'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular.

No estudo, que foi publicado em 22 de agosto deste ano na revista Science Advances, os pesquisadores observaram mudanças significativas no tecido adiposo e muscular de 15 homens saudáveis em consequência da privação do sono.

Depois que os homens passaram uma única noite sem dormir, os cientistas descobriram que os indícios de gordura e músculos respondiam de maneiras opostas. De forma mais clara, o corpo aumentou sua capacidade de armazenamento de gordura ao passo que o tecido muscular demonstrou claros sinais de degradação.

Ainda não está claro a rapidez com que essas mudanças na gordura e no músculo ocorrem quando o sono é interrompido, ou como essa perda de sono afetará o metabolismo quando ocorrer por um período de tempo maior do que ao observado nos estudos. Contudo, o estudo pode ajudar a compreender e a explicar a ligação entre mudanças no ritmo circadiano, o aumento o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade.

Fonte:
https://www.livescience.com/63404-poor-sleep-weight-gain-muscle-loss.html
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaar8590

Postado em Estudos e Notícias no dia 20 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018