'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Conheça o sono Polifásico

Capa post - Conheça o sono Polifásico

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 27 de Setembro de 2019 .

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.  

Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras.

Boa leitura!

1 - O que é o sono Polifásico?

Analisando a palavra “polifásico”, facilmente constatamos o prefixo poli- que é usado para indicar a ideia de muitos/vários. Este padrão de sono acontece quando o fragmentamos em diversas fases. Do contrário, teríamos o tradicional sono monofásico, que se baseia no sono sem interrupção até o dia seguinte.

1.1 - Sono Polifásico e suas facetas

Há diferentes tipos de sono polifásico, e são eles:

Bifásico: Quando dividimos em duas fases o tempo que usamos para dormir. Há, portanto, a fase do sono central, cuja duração se estende por 5 - 6 horas. A fase restante se baseia em um cochilo de 1h30.

Everyman: O tempo de sono é dividido em quatro partes. Em geral, o sono central costuma durar 3 - 4 horas, acompanhado por três cochilos no correr do dia.

Uberman: Não, isso não tem a ver com nenhum aplicativo de corridas... Na realidade, inclui seis - oito cochilos de 20 minutos durante o dia, totalizando duas horas de sono.

Dymaxion: Normalmente se baseia em quatro cochilos, cada um possui a duração de 30 minutos (também somando duas horas de sono).

2 - Sono Polifásico é Saudável?

Segundo fontes informativas [1], cientistas acreditam que o sono Polifásico não é a opção mais saudável. Mas, ao que parece, o sono Bifásico tem se tornado novamente uma tendência entre as pessoas. 

Também foi descoberto que os padrões de sono Uberman e Everyman causam problemas de saúde semelhantes àqueles que afetam pessoas que trabalham por turno ou são vítimas do famoso jet lag.

2.2 - Possíveis perigos do sono Polifásico

  • Baixo funcionamento cognitivo
  • Desequilíbrio hormonal significativo, afetando principalmente adultos jovens
  • Dificuldade para dirigir e operar máquinas pesadas

3 - Considerações finais

Apesar do sono Polifásico, uma parcela significativa de pessoas afirma que o sono Monofásico continua garantindo benefícios. Porém, fontes históricas [2] mostram que o sono Polifásico fez parte da rotina de homens e mulheres que viveram no passado, não comprometendo a função cognitiva e o estado de alerta. São pontos que sempre dividem opiniões!

Por enquanto ainda é preciso realizar mais pesquisas acerca do sono Polifásico. Nota-se, pois, que existem diferenças quanto aos relógios biológicos de cada pessoa e, portanto, o sono Polifásico não pode funcionar para todos.  

Se você deseja experimentar este padrão de sono, busque, em primeiro lugar, estar sob orientação médica. Se durante o experimento do Polifásico você não se sentir disposto como antes, retorne imediatamente ao sono Monofásico.

Pense duas vezes antes de mudar seu padrão de sono, visto que tais mudanças poderão colocar sua saúde em risco. Reflita!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.sleepphones.com/blog/what-polyphasic-sleep-and-eight-hours-shuteye-really-necessary
[2] https://www.healthline.com/health/biphasic-sleep

 

Comentários

Leia também...

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018