'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

Capa post - Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono e Ronco por Marcelo Morais no dia 03 de Março de 2017 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

E se ao invés de usar aparelhos CPAP ou outros do tipo, pessoas com apneia do sono pudessem se tratar usando apenas um suplemento? É o que vamos falar nesse post.

Para quem ainda não sabe, apneia do sono é uma desordem do sono grave que trás tremendos malefícios para a saúde da pessoa, basicamente a pessoa com apneia tem as passagens de ar fechadas vários vezes durante a noite, prejudicando o sono. É um problema de saúde que afeta cerca de 5% da população, fora as pessoas que não tem a mínima ideia que sofrem de apneia. Para saber mais sobre o que é apneia do sono, leia aqui.

Para os que nos acompanham, na medida do possível acompanhamos o mercado do sono no exterior e trazemos as novas descobertas e soluções, tanto em forma de informação através de posts aqui no blog como também através de produtos vendidos na loja.

Dessa vez, vamos falar sobre uma pesquisa recente com a Ioimbina (Yohimbina ou Yohimbe) no tratamento da apneia do sono. Alguns já podem conhecer a substância já que é popularmente vendida como suplemento termogênico.

Pacientes que sofrem com apneia do sono geralmente são tratados usando aparelhos CPAP ou BiPAP, até o momento nenhum tratamento com drogas existe. Isso talvez venha a mudar. Pesquisadores da MIT descobriram que a Ioimbina reverte a raiz da causa da apneia obstrutiva do sono, até agora testado apenas em ratos.

A Ioimbina, um produto químico derivado da casca da árvore Yohimbe Africana, tem uma longa história de uso por seres humanos e seu uso mais popular recentemente é como suplemento para queimar gordura.

Embora os resultados do estudo sejam promissores, Chi-Sang Poon, pesquisador principal do Instituto de Engenharia e Ciências Médicas do MIT, diz que ninguém deve começar a usar a droga por conta própria, especialmente aqueles que além da apneia também sofrem de doenças cardíacas, pressão alta ou distúrbios de ansiedade.

Hoje o tratamento mais eficaz para apneia do sono é através de aparelhos CPAP que no geral funcionam muito bem, o problema é que usar o aparelho na hora de dormir é muito incomodo e muitos deixam de usar. Por causa disso, muitos cientistas tem tentado desenvolver uma droga para apneia do sono.

Um dos 'alvos' que os cientistas tentam explorar através de drogas é o nervo hipoglosso que controla a língua. Cientistas esperam que estimular esse nervo durante o sono ajudaria evitar a língua de cair para trás, estreitanto mais ainda a passagem de ar. Até o momento, nenhum droga foi bem sucedida.

A pesquisa

A equipe do MIT tentou adotar uma abordagem diferente. Pesquisas anteriores sugeriam que os neurônios hipoglossais que controlam a língua são estimulados por uma parte do cérebro conhecida como 'ponte', uma estrutura pertencente ao tronco cerebral. Dois grupos particulares de neurônios na 'ponte' conhecidos como A5 e A7 contribuem para ativação do nervo hipoglosso.

Em experimentos realizados em ratos no qual a apneia obstrutiva do sono foi artificialmente imposta enquanto os ratos ainda estavam acordados, a ativação dos neurônios A5 e A7 se tornaram ainda mais fortes e se tornaram mais fortes muito tempo depois.

"É como esses neurônios pudessem aprender da experiência de apneia do sono e permanecer vigilantes contra ela mais tarde", diz Chi-Sang Poon.

Normalmente as atividades dos neurônios A5 e A7 caem dramaticamente durante o sono, especialmente durante o sono REM, é ai que o problema começa. É como se esses neurônios ficassem sonolentos e 'esqueçam' de fazer seu trabalho, é por isso que pesquisadores tentam encontrar uma maneira de reativar esses grupos de neurônios.

Os pesquisadores decidiram tentar a Ioimbina que é conhecida por inibir receptores de norepinefrina, encontradas nas células que restringem a excitação de neurônios hipoglosais. Essa abordagem era contra-intuitiva pois a atividade das células já estão suprimidas durante o sono e bloquear esses receptores seria como bater num cavalo morto.

No entanto, ninguém nunca havia tentado isso e Chi-Sang Poon e sua equipe resolveram dar uma chance e ver o que aconteceria. Por meio de um mecanismo ainda não totalmente conhecido, os pesquisadores descobriram que o tratamento com Ioimbina para os grupos de neurônios A5 e A7 surpreendentemente estimulou os neurônios hipoglosais e assim a vigilância contra a apneia do sono nos ratos foi restaurada. "Funcionou perfeitamente!" diz Chi-Sang Poon que completa: "Parece que tudo voltou ao normal".

Os pesquisadores estão agora trabalhando junto com empresas farmacêuticas para refinar a droga e começar os testes em pacientes. Determinar níveis de dosagem eficazes e seguros é um passo crítico, diz Poon, que adverte contra qualquer pessoa que tente usar a droga por conta própria.

A Ioimbina é uma substância já usada a séculos por diversas razões. A droga em si é relativamente segura, mas em pacientes com doenças cardíacas, hipertensão, sofreram AVC e problemas de ansiedade poderiam estar em risco já que até o momento ninguém fez estudos de longo prazo para mostrar a segurança da substância para esses pacientes.

Fontes, referências e pesquisa completa:
https://neurosciencenews.com/sleep-apnea-dietary-supplement-6161/
http://insight.jci.org/articles/view/91456
http://dx.doi.org/10.1172/jci.insight.91456

Comentários

Leia também...

Guia informativo sobre aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP

Já falamos aqui sobre como os aparelhos CPAP, BPAP e EPAP ajudam no tratamento da apneia do sono obstrutiva e também sobre as diversas opções de tratamento da apneia central e complexa. Nesse artigo, explicaremos melhor como funcionam estes aparelhos e indicaremos algumas opções de compra online, já que ainda não vendemos em nossa loja. Boa l... Leia o artigo »

11/03/2015

Tratamentos para apneia do sono central e complexa

Já falamos aqui sobre as diversas opções de tratamentos para apneia obstrutiva do sono, que é o tipo mais comum de apneia do sono. Desta vez, vamos mostrar opções de tratamento para a apneia do sono central e complexa. Durante a apneia do sono central, o cérebro falha em sinalizar os músculos responsáveis pela respiraç&atil... Leia o artigo »

08/03/2015

Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

E se ao invés de usar aparelhos CPAP ou outros do tipo, pessoas com apneia do sono pudessem se tratar usando apenas um suplemento? É o que vamos falar nesse post. Para quem ainda não sabe, apneia do sono é uma desordem do sono grave que trás tremendos malefícios para a saúde da pessoa, basicamente a pessoa com apneia tem as passagens de ar fechadas ... Leia o artigo »

03/03/2017

É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Nem todo mundo que tem apneia do sono ronca. Então, como saber a diferença entra um ronco e um caso mais grave de apneia do sono? Uma excelente dica é perceber como você se sente durante o dia. O ronco não interfere tanto na qualidade do sono quanto a apneia do sono. Se você sente muito fadiga e sonolência d... Leia o artigo »

08/03/2015

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015