual o consumo de cafeína a partir de uma determinada hora ou ficar, por muito tempo, diante de telas que emitem alta luminosidade.

Trabalhar ou estudar de madrugada lhe fará mal apenas se você, no geral, não estiver dormindo o suficiente. Parece ser uma resposta óbvia, mas estas condições exigem uma atenção especial, ainda mais em relação à sua rotina e ao seu organismo. Se você é uma pessoa “noturna” ou “diurna”, priorize suas horas de sono sempre!

Ter uma noite de sono profundo e reparador pode beneficiar a memória, o que é essencial para alcançar um bom desempenho nos estudos e no trabalho.

2 - Idade X atividades noturnas

Fontes científicas de informação [1] comprovaram que alunos mais jovens, que frequentam universidades, têm maior preparo para estudar à noite em comparação aos mais velhos. No entanto, notou-se que a partir dos 30 anos existe uma mudança, uma vez que os estudantes preferem estudar de dia. Apenas 2% dos universitários acima dos 30 anos veem utilidade nos estudos noturnos, enquanto que 80% escolhem a manhã para dedicar-se aos livros e apostilas.  

3 - Qual é a melhor hora para estudar/trabalhar?

Dr.ª Jane Oakhill, psicóloga da Universidade de Sussex (Reino Unido), realizou um experimento para constatar como nossa memória atua durante as diferentes etapas do dia. Descobriu-se que, durante a manhã, nos recordamos melhor de certos detalhes: nomes, lugares, datas etc. A partir da tarde, nosso cérebro tem maior capacidade para guardar novas informações.

4 - Considerações finais

Até imaginamos o porquê de vários universitários escolherem a noite para realizarem seus estudos. Trata-se de um momento tranquilo e silencioso, perfeito para realizar o trabalho intelectual. Acredita-se [2] que a produção criativa também aumenta à noite, motivo pelo qual poetas e pintores buscam refúgio nessas horas.

Se você necessita trabalhar ou estudar à noite sem deixar a qualidade do sono cair, oferecemos algumas dicas:

  • Mesmo durante a madrugada, planeje bem sua rotina de estudos, estabelecendo um tempo limite para, enfim, deitar-se. É importante não perder a noção de tempo, pois lhe será indispensável dormir um pouco caso haja algum compromisso na manhã seguinte, por exemplo.
  • Experimente estudar ou trabalhar em diferentes etapas do dia, a fim de saber em qual período você será mais produtivo; serão maiores as chances de preservar suas noites de sono. 

Apesar de nossos conselhos e respostas, incluindo uma forte campanha em prol do sono saudável, talvez você esteja à procura de dicas para manter-se acordado durante uma atividade noturna. Oferecemos três sugestões simples:

  • Busque permanecer em um lugar bem iluminado. Senão, a sonolência surgirá com mais facilidade, fazendo você forçar a vista e facilitando a aparição de dores de cabeça;
  • Durante as pausas no estudo/trabalho, coma alguma coisa, respire fundo, caminhe ou simplesmente mova-se para relaxar a mente e o corpo;
  • Evite o consumo de café ou bebidas energéticas, afinal, isso dificultará bastante o sono.
Referências bibliográficas:
[1]https://www.opencolleges.edu.au/blog/2015/08/14/st-day-vs-night-when-is-the-best-time-to-study-and-why/
[2] https://www.dawn.com/news/1308334

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016