'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Capa post - Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 20 de Setembro de 2018 .

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular.

No estudo, que foi publicado em 22 de agosto deste ano na revista Science Advances, os pesquisadores observaram mudanças significativas no tecido adiposo e muscular de 15 homens saudáveis em consequência da privação do sono.

Depois que os homens passaram uma única noite sem dormir, os cientistas descobriram que os indícios de gordura e músculos respondiam de maneiras opostas. De forma mais clara, o corpo aumentou sua capacidade de armazenamento de gordura ao passo que o tecido muscular demonstrou claros sinais de degradação.

Ainda não está claro a rapidez com que essas mudanças na gordura e no músculo ocorrem quando o sono é interrompido, ou como essa perda de sono afetará o metabolismo quando ocorrer por um período de tempo maior do que ao observado nos estudos. Contudo, o estudo pode ajudar a compreender e a explicar a ligação entre mudanças no ritmo circadiano, o aumento o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade.

Fonte:
https://www.livescience.com/63404-poor-sleep-weight-gain-muscle-loss.html
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaar8590

Comentários

Leia também...

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016