Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como substituir a melatonina em cápsulas? - Conheça 10 alternativas naturais

O propósito desse artigo não é desincentivar o consumo de melatonina em cápsulas. Aliás, você até pode encontrar este produto em nossa loja virtual. Se o vendemos é porque confiamos inteiramente em sua eficácia. 

Nosso texto é um guia fácil e objetivo, que apresenta 10 opções que podem substituir a melatonina em cápsula (sendo recomendáveis para aqueles que, suponhamos, viajaram e esqueceram o suplemento em casa, ou ainda não têm dinheiro para comprá-lo, ou apenas preferem explorar outros meios naturais).

Boa leitura!

1 - Como substituir a melatonina em cápsulas?

Fazer uso de suplementos (não importa quais sejam!) requer responsabilidade. Por isso, antecipadamente, consulte o profissional responsável pela sua saúde. O conhecimento também é bem-vindo, mas a precaução nunca é demais, correto?

Se você curte ou não melatonina em cápsula, não perca de vista as 10 sugestões que apresentaremos nas próximas linhas. Vamos lá?

1.1 - Exposição à luz

A luz solar é um fenômeno que pode favorecer o sono. Tomar um pouco de sol, principalmente pela manhã, aumentará a produção de melatonina, além de fornecer ao corpo os benefícios que a vitamina D dispõe.

Aproveite as primeiras horas do dia para caminhar por, pelo menos, 30 minutos - não abuse do sol em épocas como o verão, hein!

1.2 - Técnicas de meditação

A meditação é uma técnica milenar. Ela é capaz de estimular o sono enquanto diminuímos o ritmo da respiração e, por fim, reduzimos os hormônios do estresse. Meditar quer dizer, em linhas gerais, apoiar nossa atenção em algo: uma palavra, um objeto, um som ou a própria respiração.

1.3 - Yoga

Estudos [1], realizados em 2007, confirmaram que o yoga pode curar a insônia. Originado da filosofia indiana, esta técnica mantém alinhados a mente, o corpo e o espírito. Praticá-lo permite maior relaxamento através da atenção plena e do controle da respiração. Que tal adotar este costume milenar?

1.4 - Hipnose

Não diferente dos subtópicos anteriores, a hipnose envolve concentração e, ao mesmo tempo, estar aberto a uma nova experiência. É uma atividade capaz de provocar mudanças fisiológicas, sabia? Uma dessas mudanças seria a diminuição do batimento cardíaco ou o menor fluxo de ondas cerebrais. A fim de proporcionar maior relaxamento aos pacientes, a hipnose é um costume frequente nos tratamentos cognitivo-comportamentais.

1.5 - Acupuntura

Se você não tem medo de agulhas, certamente encontrará na acupuntura um método infalível contra sua insônia. A Organização Mundial da Saúde [2] destacou outros benefícios que podem ser alcançados graças a este método, visto ser útil para aliviar a dor de dente, combater a rinite alérgica, diminuir a pressão arterial etc. 

1.6 - Aromaterapia

Ah, os óleos essenciais... Difícil não suspirar de admiração. Eles fazem bem ao corpo: o óleo de citronela, por exemplo, elimina infecções e combate os sinais do envelhecimento. Também existem aqueles óleos que podem aliviar a mente, como o de Cedro da Virgínia (Red cedarwood), útil para diminuir o estresse e a tensão.

A gente sabe que você está em busca daqueles óleos que são tiro-e-queda contra a insônia. Veja bem: preparamos um artigo exclusivo e, nele, você conhecerá seis óleos essenciais para dormir. E não se esqueça de dar uma conferida em nossa loja. Lá, disponibilizamos outros óleos imperdíveis. Confira!

1.7 - Cardápio saudável

Consumir alimentos mais saudáveis é um conselho que não poderia ficar de fora, é claro. Para que você possa dormir bem, reveja seus hábitos alimentares a partir das seguintes recomendações:

1.8 - Valeriana

A Valeriana (Valeriana officinalis) pode ser consumida em forma de suplemento ou chá. Ela não apenas funciona como sedativo natural, como também age contra a ansiedade e eleva a qualidade do sono.

Acredita-se que a Valeriana interage com os neurotransmissores, aqueles que, especialmente, estão ligados à sensação de calma e bem-estar. É uma erva que serve de ajuda às pessoas que têm espasmos musculares ou dores menstruais.

1.9 - Erva-cidreira

Neste subtópico, apresentamos outra alternativa natural, apropriado para aliviar a ansiedade (grande inimiga do descanso noturno) e acalmar os nervos. Diga-se de passagem: a erva-cidreira (Melissa officinalis) costuma ser encontrada em suplementos à base de ervas que são feitos para dormir.  

1.10 - Medicina tradicional chinesa

A medicina tradicional chinesa acredita que a insônia está relacionada ao mau funcionamento dos rins. Não quer dizer que todas as pessoas que sofrem com a falta de sono têm sérios problemas renais. Em outras palavras, neste caso, os rins carecem de energia para a atividade correta. Fique atento ao funcionamento de seus rins, uma vez que, debilitados, seu corpo apresentará cansaço, fadiga e dor na parta mais baixa das costas.

2 - Considerações finais

A maioria dos subtópicos apresentados acima mencionam, ainda que de maneira resumida, assuntos que já foram explorados em nosso blog. Sempre vale a pena relembrá-los. São artigos que, de tempo em tempo, também são atualizados.

Antes de buscar o auxílio de remédios para dormir, observe seu ambiente ao redor e entenda que certos “detalhes”, tão simples e acessíveis, facilitam a chegada do sono, seja tomar uma xícara de chá de camomila, seja ouvir uma música suave. São pequenos hábitos que podem causar um grande resultado.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.verywellhealth.com/natural-ways-to-help-you-sleep-88230
[
2] https://www.medicalnewstoday.com/articles/156488#uses

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 22/04/2020

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também