'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC.

A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Centro de Cirurgia Cardíaca Onassis, Atenas, Grécia, disse: "Passamos um terço de nossas vidas dormindo, mas sabemos muito pouco sobre o impacto dessa necessidade biológica no sistema cardiovascular".

Os pesquisadores analisaram e estudaram a relação entre a duração do sono e doenças cardiovasculares através da combinação de estatísticas de estudos anteriores sobre o mesmo tema. As estatísticas incluíam estudos anteriores feitos com mais de 1 milhão de adultos sem doenças cardiovasculares publicado nos últimos 5 anos.

Os cientistas formaram dois grupos, um com sono curto (menos de seis horas) e outro com sono noturno muito longo (mais de oito horas), ambos foram comparados ao grupo referência (seis a oito horas).

Os estudiosos descobriram que tanto os adultos com sono curto quanto os com sono longo apresentaram um risco maior de desenvolver ou morrer doença arterial coronariana ou derrame. Em comparação com adultos que dormiam de seis a oito horas por noite, os adultos que dormiam pouco ou muito aumentaram de 11% a 33%, respectivamente, o risco de desenvolverem ou morrerem de doença arterial coronariana ou acidente vascular cerebral em um intervalo médio de 9,3 anos.

Dr. Fountas conclui: "Nossas descobertas sugerem que muito ou pouco sono pode ser ruim para o coração. Contudo, mais pesquisas serão necessárias para esclarecer exatamente o por quê. Com essa pesquisa descobrimos que o sono influencia processos biológicos como o metabolismo da glicose, pressão arterial e inflamação - todos os quais têm um impacto na doença cardiovascular ".

Fonte:
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180826120746.htm

Texto postado em 25 de Setembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5523 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.