'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Capa post - Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 20 de Setembro de 2018 .

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular.

No estudo, que foi publicado em 22 de agosto deste ano na revista Science Advances, os pesquisadores observaram mudanças significativas no tecido adiposo e muscular de 15 homens saudáveis em consequência da privação do sono.

Depois que os homens passaram uma única noite sem dormir, os cientistas descobriram que os indícios de gordura e músculos respondiam de maneiras opostas. De forma mais clara, o corpo aumentou sua capacidade de armazenamento de gordura ao passo que o tecido muscular demonstrou claros sinais de degradação.

Ainda não está claro a rapidez com que essas mudanças na gordura e no músculo ocorrem quando o sono é interrompido, ou como essa perda de sono afetará o metabolismo quando ocorrer por um período de tempo maior do que ao observado nos estudos. Contudo, o estudo pode ajudar a compreender e a explicar a ligação entre mudanças no ritmo circadiano, o aumento o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade.

Fonte:
https://www.livescience.com/63404-poor-sleep-weight-gain-muscle-loss.html
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaar8590

Comentários

Leia também...

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018