'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.  

Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras.

Boa leitura!

1 - O que é o sono Polifásico?

Analisando a palavra “polifásico”, facilmente constatamos o prefixo poli- que é usado para indicar a ideia de muitos/vários. Este padrão de sono acontece quando o fragmentamos em diversas fases. Do contrário, teríamos o tradicional sono monofásico, que se baseia no sono sem interrupção até o dia seguinte.

1.1 - Sono Polifásico e suas facetas

Há diferentes tipos de sono polifásico, e são eles:

Bifásico: Quando dividimos em duas fases o tempo que usamos para dormir. Há, portanto, a fase do sono central, cuja duração se estende por 5 - 6 horas. A fase restante se baseia em um cochilo de 1h30.

Everyman: O tempo de sono é dividido em quatro partes. Em geral, o sono central costuma durar 3 - 4 horas, acompanhado por três cochilos no correr do dia.

Uberman: Não, isso não tem a ver com nenhum aplicativo de corridas... Na realidade, inclui seis - oito cochilos de 20 minutos durante o dia, totalizando duas horas de sono.

Dymaxion: Normalmente se baseia em quatro cochilos, cada um possui a duração de 30 minutos (também somando duas horas de sono).

2 - Sono Polifásico é Saudável?

Segundo fontes informativas [1], cientistas acreditam que o sono Polifásico não é a opção mais saudável. Mas, ao que parece, o sono Bifásico tem se tornado novamente uma tendência entre as pessoas. 

Também foi descoberto que os padrões de sono Uberman e Everyman causam problemas de saúde semelhantes àqueles que afetam pessoas que trabalham por turno ou são vítimas do famoso jet lag.

2.2 - Possíveis perigos do sono Polifásico

  • Baixo funcionamento cognitivo
  • Desequilíbrio hormonal significativo, afetando principalmente adultos jovens
  • Dificuldade para dirigir e operar máquinas pesadas

3 - Considerações finais

Apesar do sono Polifásico, uma parcela significativa de pessoas afirma que o sono Monofásico continua garantindo benefícios. Porém, fontes históricas [2] mostram que o sono Polifásico fez parte da rotina de homens e mulheres que viveram no passado, não comprometendo a função cognitiva e o estado de alerta. São pontos que sempre dividem opiniões!

Por enquanto ainda é preciso realizar mais pesquisas acerca do sono Polifásico. Nota-se, pois, que existem diferenças quanto aos relógios biológicos de cada pessoa e, portanto, o sono Polifásico não pode funcionar para todos.  

Se você deseja experimentar este padrão de sono, busque, em primeiro lugar, estar sob orientação médica. Se durante o experimento do Polifásico você não se sentir disposto como antes, retorne imediatamente ao sono Monofásico.

Pense duas vezes antes de mudar seu padrão de sono, visto que tais mudanças poderão colocar sua saúde em risco. Reflita!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.sleepphones.com/blog/what-polyphasic-sleep-and-eight-hours-shuteye-really-necessary
[2] https://www.healthline.com/health/biphasic-sleep

 

Texto postado em 27 de Setembro de 2019 .

Comentários

Leia também...

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer pará... Leia o artigo »

03/12/2018

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que ... Leia o artigo »

24/11/2015

Quando devo procurar um especialista em sono?

Há poucos meses publicamos um artigo sobre especialistas em sono: texto onde nossos leitores encontrarão uma definição completa, também acompanhada por outros tópicos explicativos (de quais transtornos estes profissionais cuidam em geral, como funcionam as consultas, entre outras questões e curiosidades). Nas próximas linhas nós aponta... Leia o artigo »

07/01/2021

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5440 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.