'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Conheça o sono Polifásico

Capa post - Conheça o sono Polifásico

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 27 de Setembro de 2019 .

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.  

Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras.

Boa leitura!

1 - O que é o sono Polifásico?

Analisando a palavra “polifásico”, facilmente constatamos o prefixo poli- que é usado para indicar a ideia de muitos/vários. Este padrão de sono acontece quando o fragmentamos em diversas fases. Do contrário, teríamos o tradicional sono monofásico, que se baseia no sono sem interrupção até o dia seguinte.

1.1 - Sono Polifásico e suas facetas

Há diferentes tipos de sono polifásico, e são eles:

Bifásico: Quando dividimos em duas fases o tempo que usamos para dormir. Há, portanto, a fase do sono central, cuja duração se estende por 5 - 6 horas. A fase restante se baseia em um cochilo de 1h30.

Everyman: O tempo de sono é dividido em quatro partes. Em geral, o sono central costuma durar 3 - 4 horas, acompanhado por três cochilos no correr do dia.

Uberman: Não, isso não tem a ver com nenhum aplicativo de corridas... Na realidade, inclui seis - oito cochilos de 20 minutos durante o dia, totalizando duas horas de sono.

Dymaxion: Normalmente se baseia em quatro cochilos, cada um possui a duração de 30 minutos (também somando duas horas de sono).

2 - Sono Polifásico é Saudável?

Segundo fontes informativas [1], cientistas acreditam que o sono Polifásico não é a opção mais saudável. Mas, ao que parece, o sono Bifásico tem se tornado novamente uma tendência entre as pessoas. 

Também foi descoberto que os padrões de sono Uberman e Everyman causam problemas de saúde semelhantes àqueles que afetam pessoas que trabalham por turno ou são vítimas do famoso jet lag.

2.2 - Possíveis perigos do sono Polifásico

  • Baixo funcionamento cognitivo
  • Desequilíbrio hormonal significativo, afetando principalmente adultos jovens
  • Dificuldade para dirigir e operar máquinas pesadas

3 - Considerações finais

Apesar do sono Polifásico, uma parcela significativa de pessoas afirma que o sono Monofásico continua garantindo benefícios. Porém, fontes históricas [2] mostram que o sono Polifásico fez parte da rotina de homens e mulheres que viveram no passado, não comprometendo a função cognitiva e o estado de alerta. São pontos que sempre dividem opiniões!

Por enquanto ainda é preciso realizar mais pesquisas acerca do sono Polifásico. Nota-se, pois, que existem diferenças quanto aos relógios biológicos de cada pessoa e, portanto, o sono Polifásico não pode funcionar para todos.  

Se você deseja experimentar este padrão de sono, busque, em primeiro lugar, estar sob orientação médica. Se durante o experimento do Polifásico você não se sentir disposto como antes, retorne imediatamente ao sono Monofásico.

Pense duas vezes antes de mudar seu padrão de sono, visto que tais mudanças poderão colocar sua saúde em risco. Reflita!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.sleepphones.com/blog/what-polyphasic-sleep-and-eight-hours-shuteye-really-necessary
[2] https://www.healthline.com/health/biphasic-sleep

 

Comentários

Leia também...

Como dormir melhor após cirurgias?

Já escrevemos aqui como melhorar o sono durante internações em hospitais, desse vez valor tentar ajudá-lo a dormir melhor após cirurgias. O sono deve ser visto como prioridade durante a fase pós-operatória. Dormir bem é essencial para que o paciente tenha a devida recuperação. O que deve ser feito para cuidar do descanso noturno... Leia o artigo »

11/06/2019

7 Dicas para dormir bem durante viagens

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem! No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas pr&oac... Leia o artigo »

29/05/2019

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos,... Leia o artigo »

30/08/2018

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018