'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

20 de Setembro de 2018

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular.

No estudo, que foi publicado em 22 de agosto deste ano na revista Science Advances, os pesquisadores observaram mudanças significativas no tecido adiposo e muscular de 15 homens saudáveis em consequência da privação do sono.

Depois que os homens passaram uma única noite sem dormir, os cientistas descobriram que os indícios de gordura e músculos respondiam de maneiras opostas. De forma mais clara, o corpo aumentou sua capacidade de armazenamento de gordura ao passo que o tecido muscular demonstrou claros sinais de degradação.

Ainda não está claro a rapidez com que essas mudanças na gordura e no músculo ocorrem quando o sono é interrompido, ou como essa perda de sono afetará o metabolismo quando ocorrer por um período de tempo maior do que ao observado nos estudos. Contudo, o estudo pode ajudar a compreender e a explicar a ligação entre mudanças no ritmo circadiano, o aumento o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade.

Fonte:
https://www.livescience.com/63404-poor-sleep-weight-gain-muscle-loss.html
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaar8590

Comentários

Compartilhe

Cadastre-se e junte-se a 5673 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Obrigado por visitar nosso blog, online desde 2014 trazendo informações sobre a saúde e o mercado do sono. Conteúdo de qualidade e sempre atualizado é a nossa prioridade.


Aproveite boas leituras, como se pode notar, somos um dos raros lugares na internet onde você pode navegar sem propagandas e popups. Conheça um pouco mais sobre nossa história e visite nossa loja virtual para nos apoiar.