'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Capa post - Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 20 de Setembro de 2018 .

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular.

No estudo, que foi publicado em 22 de agosto deste ano na revista Science Advances, os pesquisadores observaram mudanças significativas no tecido adiposo e muscular de 15 homens saudáveis em consequência da privação do sono.

Depois que os homens passaram uma única noite sem dormir, os cientistas descobriram que os indícios de gordura e músculos respondiam de maneiras opostas. De forma mais clara, o corpo aumentou sua capacidade de armazenamento de gordura ao passo que o tecido muscular demonstrou claros sinais de degradação.

Ainda não está claro a rapidez com que essas mudanças na gordura e no músculo ocorrem quando o sono é interrompido, ou como essa perda de sono afetará o metabolismo quando ocorrer por um período de tempo maior do que ao observado nos estudos. Contudo, o estudo pode ajudar a compreender e a explicar a ligação entre mudanças no ritmo circadiano, o aumento o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade.

Fonte:
https://www.livescience.com/63404-poor-sleep-weight-gain-muscle-loss.html
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaar8590

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014