'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

Capa post - Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono e Ronco por Marcelo Morais no dia 03 de Março de 2017 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

E se ao invés de usar aparelhos CPAP ou outros do tipo, pessoas com apneia do sono pudessem se tratar usando apenas um suplemento? É o que vamos falar nesse post.

Para quem ainda não sabe, apneia do sono é uma desordem do sono grave que trás tremendos malefícios para a saúde da pessoa, basicamente a pessoa com apneia tem as passagens de ar fechadas vários vezes durante a noite, prejudicando o sono. É um problema de saúde que afeta cerca de 5% da população, fora as pessoas que não tem a mínima ideia que sofrem de apneia. Para saber mais sobre o que é apneia do sono, leia aqui.

Para os que nos acompanham, na medida do possível acompanhamos o mercado do sono no exterior e trazemos as novas descobertas e soluções, tanto em forma de informação através de posts aqui no blog como também através de produtos vendidos na loja.

Dessa vez, vamos falar sobre uma pesquisa recente com a Ioimbina (Yohimbina ou Yohimbe) no tratamento da apneia do sono. Alguns já podem conhecer a substância já que é popularmente vendida como suplemento termogênico.

Pacientes que sofrem com apneia do sono geralmente são tratados usando aparelhos CPAP ou BiPAP, até o momento nenhum tratamento com drogas existe. Isso talvez venha a mudar. Pesquisadores da MIT descobriram que a Ioimbina reverte a raiz da causa da apneia obstrutiva do sono, até agora testado apenas em ratos.

A Ioimbina, um produto químico derivado da casca da árvore Yohimbe Africana, tem uma longa história de uso por seres humanos e seu uso mais popular recentemente é como suplemento para queimar gordura.

Embora os resultados do estudo sejam promissores, Chi-Sang Poon, pesquisador principal do Instituto de Engenharia e Ciências Médicas do MIT, diz que ninguém deve começar a usar a droga por conta própria, especialmente aqueles que além da apneia também sofrem de doenças cardíacas, pressão alta ou distúrbios de ansiedade.

Hoje o tratamento mais eficaz para apneia do sono é através de aparelhos CPAP que no geral funcionam muito bem, o problema é que usar o aparelho na hora de dormir é muito incomodo e muitos deixam de usar. Por causa disso, muitos cientistas tem tentado desenvolver uma droga para apneia do sono.

Um dos 'alvos' que os cientistas tentam explorar através de drogas é o nervo hipoglosso que controla a língua. Cientistas esperam que estimular esse nervo durante o sono ajudaria evitar a língua de cair para trás, estreitanto mais ainda a passagem de ar. Até o momento, nenhum droga foi bem sucedida.

A pesquisa

A equipe do MIT tentou adotar uma abordagem diferente. Pesquisas anteriores sugeriam que os neurônios hipoglossais que controlam a língua são estimulados por uma parte do cérebro conhecida como 'ponte', uma estrutura pertencente ao tronco cerebral. Dois grupos particulares de neurônios na 'ponte' conhecidos como A5 e A7 contribuem para ativação do nervo hipoglosso.

Em experimentos realizados em ratos no qual a apneia obstrutiva do sono foi artificialmente imposta enquanto os ratos ainda estavam acordados, a ativação dos neurônios A5 e A7 se tornaram ainda mais fortes e se tornaram mais fortes muito tempo depois.

"É como esses neurônios pudessem aprender da experiência de apneia do sono e permanecer vigilantes contra ela mais tarde", diz Chi-Sang Poon.

Normalmente as atividades dos neurônios A5 e A7 caem dramaticamente durante o sono, especialmente durante o sono REM, é ai que o problema começa. É como se esses neurônios ficassem sonolentos e 'esqueçam' de fazer seu trabalho, é por isso que pesquisadores tentam encontrar uma maneira de reativar esses grupos de neurônios.

Os pesquisadores decidiram tentar a Ioimbina que é conhecida por inibir receptores de norepinefrina, encontradas nas células que restringem a excitação de neurônios hipoglosais. Essa abordagem era contra-intuitiva pois a atividade das células já estão suprimidas durante o sono e bloquear esses receptores seria como bater num cavalo morto.

No entanto, ninguém nunca havia tentado isso e Chi-Sang Poon e sua equipe resolveram dar uma chance e ver o que aconteceria. Por meio de um mecanismo ainda não totalmente conhecido, os pesquisadores descobriram que o tratamento com Ioimbina para os grupos de neurônios A5 e A7 surpreendentemente estimulou os neurônios hipoglosais e assim a vigilância contra a apneia do sono nos ratos foi restaurada. "Funcionou perfeitamente!" diz Chi-Sang Poon que completa: "Parece que tudo voltou ao normal".

Os pesquisadores estão agora trabalhando junto com empresas farmacêuticas para refinar a droga e começar os testes em pacientes. Determinar níveis de dosagem eficazes e seguros é um passo crítico, diz Poon, que adverte contra qualquer pessoa que tente usar a droga por conta própria.

A Ioimbina é uma substância já usada a séculos por diversas razões. A droga em si é relativamente segura, mas em pacientes com doenças cardíacas, hipertensão, sofreram AVC e problemas de ansiedade poderiam estar em risco já que até o momento ninguém fez estudos de longo prazo para mostrar a segurança da substância para esses pacientes.

Fontes, referências e pesquisa completa:
https://neurosciencenews.com/sleep-apnea-dietary-supplement-6161/
http://insight.jci.org/articles/view/91456
http://dx.doi.org/10.1172/jci.insight.91456

Comentários

Leia também...

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacie... Leia o artigo »

23/07/2016

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP. É necessár... Leia o artigo »

31/05/2015

Opções de tratamento para a apneia obstrutiva do sono

Para casos não muito graves de apneia do sono, seu médico pode recomendar mudanças no seu estilo de vida, como perder peso e/ou parar de fumar. Se essas medidas não melhorarem os sintomas ou se a gravidade da apneia do sono for de moderada para alto risco, existem diversos tipos de tratamentos. A maioria dos tratamentos para apneia obstrutiva do sono incluem aparelhos q... Leia o artigo »

08/03/2015

Apneia do Sono x Risco de dirigir

A verdade é que temos muito pouco controle sobre o início do nosso sono. E há estudos que provam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo que eles pensem que possam [1] . Mas, e quando esse risco de dirigir está ligado junto com apneia do sono? Bem neste post vamos explicar sobre risco de dirigir relacionado à paciente... Leia o artigo »

14/11/2016

O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Obter um diagnóstico e descobrir que você tem apneia do sono pode ser assustador, mas é uma condição com diversos tipos de tratamentos, até para o tipo mais grave de apneia do sono: a complexa. Para evitar e até diminuir a intensidade da apneia do sono, você pode encontrar diversos recursos que podem servir de auxílio, principalmente se ... Leia o artigo »

08/03/2015